Logo Passei Direto
Buscar
O arrojado projeto arquitetônico e urbanista da nova capital federal fez com que Brasília fosse, no ano de 1987, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, porque o Plano Piloto de Brasília concretizava os princípios do
A urbanismo modernista internacional.
B modelo da arquitetura sacra europeia.
C pensamento organicista das metrópoles brasileiras.
D plano de interiorização da capital.
E projeto nacional desenvolvimentista do governo JK.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar o contexto do projeto de Brasília e os princípios que o fundamentaram. O Plano Piloto de Brasília, elaborado por Lúcio Costa e com a contribuição de Oscar Niemeyer, é um exemplo claro do urbanismo modernista, que buscava inovação e funcionalidade, além de refletir uma nova visão de cidade. Vamos analisar as alternativas: A) Urbanismo modernista internacional - Esta opção se refere diretamente ao estilo e aos princípios que guiaram o projeto de Brasília, que é reconhecido por sua arquitetura moderna e planejamento urbano inovador. B) Modelo da arquitetura sacra europeia - Essa opção não se relaciona com o projeto de Brasília, que não tem foco em arquitetura sacra. C) Pensamento organicista das metrópoles brasileiras - Embora haja elementos de organicidade em algumas cidades, Brasília é mais associada ao modernismo. D) Plano de interiorização da capital - Embora a interiorização tenha sido um objetivo, não é o princípio que fundamenta o projeto arquitetônico e urbanista. E) Projeto nacional desenvolvimentista do governo JK - Embora o governo de Juscelino Kubitschek tenha promovido o desenvolvimento, a essência do projeto de Brasília está mais ligada ao urbanismo modernista. Diante disso, a alternativa correta é: A) Urbanismo modernista internacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação ao processo de urbanização do mundo contemporâneo, é correto afirmar:
Com relação ao processo de urbanização do mundo contemporâneo, é correto afirmar:
a. A rede urbana se organiza somente nos países industrializados porque se estabelece uma dependência dos serviços urbanos dos polos industriais em relação às demais cidades periféricas.
b. Uma rede urbana começa a se estabelecer a partir dos fluxos industriais mantidos entre um grupo de cidades.
c. O processo de globalização possibilitou o estabelecimento de um conceito único de cidade para todos os países do mundo.
d. A Revolução Industrial, momento essencial para o desenvolvimento do sistema capitalista, desencadeou grandes transformações socioespaciais nas cidades, elevando cada vez mais os índices de urbanização.
e. A urbanização acelerada promove a ocupação dos espaços vazios no interior das cidades dos países subdesenvolvidos ou emergentes, principalmente, pela moderna verticalização das moradias.

Como base no texto e nos conhecimentos sobre a urbanização, assinale a alternativa incorreta.
Como base no texto e nos conhecimentos sobre a urbanização, assinale a alternativa incorreta.
a. O processo de urbanização no Brasil inicia-se a partir da criação das Regiões Metropolitanas em 1950, tendo em vista que as cidades passavam pela dinâmica de conurbação.
b. O princípio fundador do Estatuto da Cidade é o cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana e visa criar mecanismos destinados à urbanização e à produção de habitação de interesse social para permitir a inclusão urbana da população que se encontra à margem do mercado legal de terras.
c. As condições de habitabilidade das ocupações irregulares, a que parte da população brasileira se submete para sobreviver, refletem a segregação urbana, que se constitui na manifestação da desigualdade socioeconômica e espacial que impera na sociedade brasileira.
d. A disparidade socioespacial atrela-se à estrutura fundiária urbana brasileira que se sedimenta com a força exercida pela propriedade privada da terra, o que restringe o acesso à terra urbanizada.
e. As difíceis condições de ocupação urbana no Brasil são reflexo do incompleto estabelecimento das bases econômicas e de assalariamento, que permitiram, nos países ricos o acesso à moradia através do mercado.

Adotando como referência a perspectiva da teoria liberal clássica acerca dos processos políticos deliberativos, é correto afirmar:
Adotando como referência a perspectiva da teoria liberal clássica acerca dos processos políticos deliberativos, é correto afirmar:
a. Decisões no espaço público envolvem intensos conflitos de interesses, entre eles, os econômicos, os quais podem resultar em consensos negociados.
b. A democracia direta é um procedimento deliberativo inerente às sociedades contemporâneas para a formação de acordos e aprovação de leis.
c. Os processos políticos relacionados à deliberação pública são determinados pela dominação econômica e pela ideologia dominante.
d. Os conflitos de interesses entre atores políticos envolvidos em um processo de decisão inviabilizam a formação de políticas públicas.
e. É fundamental a constituição de movimentos sociais de base popular em substituição à força política e econômica da esfera estatal.

Dentre os aspectos abaixo, qual melhor define uma cidade:
a. Aglomeração baseada em atividades agrícolas.
b. Centraliza a produção e o consumo de uma sociedade.
c. É a base da produção de todos os setores econômicos.
d. Apresenta uma distribuição dispersa.
e. Possui um baixo grau de relações entre os habitantes.

As mudanças nos padrões tradicionais de mobilidade urbana são necessárias para:
As mudanças nos padrões tradicionais de mobilidade urbana são necessárias para:
a. Aumentar a retomada do crescimento econômico, pautado na circulação de veículos automotores e caminhões.
b. Diminuir o volume da circulação de pessoas, visando criar mecanismos de centralização das atividades econômicas.
c. Estimular o crescimento da indústria aeroespacial nacional com o aumento da produção de helicópteros.
d. Melhoria da qualidade de vida urbana, visando uma cidade menos poluída e com maior fluidez no trânsito.
e. Viabilizar o maior fluxo de veículos individuais que possuem maior autonomia, são mais compactos e menos poluentes.

Sobre a urbanização do Brasil, é correto afirmar que teve como uma das suas causas:
Sobre a urbanização do Brasil, é correto afirmar que teve como uma das suas causas:
a. A migração dos grandes proprietários de terras para as cidades em busca de trabalho assalariado nas indústrias.
b. A implantação de máquinas nas atividades urbanas, que substituíram a mão de obra assalariada, que sem trabalho migrou para as grandes cidades.
c. A concentração de terras nas mãos de pequenos proprietários rurais, que tinham como comprar as máquinas e produtos agrícolas aumentando a produtividade.
d. A implantação de indústrias nas cidades brasileiras, que atraiu muitas pessoas da zona rural para a urbana em busca de trabalho e melhores condições de vida, provocando, assim, o êxodo rural brasileiro.
e. A diminuição na taxa de mortalidade e de natalidade, o que provocou o pequeno crescimento vegetativo da população brasileira nas décadas de 1960 e 1970.

Dentre estas características, a mais fundamental é:
Dentre estas características, a mais fundamental é:
a. O adensamento das áreas centrais e a verticalização ao longo de vias locais.
b. A expansão horizontal da mancha urbana associada a projetos de arborização.
c. O zoneamento em que prevalece a segmentação das funções urbanas em bairros específicos.
d. A integração de diferentes modais de transporte público de modo a minimizar o uso do automóvel.
e. A privatização dos espaços e a possibilidade de ampliar as construções condominiais.

A sequência correta obtida a partir da correlação entre os conceitos e as definições é:
A sequência correta obtida a partir da correlação entre os conceitos e as definições é:
IV. O termo empregado para cidade central de uma determinada região geográfica, densamente urbanizada, que assume posição de destaque na economia, na política, na vida cultural, etc.
III. A característica marcante da estrutura dos sistemas de cidades que varia de acordo com seu tamanho, com a extensão de sua área de influência espacial e com a sua qualidade funcional no que se refere aos fluxos de bens, de pessoas, de capital e de serviços.
I. O processo vinculado às transformações sociais que provocam a mobilização de pessoas, geralmente, de espaços rurais para centros urbanos.
II. O conjunto articulado ou integrado de áreas urbanas que cobrem um determinado espaço geográfico e que se relacionam continuamente.
V. A mancha urbana é formada, geralmente, por cidades com tendência ao fenômeno de conurbação.
a. I, II, IV, V, III.
b. II, V, I, III, IV.
c. IV, III, I, II, V.
d. III, IV, I, II, V.
e. IV, I, V, II, III.

O agronegócio no Brasil, caracteriza-se pela produção prevalente de produtos para exportação, as commodities, os quais apresentam melhor demanda e preços no mercado internacional, geralmente as áreas de cultivo estão associadas às:
O agronegócio no Brasil, caracteriza-se pela produção prevalente de produtos para exportação, as commodities, os quais apresentam melhor demanda e preços no mercado internacional, geralmente as áreas de cultivo estão associadas às:
a. propriedades comunitárias.
b. Cooperativas.
c. Grandes propriedades particulares.
d. Propriedades familiares.
e. Latifúndios improdutivos.

A paisagem vegetal florestal constitui-se em um impedimento para uso do solo agrícola ou atividade pecuária, nesse sentido existe um impasse entre os ambientalistas e produtores rurais, a justificativa para a questão é:
A paisagem vegetal florestal constitui-se em um impedimento para uso do solo agrícola ou atividade pecuária, nesse sentido existe um impasse entre os ambientalistas e produtores rurais, a justificativa para a questão é:
a. As lavouras comerciais exigem pouco espaço para cultivos.
b. As culturas comerciais geralmente monocultoras requerem grandes espaços e comprometem a paisagem vegetal.
c. Plantar lavouras comerciais favorece a preservação da paisagem vegetal.
d. A modernização do campo não requer preservação da paisagem vegetal.
e. Sempre ocorre uma harmonia entre plantar e preservar a paisagem no meio rural brasileiro.

Mais conteúdos dessa disciplina