Logo Passei Direto
Buscar
Além do núcleo, a terra possui outras camadas que caracterizam a sua dinâmica interna: manto, astenosfera e a superfície terrestre, também denominada de crosta. O núcleo interno e o externo se diferenciam em relação a sua composição: o interno é considerado sólido, enquanto o externo é líquido. É a partir desta característica líquida do núcleo externo que se associa a formação do campo magnético da terra.
A partir do exposto, assinale a alternativa que indica quais são os ângulos A e B, respectivamente.
A Declinacão magnética e Rumo.
B Declinacão magnética e Azimute.
C Declinacão magnética e Norte verdadeiro.
D Azimute e Norte magnéticos.
E Rumo e Azimute.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender os conceitos de declinação magnética, azimute, rumo e como eles se relacionam com a navegação e a orientação geográfica. 1. Declinação magnética: É o ângulo entre o norte verdadeiro (geográfico) e o norte magnético (indicado pela bússola). Esse ângulo varia de acordo com a localização na superfície da Terra. 2. Azimute: É o ângulo medido em graus a partir do norte, no sentido horário, que indica a direção de um ponto em relação a um observador. 3. Rumo: É uma forma de expressar a direção de um objeto ou ponto, mas é mais utilizado em navegação marítima e pode ser considerado como uma forma simplificada de azimute. Agora, analisando as alternativas: A) Declinacão magnética e Rumo - Não é a combinação correta, pois não se relaciona diretamente com os ângulos mencionados. B) Declinacão magnética e Azimute - Esta combinação faz sentido, pois a declinação magnética é um ângulo em relação ao norte verdadeiro, e o azimute é um ângulo em relação ao norte. C) Declinacão magnética e Norte verdadeiro - Embora a declinação magnética se relacione com o norte verdadeiro, não é uma combinação de ângulos. D) Azimute e Norte magnéticos - Esta combinação não é correta, pois o azimute é medido em relação ao norte, mas não é um ângulo que se relaciona diretamente com o norte magnético. E) Rumo e Azimute - Embora ambos sejam direções, não são os ângulos que estamos buscando. A alternativa que melhor representa os ângulos A e B, respectivamente, é: B) Declinacão magnética e Azimute.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sabe-se que, devido aos elementos minerais presentes no interior da terra, ou seja, no núcleo e nas zonas onde o magma está presente, há formação de um gigantesco campo magnético. Estes elementos são classificados como metais, ferro e níquel, principalmente. Sobre esta questão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A terra possui um campo magnético. Pois: II. O movimento de rotação terrestre gera correntes elétricas nos fluidos do núcleo externo.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Na realização de levantamentos topográficos com o Teodolito, existem três procedimentos que podem ser realizados em relação a mira. O direcionamento da visada tem relação com o cálculo realizado para obtenção dos valores dos ângulos horizontais e verticais. Desta forma, devem ser consideradas para a medição de distâncias as visadas ascendentes, descendentes e perpendiculares.
A partir do exposto em relação aos tipos de visadas, está correto o que se afirma em:
a. Na visada ascendente, a mira do teodolito é direcionada para o centro da baliza durante a medição.
b. É um instrumento utilizado apenas para medições diretas e indiretas de distâncias.
c. Na visada descendente, a mira do equipamento deve ser direcionada para parte superior da baliza.
d. Na visada ascendente, a mira do teodolito é direcionada para a parte superior do alvo de medição.
e. Para calcular a visada perpendicular, a mira do teodolito deve estar abaixo da linha do horizonte.

Em muitas situações é necessário realizar a conversão entre rumos e azimutes, pois as informações disponíveis estão em apenas um destes tipos de ângulos. Por exemplo, se em uma bússola que disponibilize a orientação em forma de rumo e o memorial descritivo da propriedade que se deseja realizar o levantamento topográfico esteja com os dados em azimute, deve-se realizar a conversão.
Nesse contexto, indique a alternativa correta de conversão entre Azimute e Rumo.
a. 89º 41' 33" = 89º 41' 33".
b. 227º 33' 44" = 180º 21" 47" SE.
c. 18º 06' 24" NW = 341º 53' 36".
d. 127º 12' 21" = 52º 47º 39º.
e. 341º 53' 36" = 18º 06' 24" NW.

A topografia trabalha com medidas lineares e angulares, considerando a superfície em estudo como sendo plana. Desta forma, um dos procedimentos para se obter o valor da distância é o realizado de forma direta, com o uso da trena e de alguns acessórios, imprescindíveis para a execução destas medidas.
Diante do exposto, assinale a questão que apresenta corretamente os acessórios utilizados para a medição direta de distâncias:
a. Trena, Baliza, Estacas, Piquetes e Nível de Cantoneira.
b. Teodolito, Estação Total, Trena, Nível e Baliza.
c. Trena, Teodolito, Estacas, Piquetes e Nível de Cantoneira.
d. Trena, Baliza, Marcos, Piquetes e Nível de Cantoneira.
e. Teodolito, Estação Total, Trena, Trena Digital e Baliza.

Além da medição de distâncias, a topografia tem como objetivo a medição de direções, que se referem aos ângulos observados nos levantamentos topográficos. Neste caso, são observados e considerados, para fins de levantamentos de distâncias e o cálculo de desníveis, os ângulos verticais, horizontais e zenitais.
Sobre esta questão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. Na sequência, assinale a alternativa correta:
I. Em um levantamento topográfico, a medição da distância não depende da direção. Pois: II. Pode-se obter a distância de forma indireta, não há necessidade de informações da direção levantada.
a. as duas proposições apresentadas são falsas e a asserção II justifica não justifica a I. Em um levantamento topográfico, é fundamental o conhecimento da direção para a obtenção do valor da distância. A partir da triangulação calculada, com o auxílio da trigonometria, é necessário a indicação da direção, ou seja, ângulos horizontais ou verticais, para determinação distância (horizontal ou inclinada).
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Para calcular a visada descendente, a mira deve ser direcionada para abaixo da linha do horizonte, assim, o teodolito irá identificar o ângulo vertical correspondente. Neste caso, deve-se subtrair o valor indicado no teodolito pelo ângulo de 90º. Para realizar esta operação, deve-se utilizar a fórmula: Dh = h.k.Cos²v, onde: Dh = se refere a Distância Horizontal; h = corresponde a diferença entre o Fio Superior e o Fio Inferior; e v = corresponde ao ângulo vertical.
A partir destas informações, assinale a alternativa correta que indique a Dh, para um ângulo vertical de 97º 45’ 23” e h de 9 cm (considere o k = 100).
a. 3,45 metros.
b. 12,84 metros.
c. 7,84 metros.
d. 9 metros.
e. 8,84 metros.

A taqueometria ou estadimetria é um dos processos utilizados para calcular a distância indireta entre dois pontos ou verificar a diferença entre cotas. Os aparelhos utilizados denominam-se de taqueômetros, ou seja, um teodolito também é considerado um taqueômetro.
A respeito da taqueometria na topografia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. Os fios estadimétricos servem para determinar os valores representados na régua estadimétrica.
II. São os observados, através da mira do teodolito, os fios estadimétricos superior, médio, inferior e intermediários.
III. Um teodolito também é considerado como um taqueômetro.
IV. Não é possível identificar a escala métrica em uma régua estadimétrica.
a. V, F, V, V.
b. V, V, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina