Logo Passei Direto
Buscar

Análise de Investimento

Colégio Objetivo
Diante do excerto acima acerca dos riscos financeiros aos quais as organizações estão sujeitas, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. Compreender o universo do risco sistemático implica à organização compreender as variáveis mercadológicas como indicadores econômicos e taxas de juros. II. Importante dizer que o risco sistemático quando de fato ocorre, atingirá todas as organizações, indistintamente. III. Ao desejar correr o seu risco, fruto de seu processo decisório, a organização estará adotando uma ação de risco não sistemático. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
a. F; V; F.
b. V; V; F.
c. V; V; V.
d. F; F; V.
e. F; V; V.
User badge image
investimentosrentaveis

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre riscos financeiros: I. Compreender o universo do risco sistemático implica à organização compreender as variáveis mercadológicas como indicadores econômicos e taxas de juros. É verdadeira (V). O risco sistemático está relacionado a fatores que afetam todo o mercado, como taxas de juros e indicadores econômicos, e a compreensão desses fatores é essencial para a gestão do risco. II. Importante dizer que o risco sistemático quando de fato ocorre, atingirá todas as organizações, indistintamente. É verdadeira (V). O risco sistemático, por sua natureza, afeta todas as empresas no mercado, independentemente de suas características individuais. III. Ao desejar correr o seu risco, fruto de seu processo decisório, a organização estará adotando uma ação de risco não sistemático. É falsa (F). O risco não sistemático é aquele que pode ser mitigado ou eliminado através da diversificação, enquanto a afirmação sugere que a organização está adotando um risco não sistemático, o que não é correto. Portanto, a sequência correta para as afirmações I, II e III é: V; V; F. A alternativa que apresenta essa sequência é: b) V; V; F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Caixa Econômica Federal foi fundada com o objetivo de promover entre a população, o hábito de poupar, principalmente entre as pessoas de baixa renda. Os escravos, por exemplo, poupavam para comprar suas cartas de alforria. Posteriormente, [...] passou a conceder empréstimos sob penhor, [...] é um dos principais agentes da política econômica do governo brasileiro. A instituição, totalmente pública, funciona atualmente como um banco como os outros [...].
Sobre a Caixa Econômica Federal e suas atribuições, analise as afirmativas a seguir.
I. Único banco, dentre todos os outros, autorizado a gerir os recursos do FGTS no Brasil.
II. É a instituição financeira responsável pelo financiamento do sistema de habitação.
III. Realiza a captação de depósitos à vista como sua principal fonte de recursos.
a. I, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.

Custo de capital é a taxa mínima de retorno que uma empresa deve obter antes de gerar valor. Antes que uma empresa possa ter lucro, ela deve gerar pelo menos receita suficiente para cobrir o custo do capital que usa para financiar suas operações.
Sobre custo de capital, avalie as afirmacoes a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. O Custo de Capital caracteriza-se pelo retorno mínimo exigido pelos credores e acionistas com o objetivo de determinar a viabilidade de investimento no negócio.
II. É o momento em que a organização recorrerá à necessidade de capital de giro num esforço em manter viva, ou seja, mais que permanecer no mercado, é estar bem com sua saúde financeira.
III. É o custo no qual a organizações decide correr o risco, e para isso ela precisará identificar o custo de capital a ser adquirido em razão do projeto de investimentos, ou seja, se será capital próprio ou de terceiros.
a. F; V; F.
b. V; F; F.
c. V; V; V.
d. F; F; V.
e. F; V; V.

Bancos Comerciais são descritos como instituições financeiras que prestam serviços de suprimento de recursos, atendendo à demanda por crédito de tomadores de recursos e às perspectivas de aplicações de agentes poupadores. Na maioria dos casos, realizam operações de curto prazo. [...] também podem oferecer fundos de investimento e títulos de capitalização, podendo ser privados ou públicos.
Diante do excerto acima sobre Bancos Comerciais, analise as asserções a seguir:
I. Os bancos comerciais, diferente da CEF e do BB, são entidades exclusivamente do segundo setor, ou seja, são privadas e não mantém relação alguma com entidades públicas.
II. Por sua natureza, estão autorizados a realizarem diversas operações de créditos, das quais podemos citar o crédito rural.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

O Conselho Monetário Nacional – CMN – é a entidade superior o Sistema Financeiro Nacional, ou seja, está acima de todas as outras instituições que compõem o SFN. Para tanto, na qualidade de órgão normativo, por excelência, não lhe é cabível funções executivas - sendo, portanto, responsável pela fixação das diretrizes das políticas monetárias, creditícia e cambial do país.
Sobre o Conselho Monetário Nacional e suas atribuições, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Definir diretrizes e regulamentar as normas que permeiam a política de câmbio no país.
II. Fiscalizar o orçamento da União, Estados e Municípios com o apoio do Banco Central.
III. Determinar as taxas de juros e de câmbio que regulam o mercado financeiro e suas operações.
a. F; V; F.
b. V; V; F.
c. V; V; V.
d. F; F; V.
e. F; V; V.

Sobre viabilidade econômica, leia as informações a seguir: 'O estudo de viabilidade econômica e financeira busca, principalmente, medir e/ou analisar se um investimento é seguro ou não, avaliando e medindo os custos e benefícios do projeto em questão. Ele deve ser feito quando houver um projeto em fase de avaliação, seja a abertura de uma nova empresa, a expansão de um negócio ou um investimento em novos equipamentos, por exemplo. O resultado desse estudo dará ao empresário uma base de dados confiáveis para avaliar se vale a pena investir no negócio, além de permitir um olhar mais profundo para saber se algo que era inviável pode virar possível visto a realidade da empresa.'
Sobre viabilidade econômica e as opções de financiamento de capitais por parte das empresas, analise as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro:
I. Uma alternativa para o investidor que não detém recursos para empreender é ter um sócio investidor, o qual terá direito à parte proporcional ao retorno do investimento.
II. Há alternativas nas quais as empresas conseguem empréstimos a custos subsidiados, ou seja, uma contribuição para os custos financeiros iniciais menores que o da empresa.
III. Via de regra, o mais interessante é que a organização lance mão do capital próprio para realizar investimentos, sejam eles de crescimento, sejam eles para iniciar um negócio.
IV. Os empresários brasileiros que não têm recursos próprios para empreenderem, encontram no BNDES uma opção para tal, o qual possui linhas de crédito e financiamento voltados para este público.
a. V; F; V; F.
b. F; V; V; F.
c. V; V; V; V.
d. F; F; F; V.
e. V; F; V; V.

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos. É por meio do sistema financeiro que as pessoas, as empresas e o governo circulam a maior parte dos seus ativos, pagam suas dívidas e realizam seus investimentos.
Sobre o Sistema Financeiro Nacional, analise as alternativas a seguir sobre as entidades que compõem o SFN:
I. Comissão de Valores mobiliários e Banco do Brasil.
II. Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil.
III. Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Bolsa de Valores (IBOVESPA).
a. I, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.

É primordial que a organização tenha objetivos claros para então alcance o sucesso de seu planejamento financeiro; não à toa, será preciso fazer alguns sacrifícios, renunciar alguns hábitos de consumo, por exemplo, para se atingir as metas desejadas. Assim, quando a organização pontua suas metas e objetivos, e seus respectivos graus de prioridades, tão logo ela deverá dividi-los em metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, para assim poder se organizar melhor e definir sua estratégia para colocar tudo em prática.
Sobre as decisões que as organizações devem tomar diante de seus planejamentos e prazos, analise as afirmativas a seguir.
I. Controlar e gerir seus estoques são, de longe, ações de curto prazo, haja vista a velocidade com que acontece esse fluxo.
II. Por sua natureza, a carteira de recebíveis de uma empresa é uma operação de longo prazo, haja vista sua instabilidade e possibilidade de atrasos no recebimento.
III. Naturalmente, investir é um risco a que toda organização está sujeita, tão logo essas operações são consideradas decisões de longo prazo.
a. I, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I, II e III.

seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
As afirmacoes I, II e III são, respectivamente:
I. A gestão financeira operacional é a ferramenta que dará suporta para a organização no que diz respeito aos processos produtivos como um todo.
II. Dizemos que uma organização é considerada inteligente ao passo em que ela compreende que a gestão financeira é uma ferramenta importante da qual ela não deve lançar mão.
III. No curso da história da administração empresarial, o gestor financeiro vem ganhando cada vez mais espaço por sua capacidade de compreensão dos processos operacionais e administrativos.
a. F; V; F.
b. V; V; F.
c. V; V; V.
d. F; F; V.
e. V; F; V.

Mais conteúdos dessa disciplina