Logo Passei Direto
Buscar
Tétano é uma doença infecciosa causada pelo Clostridium tetani, que produz as toxinas tetanosespasmina, hemolisina e toxina não-espasmogênica de ação periférica. Os equinos possuem maior susceptibilidade em relação aos bovinos. Sobre a doença assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os sinais neurológicos são observados após a infecção de feridas por esporos de C. Tetani e produção das neurotoxinas.
b) O crescimento desses clostrídios se dá em ambiente com pouco oxigênio, como em feridas profundas, com abundante tecido necrótico, ou com pouco suprimento sanguíneo.
c) Há produção contínua da toxina na ferida, que se espalha pelas junções neuromusculares de todo o corpo através da circulação, causando espamos musculares generalizados irreversíveis.
d) Em equinos adultos a doença tem sido comumente observada após castrações, metrites, retenções de placenta e abscessos pós-vacinais. Nos neonatos, a principal fonte de infecção é o umbigo.
e) O diagnóstico é realizado pelo exame clínico e dados epidemiológicos, sendo os espasmos musculares, prolapso de terceira pálpebra e história recente de lesão acidental ou cirúrgica característicos.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA sobre o tétano: a) Os sinais neurológicos são observados após a infecção de feridas por esporos de C. tetani e produção das neurotoxinas. - Correta, pois os sinais neurológicos realmente aparecem após a infecção e a produção das toxinas. b) O crescimento desses clostrídios se dá em ambiente com pouco oxigênio, como em feridas profundas, com abundante tecido necrótico, ou com pouco suprimento sanguíneo. - Correta, já que o Clostridium tetani é um anaeróbio e prospera em ambientes com pouco oxigênio. c) Há produção contínua da toxina na ferida, que se espalha pelas junções neuromusculares de todo o corpo através da circulação, causando espasmos musculares generalizados irreversíveis. - INCORRETA, pois a toxina não se espalha pela circulação, mas age localmente nas terminações nervosas, causando os espasmos. d) Em equinos adultos a doença tem sido comumente observada após castrações, metrites, retenções de placenta e abscessos pós-vacinais. Nos neonatos, a principal fonte de infecção é o umbigo. - Correta, pois essas são situações conhecidas que podem levar à infecção. e) O diagnóstico é realizado pelo exame clínico e dados epidemiológicos, sendo os espasmos musculares, prolapso de terceira pálpebra e história recente de lesão acidental ou cirúrgica característicos. - Correta, pois esses são sinais clínicos típicos do tétano. Portanto, a alternativa INCORRETA é a c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material