Logo Passei Direto
Buscar

Estética

Outros
Conforme o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BRASIL, 2010), o Brasil é um país que apresenta grande diversidade religiosa. Devido ao fato de, até o final do século XIX, o catolicismo ter sido a religião oficial do país, ainda hoje a maioria dos brasileiros se declara católico.
A partir do texto apresentado, considera-se correto o que se afirma em:
A religião católica é dominante no Brasil.
A religião evangélica é a mais praticada no Brasil.
O Brasil é um país sem diversidade religiosa.
A maioria dos brasileiros não se declara religiosa.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A afirmação correta, com base no texto apresentado, é: "A religião católica é dominante no Brasil." As outras opções estão incorretas, pois o texto menciona que a maioria dos brasileiros se declara católica, o que indica a presença de diversidade religiosa, e não afirma que a maioria não se declara religiosa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a pesquisa de opinião pública intitulada “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado”, feita pelo SESC em 2010, 91% das mulheres é responsável pela execução ou orientação dos trabalhos domésticos. Isso significa que há uma desigualdade na divisão de tarefas no âmbito familiar, o que, provavelmente, afeta o tempo e a energia que as mulheres despendem às demais atividades, ocasionando uma desigualdade também no âmbito público. Contudo, vale destacar que há questões ainda mais urgentes em relação à realidade das mulheres no Brasil do que essas. Em nosso país, a taxa de feminicídios é de 4,8% para 100 mil mulheres — a quinta maior no mundo —, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o “Atlas da Violência 2016″, 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil. Além disso, 4.757 mulheres foram mortas por agressão em 2014, um aumento de 11,6% em relação a 2004, quando 3.830 foram assassinadas (IPEA; FBSP, 2016). Infelizmente, esses dados atestam o fato de que há um alarmante número de mulheres que têm perdido a vida pelo simples fato de serem mulheres.
Analise os itens abaixo: I. O feminicídio tem uma taxa baixa (menos de 5%) no Brasil. II. A violência contra as mulheres se mantém, mesmo com a implantação de leis como a Maria da Penha. III. As mulheres são as grandes responsáveis pelos serviços domésticos no Brasil. IV. A configuração e o papel da mulher nos lares brasileiros é fator que interfere em sua posição no mercado de trabalho. Selecione a alternativa que aponta os itens corretos:
I e II
II e III
III e IV
I e IV

Atualmente, podemos afirmar que o Brasil não é o mais preconceituoso em termos religiosos, mas seria de ingenuidade e cegueira gigantes se afirmássemos que esse mal não existe mais no nosso país. Infelizmente, ainda vemos relatos de crianças sendo apedrejadas por serem do candomblé e de ateus sendo responsabilizados pela autoria de crimes bárbaros na TV sensacionalista. Não só isso. Também vemos casos de ridicularização quanto ao comportamento dos adventistas, por guardarem o sábado, ou dos evangélicos, pelo modo contido de se comportar… E quanto aos muçulmanos? Quantas vezes eles foram obrigados a escutar que eram terroristas no nosso país? Enfim, são diversos exemplos que poderíamos dar, mas esse texto jamais chegaria ao seu fim.
Considere o texto, seus conhecimentos e assinale a alternativa correta:
Existe uma associação entre preconceito religioso e preconceito racial no Brasil
Não existe associação entre preconceito religioso e preconceito racial no Brasil

Conforme Mondaini (2009), não se trata de coincidência histórica que o aumento dos índices de desigualdade social tenha sido acompanhado de um crescimento substancial da violência urbana. Assim, mesmo não havendo uma relação direta de causa e efeito entre essas mazelas sociais, entende-se que a desigualdade materializa uma realidade, possibilitando a reprodução da violência, criando um ciclo perene de violações de direitos humanos. [...] A violência adquire as mais variadas formas — psicológica, física, sexual e simbólica. Todas elas podem compreendidas, também, por um viés social, ou seja, por meio de suas expressões e relações com as formas a partir das quais nossa sociedade está organizada.
Considere as asserções: I. A violência urbana cresce juntamente com a desigualdade social. PORQUE II. A desigualdade leva a uma realidade não agradável, psicológica, física, sexual ou simbolicamente. É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O Brasil encontra-se entre as maiores economias do mundo e foi considerado, ao longo de várias décadas, o país da 'democracia racial'. Entretanto, embora nunca tenha se consolidado no país um regime de segregação racial legal e formal, a realidade brasileira é outra. As distinções e desigualdades raciais são contundentes, facilmente visíveis e de graves consequências para a população afro-brasileira e para o país como um todo.
Considere as afirmativas abaixo e responda: I. O Brasil foi considerado o país da “democracia racial”, PORQUE II. Não conta com um regime de segregação racial estrutural e institucional. É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

[...] violências individuais e de caráter coletivo e social não podem ser compreendidas de maneira apartada, visto que estão inextricavelmente imbricadas. Dessa forma, as violações de natureza individual podem ter causas sociais, econômicas e políticas, de modo a desencadear males coletivos, tendo uma manifestação generalizada e afetando toda a população. Entretanto, para além da violência — individual ou coletiva — marcadamente mais visível, devemos nos atentar, também, para a existência de uma violência difusa, que é, muitas vezes, negada. Consoante Barus-Michel (2011), exercidas por instituições e governos, essas violências podem se expressar na economia, na política e na moral, por exemplo, perpetuando sofrimentos dos mais diversos sentidos.
Selecione a alternativa que aponta os itens corretos:
I. A lógica violenta mostra que atos violentos são consequência de uma situação de desigualdade e exclusão, onde uma violência gera outra.
II. A sensação de violência difusa tem presença constante e clara na vida dos brasileiros.

No que tange à violência de gênero, é necessário sublinhar que ela também afeta as pessoas transexuais ou transgêneras, fazendo-as vítimas pelo simples fato de não corresponderem às expectativas de um padrão cisgênero. [...] Essas expressões de preconceito, contudo, não representam todas as formas existentes de discriminação.
Considere o texto acima e assinale a alternativa correta:
I. Violência de gênero inclui mulheres, transexuais e transgêneras.
II. Violência de gênero inclui a transfobia.
III. O padrão cisgênero determina o que é esperado de transexuais e transgêneras.
IV. O padrão cisgênero determina o que é esperado de mulheres e gays.

A violência, sob todas as formas de suas inúmeras manifestações, pode ser considerada como uma vis, vale dizer, como uma força que transgride os limites dos seres humanos, tanto na sua realidade física e psíquica, quanto no campo de suas realizações sociais, éticas, estéticas, políticas e religiosas. Em outras palavras, a violência, sob todas as suas formas, desrespeita os direitos fundamentais do ser humano, sem os quais o homem deixa de ser considerado como sujeito de direitos e de deveres, e passa a ser olhado como um puro e simples objeto.
Avalie as asserções abaixo: I. A violência física ou psíquica agride os direitos humanos. PORQUE II. Considera-se ao consumar o ato o indivíduo-alvo de violência como um objeto, desprovido de humanidade, dispensando respeito, portanto. É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O preconceito — uma concepção acerca de algo ou alguém sem critérios objetivos e baseado em um pensamento pouco crítico — surge com as diferenças, ou, mais especificamente, a partir da ignorância em relação a elas. Trata-se, portanto, de um julgamento a priori, demonstrando a ausência ou a carência de conhecimento acerca de determinada realidade. Como podemos imaginar, por se tratar de algo fundamentado no desconhecimento, é, também, de natureza altamente propagável, já que não exige esforço crítico daquele que possui comportamentos ou concepções preconceituosas.
Considere as afirmativas abaixo e responda: O preconceito, que é um pré-julgamento, é facilmente ‘transmissível’ em uma sociedade, PORQUE Está relacionado a verdades imutáveis, crenças e tradições. É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considere o texto acima e seus conhecimentos anteriores e analise as sentenças:
Selecione a alternativa que aponta os itens corretos:
I. Existem tarefas consideradas masculinas e as mulheres que as assumem só terão seus resultados reconhecidos se sua contribuição individual for inquestionável ou sua competência muito alta.
II. O mérito e o desempenho em empresas são classificados sob iguais padrões para homens e mulheres.
III. Mulheres que quebram expectativas e são mais incisivas não são bem vistas.
IV. Em um trabalho conjunto, os resultados bons são creditados geralmente aos homens, já os que têm resultado ruim são creditados às mulheres.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
I, II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina