Ed
ano passado
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA: A. Os inibidores da H+/K+-ATPase gástrica (bomba de prótons) são os supressores mais potentes da secreção de ácido gástrico, tais como, omeprazol, esomeprazol e pantoprazol. - Esta afirmação está correta, pois realmente esses medicamentos são os mais potentes na supressão da secreção ácida. B. Os inibidores da bomba de prótons são pró-fármacos, com isso eles precisam ser ativados no meio ácido do estômago antes de serem absorvidos, para posteriormente induzirem seus efeitos terapêuticos. - Esta afirmação também está correta. Os inibidores da bomba de prótons são ativados em meio ácido. C. Os inibidores da bomba de prótons, em doses adequadas, podem reduzir a produção diária de ácido gástrico (basal e estimulada) em 80 a 95%. - Esta afirmação é verdadeira, pois é uma característica conhecida desses medicamentos. D. Embora a meia-vida dos inibidores da bomba de prótons no plasma seja de poucas horas, eles têm longa duração de ação devido à fixação covalente à enzima H+/K+-ATPase. - Esta afirmação está correta. A fixação covalente proporciona uma longa duração de ação. E. O uso de comprimidos com revestimento entérico é uma estratégia que melhora consideravelmente a biodisponibilidade oral dos inibidores da bomba de prótons. - Esta afirmação é INCORRETA. Embora os inibidores da bomba de prótons sejam formulados com revestimento entérico para proteger o fármaco do meio ácido do estômago, a biodisponibilidade não é significativamente melhorada por esse revestimento, pois a ativação ocorre no meio ácido. Portanto, a alternativa INCORRETA é: E.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material