Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Uma pequena cidade interiorana do Nordeste brasileiro chamou a atenção de pesquisadores da Universidade de São Paulo pela alta incidência de uma doença autossômica recessiva neurodegenerativa. As pesquisas realizadas revelaram que é também alto o número de casamentos consangüíneos na cidade. Outro dado interessante levantado pelos pesquisadores foi que a população da cidade acredita que a doença seja transmitida de uma geração a outra através do sangue.
Em relação à crença da população sobre o processo de transmissão de características hereditárias, podemos afirmar que:
a) no século XIX, muitos cientistas também acreditavam que as características genéticas eram transmitidas pelo sangue.
b) a população não está tão equivocada, pois os genes estão presentes apenas nas células sangüíneas e nas células germinativas.
c) este é um exemplo claro no qual o conhecimento elaborado pelo senso comum coincide com os conhecimentos atuais dos cientistas.
d) a crença da população pode ser explicada pelo fato de o sangue do feto ser fornecido pela mãe.
e) a crença da população não faz o menor sentido, uma vez que células sangüíneas não apresentam as estruturas básicas que guardam as informações genéticas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) No século XIX, muitos cientistas também acreditavam que as características genéticas eram transmitidas pelo sangue. - Essa afirmação é verdadeira, pois havia confusões sobre a hereditariedade, mas não é a melhor resposta para a crença atual da população. b) A população não está tão equivocada, pois os genes estão presentes apenas nas células sangüíneas e nas células germinativas. - Essa afirmação é incorreta, pois os genes estão presentes em todas as células do corpo, não apenas nas células sanguíneas e germinativas. c) Este é um exemplo claro no qual o conhecimento elaborado pelo senso comum coincide com os conhecimentos atuais dos cientistas. - Essa afirmação não é verdadeira, pois o conhecimento científico atual é mais complexo e não coincide com a crença popular. d) A crença da população pode ser explicada pelo fato de o sangue do feto ser fornecido pela mãe. - Essa afirmação não explica a crença sobre a transmissão de características hereditárias. e) A crença da população não faz o menor sentido, uma vez que células sangüíneas não apresentam as estruturas básicas que guardam as informações genéticas. - Essa afirmação é correta, pois as células sanguíneas maduras (como os glóbulos vermelhos) não contêm núcleo e, portanto, não têm material genético. Após analisar as alternativas, a resposta correta é: e) a crença da população não faz o menor sentido, uma vez que células sangüíneas não apresentam as estruturas básicas que guardam as informações genéticas.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nos seus experimentos realizados com ervilha, Mendel pôde:
a) Deduzir que a transmissão de características só acontece em ervilha.
b) Entender que a transmissão de características acontece de uma geração para outra, através de fatores segregantes.
c) Compreender que os fatores hereditários transmitidos estavam localizados em estruturas cromossômicas homólogas.
d) Concluir que a transmissão de características não acontece por fatores hereditários.
e) Concluir que cada característica é determinada por 2 (dois) ou mais pares de fatores.

Um organismo adequado para estudos de genética mendeliana deve apresentar as seguintes características:
a) muitas gerações ao ano, tamanho pequeno, prole numerosa.
b) ciclo anual, tamanho pequeno, prole reduzida.
c) ciclo bianual, tamanho grande, prole numerosa.
d) muitas gerações ao ano, tamanho grande, prole numerosa.
e) ciclo anual, tamanho pequeno, prole numerosa.

Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte: I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par. II. Cada par de alelos presentes nas células diploides se separa na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par. III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes. A primeira lei de Mendel está expressa em:
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.

Com relação à primeira lei de Mendel, analise as proposições abaixo. (1) Cada característica de um organismo é condicionada por dois fatores (genes alelos), um proveniente do pai e outro da mãe. (2) Os dois fatores do par (ou alelos) são transmitidos para cada gameta, no momento da sua formação. (3) Com a união dos gametas na fecundação, o par de alelos para cada característica é reconstituído. (4) No momento da formação dos gametas, os alelos se separam indo apenas um para cada gameta. (5) Um alelo do par é transmitido, dependente da sua manifestação. Estão corretas, apenas:
a) 2, 3 e 4.
b) 3, 4 e 5.
c) 1, 3 e 4.
d) 1, 4 e 5.
e) 1, 2 e 3.

Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.
A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas:
a) híbridas, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
b) híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.
c) de linhagem pura, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
d) de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem sementes lisas e rugosas.
e) de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem apenas sementes rugosas.

Mais conteúdos dessa disciplina