Logo Passei Direto
Buscar

Sociedade

Outros
No que se refere à antecipação de tutela no processo do trabalho, de acordo com a CLT e as Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST,
A) o juiz não poderá antecipar a tutela para conceder a reintegração de dirigente de sindicato com garantia provisória no emprego antes da sentença.
B) o juiz não poderá antecipar a tutela para sustar a eficácia de transferência abusiva antes da sentença.
C) a antecipação de tutela nos tribunais é de competência do relator, em decisão monocrática, sem a necessidade de posterior submissão ao órgão colegiado.
D) o juiz não poderá antecipar a tutela para conceder a reintegração de dirigente de sindicato com garantia provisória no emprego caso o empregado tenha sido suspenso para ajuizamento de inquérito de apuração de falta grave.
E) o juiz deverá homologar o acordo das partes, cabendo mandado de segurança dessa decisão.
User badge image
CidadaniAtiva

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à antecipação de tutela no processo do trabalho, conforme a CLT e as orientações do TST: A) O juiz não poderá antecipar a tutela para conceder a reintegração de dirigente de sindicato com garantia provisória no emprego antes da sentença. - Esta afirmação está correta, pois a reintegração de dirigente sindical com garantia provisória não pode ser feita antes da sentença. B) O juiz não poderá antecipar a tutela para sustar a eficácia de transferência abusiva antes da sentença. - Esta afirmação não é precisa, pois a antecipação de tutela pode ser concedida em casos de transferência abusiva. C) A antecipação de tutela nos tribunais é de competência do relator, em decisão monocrática, sem a necessidade de posterior submissão ao órgão colegiado. - Esta afirmação é verdadeira, mas não se aplica especificamente ao processo do trabalho. D) O juiz não poderá antecipar a tutela para conceder a reintegração de dirigente de sindicato com garantia provisória no emprego caso o empregado tenha sido suspenso para ajuizamento de inquérito de apuração de falta grave. - Esta afirmação é confusa, pois a suspensão para apuração de falta grave não altera a impossibilidade de antecipação de tutela para reintegração. E) O juiz deverá homologar o acordo das partes, cabendo mandado de segurança dessa decisão. - Esta afirmação não é correta, pois a homologação de acordo é uma decisão que não cabe mandado de segurança. Após essa análise, a alternativa correta é a) o juiz não poderá antecipar a tutela para conceder a reintegração de dirigente de sindicato com garantia provisória no emprego antes da sentença.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pedro ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Sonhos Ltda., pleiteando o pagamento de horas extras laboradas. Encerrada a instrução processual, foi designada audiência para o dia 04.03 (quarta-feira) para a leitura e publicação da sentença. Na data aprazada, não foi possível a prolação do veredicto, sendo este publicado no diário eletrônico da Justiça do Trabalho em data de 11.03 (quinta-feira). Pedro, que até então fez uso do jus postulandi, buscou, no dia 18.03 (quinta-feira), um advogado, visto que a sentença lhe foi desfavorável. O causídico protocolou recurso ordinário, cujo prazo de interposição é de oito dias, visando a reforma do julgado, em 24.03 (quarta-feira) não tendo efetuado o recolhimento das custas processuais. No exame de admissibilidade, o Juiz do Trabalho negou seguimento ao recurso, por intempestivo e deserção, neste último caso em razão da ausência de pedido específico de justiça gratuita quando da elaboração do termo de reclamação, embora preenchesse os requisitos legais para a concessão. Sobre a admissibilidade do recurso, e considerando que não houve feriados nesse período, é correto afirmar que:
A) o recurso é tempestivo, mas o recolhimento das custas no caso é obrigatório;
B) o recurso é intempestivo e o recolhimento das custas é obrigatório;
C) o recurso é intempestivo, mas o recolhimento das custas pode ser dispensado, a requerimento da parte, nessa fase processual;
D) o recurso é tempestivo, mas subsiste a deserção, uma vez que não houve requerimento específico quando da propositura da ação;
E) o recurso é intempestivo e o recolhimento das custas processuais pode ser dispensado de ofício pelo juiz.

A pessoa jurídica Ômega, com sede em São Paulo, celebrou contrato de empreitada para a construção de um edifício na cidade de Fortaleza – CE. Para a execução da avença, Ômega contratou diversos empregados moradores do Município de Fortaleza. Durante as obras, Mário, que exercia a função de pedreiro, por não utilizar equipamentos de proteção individual, caiu do terceiro andar do edifício em construção, objeto do contrato de empreitada. Em virtude desse acidente, Mário perdeu a perna esquerda e a visão de um dos olhos. Inconformado, ajuizou ação de indenização por danos morais e estéticos contra a sua empregadora. Ômega apresentou exceção de incompetência tempestivamente, que foi rejeitada sob os seus protestos e, posteriormente, em audiência, contestou a pretensão de Mário. O juiz da causa, em 20/03, proferiu sentença que julgou procedente o pedido de Mário e condenou Ômega ao pagamento de indenização no valor de R$ 150.000,00. A partir da situação hipotética descrita, assinale a opção correta.
A) Considere que Ômega tenha recebido notificação postal, em sua sede, em São Paulo, que informava o teor da sentença condenatória. Nesse caso, o prazo para interposição de recurso ordinário se inicia no dia da juntada aos autos da notificação;
B) Considere que os advogados de Ômega tenham sido intimados pelo Diário Oficial eletrônico a respeito do teor da sentença condenatória. Nesse caso, o prazo para interposição de recurso ordinário se inicia no dia seguinte, desde que dia útil, ao da disponibilização do teor da sentença;
C) Para interposição de recurso ordinário, Ômega deve recolher R$ 3.000,00 a título de custas processuais acrescidos do valor correspondente ao depósito recursal;
D) Da decisão proferida não cabe nenhum recurso.
E) Em sede de recurso ordinário, é defeso a Ômega impugnar a decisão que rejeitou a incompetência do juízo.

Antônio moveu reclamação trabalhista contra a Empresa Alfa Ltda. e formulou pedido de condenação solidária da Empresa Ômega Ltda. O juiz de 1.ª instância julgou procedente o pedido e estabeleceu condenação contra a Empresa Alfa Ltda. e condenação solidária da Empresa Ômega Ltda. As empresas possuíam advogados distintos, constituídos nos autos. A Empresa Ômega Ltda. interpôs recurso ordinário no 7.º dia do prazo, e a Empresa Alfa Ltda. o fez no 14.º dia, fundamentando-se no art. 229, caput, do Código de Processo Civil (CPC), que assim dispõe: "Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.". Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta com relação ao prazo para a interposição do recurso ordinário.
A) Sendo a CLT omissa, aplica-se subsidiariamente o disposto no CPC, de forma que o prazo é contado em dobro quando houver litisconsortes com procuradores distintos.
B) O advogado da Empresa Alfa Ltda. não precisaria sequer invocar o CPC, pois a CLT também estabelece o prazo em dobro quando presentes litisconsortes com procuradores distintos.
C) O prazo em dobro previsto no CPC é inaplicável ao processo do trabalho, visto que é incompatível com o princípio da celeridade inerente ao processo trabalhista.
D) Ambos os recursos apresentados seriam intempestivos, visto que o prazo para apresentar recurso ordinário é de 5 dias.
E) nenhuma das alternativas acima.

Mais conteúdos dessa disciplina