Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Atente para a citação: “No que concerne à relação com a perspectiva das cidades educadoras, Souza [...] defende a ideia de que, para se criar um contexto favorável a educação não formal, ‘é importante que as cidades, ou a política das cidades assuma a educação como prioridade, ou como eixo condutor de todas as políticas’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen . Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 29.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a relação da educação não formal com a noção de escola aberta, é correto afirmar que:
A Na escola aberta, as atividades desenvolvidas estão relacionadas às atividades curriculares.
B A educação não formal pode ocorrer no espaço da escola, mas suas atividades não são consideradas atividades de aprendizagem.
C Para que a escola aberta se transforme em espaço educativo, é obrigatório que haja uma reformulação curricular.
D A educação não formal pode ser realizada no espaço da escola, nos finais de semana e no contraturno, com atividades como a dança.
E Na escola aberta, quem controla as atividades é a comunidade, que se apropria do espaço escolar.
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à educação não formal e à noção de escola aberta: A) Na escola aberta, as atividades desenvolvidas estão relacionadas às atividades curriculares. - Essa afirmação não é correta, pois a escola aberta busca ampliar as atividades além do currículo formal. B) A educação não formal pode ocorrer no espaço da escola, mas suas atividades não são consideradas atividades de aprendizagem. - Essa afirmação é enganosa, pois as atividades de educação não formal são, sim, consideradas formas de aprendizagem, mesmo que não sejam parte do currículo formal. C) Para que a escola aberta se transforme em espaço educativo, é obrigatório que haja uma reformulação curricular. - Embora uma reformulação curricular possa ser benéfica, não é uma condição obrigatória para que a escola aberta funcione como um espaço educativo. D) A educação não formal pode ser realizada no espaço da escola, nos finais de semana e no contraturno, com atividades como a dança. - Esta afirmação é correta, pois a educação não formal pode ocorrer em diversos horários e formatos, incluindo atividades extracurriculares. E) Na escola aberta, quem controla as atividades é a comunidade, que se apropria do espaço escolar. - Embora a comunidade tenha um papel importante, a afirmação pode ser um pouco simplista, pois a gestão das atividades pode envolver a escola e a comunidade de forma colaborativa. Após essa análise, a alternativa correta é: D) A educação não formal pode ser realizada no espaço da escola, nos finais de semana e no contraturno, com atividades como a dança.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte texto: “Carbonell [...] recupera ideias apresentadas por Rousseau para explicar parte do debate sobre o ensino nas escolas no final do século XX. Segundo o autor, existe uma relação inerente entre a natureza e a essência da criança. Nesse sentido, a natureza seria o educador, que garante o crescimento e o desenvolvimento das crianças sem necessitar de qualquer interferência de instituições ou de pessoas adultas ‘que lhes impõem modelos artificiais e alteram a sua ordem natural’” [...]. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 28.
Considerando a citação e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que representa a relação da escola com a vida do final do século XX:
A A educação é ausente em todos os aspectos do cotidiano da criança.
B A educação escolar tornou-se meio de a criança promover-se na vida.
C A relação da criança com o meio em que vive torna-se um aspecto importante.
D Percebeu-se que o meio em que a criança vive não contribui com a aprendizagem escolar.
E Somente a educação escolar é considerada para a aprendizagem da criança.

Leia o fragmento de texto: “Segundo Solé Tura e Subirats [...], a intensa falta de recursos para garantir o bem-estar social de toda população, provocada pela recessão econômica, fez com que algumas administrações locais mais dinâmicas, e atingidas pela crise, buscassem alternativas para restabelecer sua autoridade e responsabilidade local”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 58.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os instrumentos utilizados pelos governos locais para o desenvolvimento da sua recuperação econômica no final do século XX, é correto afirmar que:
A O aumento de impostos e o investimento num parque industrial foi utilizado pelas cidades.
B Foram utilizados o arrocho salarial e o investimento do setor privado em escolas particulares que contemplassem a proposta das cidades educadoras.
C Foram utilizados instrumentos como o aumento de subsídios, a redução de impostos e a organização do território para o desenvolvimento da propriedade industrial.
D A recuperação dependeu de verbas públicas para oportunizar investimentos privados nas cidades e gerar impostos.
E As cidades buscaram junto ao governo federal investimentos municipais com o objetivo de contemplar os princípios das cidades educadoras.

Leia a passagem de texto: “Com base na explicitação da relação entre cidade, sociedade, urbanização e modo de produção capitalista, destacamos aqui a associação dialética entre espaço e sociedade, para que você entenda a relação intrínseca entre questões políticas, econômicas, sociais e espaciais ao longo da história”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 56.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o processo de urbanização e planejamento urbano do século XX, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
( ) Transforma-se por meio da interação com e no espaço construído.
( ) Ocorre ao longo do tempo, e é reflexo da sociedade produtora.
( ) É produto e condição das relações sociais.
A 1 – 3 – 2
B 3 – 1 – 2
C 1 – 2 – 3
D 2 – 1 – 3
E 2 – 3 – 1

Leia o trecho de texto: “[...] percebeu-se a necessidade de se repensar o planejamento educacional, de modo que se valorizassem as atividades e experiências não escolares, ou seja, em espaços não formais e informais de educação. Observe que as noções de espaço não formal e espaço informal se contrapõem àquela dos espaços formais de educação.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 29.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os espaços educativos, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
( ) São relacionados às atividades realizadas no espaço da escola.
( ) Abarcam atividades em instituições como museus, centros culturais, organizações não governamentais.
( ) São associados à mídia.
A 1 – 3 – 2
B 3 – 2 – 1
C 1 – 2 – 3
D 3 – 1 – 2
E 2 – 1 – 3

Leia o extrato de texto: “Conforme Solé Tura e Subirats (1994), estudos mostram que os impactos dos jogos na economia das cidades normalmente excedem os custos dos investimentos para a promoção do evento, o que explica a forte competição entre as cidades e o esforço da cidade de Barcelona para ser sede dos jogos de 1992”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 62.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta o objetivo de usar estratégicas de atuação para tornar Barcelona uma cidade competitiva:
A Objetivavam educar os cidadãos a fim de reconhecerem a importância da mudança de hábitos de vida em convívio coletivo.
B As estratégias pretenderam envolver os cidadãos num compromisso que requerem a cooperação das secretarias municipais e da sociedade civil organizada.
C Consolidar-se como uma cidade que sirva de referência para as cidades que ainda não faziam parte da AICE.
D As estratégias de atuação objetivavam tornar Barcelona um centro internacional de comércio e consumo.
E Objetivavam tornar Barcelona a cidade mais admirada no mundo.

Leia o extrato de texto: ““[...] o governo local de Barcelona passou a utilizar sua força política para criar regulamentos locais que facilitassem a entrada do capital privado. Acreditava-se que despertar o interesse do setor privado para operações [...] ajudaria a administração local a restabelecer sua economia.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 58.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica as bases do modelo de desenvolvimento urbano considerado estratégico para atrair recursos e promover o desenvolvimento local:
A Uso das tecnologias no suporte, controle e administração dos espaços desiguais das cidades.
B Incentiva a população urbana a retornar ao campo devido ao excesso de população neste espaço.
C Empresariamento, desenvolvimento de projetos e na venda de espaços estratégicos.
D Divulgação dos projetos aplicados em cidades de sucesso para que sejam aplicados em cidades em desenvolvimento e incentivo ao retorno do cidadão ao espaço rural.
E Identificação e promoção de espaços atrativos, aproveitamento de oportunidades em parceria com empresas e incentivo fiscal.

Leia o trecho de texto: “Conforme Prado [...], existem diferentes interpretações para tal fenômeno, que é entendido por alguns autores [...] como uma época histórica e por outros como a hegemonia dos valores liberais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 59.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o conceito de globalização, é correto afirmar que:
A Refere-se à crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc.
B Diz respeito às trocas comerciais entre as principais economias mundiais.
C Refere-se às possibilidades de termos acesso a informações de diferentes partes do mundo em tempo real.
D É um conceito geográfico que se refere aos estudos do globo terrestre.
E Envolve o conhecimento político dos maiores líderes mundiais.

Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual a relação entre o ideal da cidade educadora com o princípio da Gestão Democrática:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 74 e 75.
A O princípio da gestão democrática garante a participação da população nas decisões que interessam a todos e contribuem para o processo de planejamento urbano participativo.
B O princípio da gestão democrática possibilita que a população expresse seus anseios e obriga a participação daqueles que muito reclamam e pouco fazem.
C O princípio da gestão democrática oferece garantias a população de que suas necessidades serão atendidas pois há o envolvimento da maioria das pessoas.
D Esse princípio foi adotado devido a necessidade de se criar evidências perante o governo federal de que a população está envolvida com as políticas públicas.
E Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da Sociedade com a escola é a relação que existe entre o ideal da cidade educadora e o princípio da gestão democrática.

Mais conteúdos dessa disciplina