Logo Passei Direto
Buscar
A elaboração dos objetivos terapêuticos a serem trabalhados durante o processo de intervenção psicopedagógica, é um dos momentos importantes para o psicopedagogo pois, tais objetivos, servirão como norte para as suas futuras ações.
Diante disso, assinale a alternativa que representa a relação entre a avaliação e a intervenção psicopedagógica:
A Esta relação garante a escolha das atividades pedagógicas que serão desenvolvidas com o sujeito.
B Os achados da avaliação devem servir como o caminho do fazer psicopedagógico durante a intervenção, através dos objetivos terapêuticos.
C O fazer psicopedagógico encontra-se pautado no desejo do sujeito, sendo assim, este irá definir e conduzir a intervenção psicopedagógica.
D A avaliação e a intervenção psicopedagógicas são momentos distintos e não existe uma relação entre estes momentos.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à relação entre avaliação e intervenção psicopedagógica. A) Esta relação garante a escolha das atividades pedagógicas que serão desenvolvidas com o sujeito. - Embora a escolha das atividades seja importante, não aborda diretamente a relação entre avaliação e intervenção. B) Os achados da avaliação devem servir como o caminho do fazer psicopedagógico durante a intervenção, através dos objetivos terapêuticos. - Esta alternativa reflete bem a ideia de que a avaliação orienta a intervenção, utilizando os objetivos terapêuticos como guia. C) O fazer psicopedagógico encontra-se pautado no desejo do sujeito, sendo assim, este irá definir e conduzir a intervenção psicopedagógica. - Embora o desejo do sujeito seja importante, não enfatiza a relação entre avaliação e intervenção. D) A avaliação e a intervenção psicopedagógicas são momentos distintos e não existe uma relação entre estes momentos. - Esta alternativa é incorreta, pois a avaliação e a intervenção estão interligadas. A alternativa que melhor representa a relação entre a avaliação e a intervenção psicopedagógica é: B) Os achados da avaliação devem servir como o caminho do fazer psicopedagógico durante a intervenção, através dos objetivos terapêuticos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Psicopedagogia ainda é uma “ciência jovem” no Brasil. Em função disto, existe muita confusão sobre o seu conceito. Tendo em vista o conceito de Psicopedagogia, analise as sentenças que seguem:
Assinale a alternativa correta:
I – É um campo de atuação que investiga e intervém na relação do sujeito que aprende com o conhecimento.
II – É uma área recente, multidisciplinar e eminentemente teórica.
III – É tida como um conjunto de conhecimentos construídos a fim de encontrar soluções para os problemas de aprendizagem.
IV – É uma área de atuação clínica que visa a eliminação do sintoma do não - aprender, através de um enfoque reeducativo.
A - As sentenças I e III estão corretas.
B - As sentenças I, II e IV estão corretas.
C - As sentenças I, II e III estão corretas.
D - As sentenças II e III estão corretas.

A Psicopedagogia é formada por um corpo teórico que embasa o seu fazer. As diversas teorias constituíram os diferentes caminhos que possibilitam a realização do diagnóstico psicopedagógico.
Sobre as principais teorias que sustentam e fundamentam o fazer psicopedagógico, associe os itens que seguem:
I – Psicanálise.
II – Psicologia Genética.
III – Pedagogia.
IV – Neuropsicologia.
( ) Contribui com as diversas abordagens do processo ensino -aprendizagem, da didática e das diversas metodologias.
( ) Encarrega-se de compreender o mundo inconsciente, das representações profundas.
( ) Possibilita a compreensão dos mecanismos cerebrais que subjazem ao aprimoramento das atividades mentais.
( ) Se encarrega de analisar e descrever o processo construtivo do sujeito cognoscente em interações com os outros e com os objetos.
A - III – II – I – IV.
B - III – II – IV – I.
C - IV – III – II – I.
D - III – I – IV – II.

A Psicopedagogia enquanto área de conhecimento e campo de atuação tem ampliado o seu fazer de forma a poder atuar e intervir em diversos segmentos.
Dito isso, analise a seguinte asserção – razão:
A psicopedagogia preventiva baseia-se principalmente na observação e na análise de uma situação concreta, já existente no espaço educacional. Dessa forma, o trabalho com enfoque preventivo é de orientar o processo de ensino e aprendizagem, intervindo antes do problema de aprendizagem ter se instalado.
Na função preventiva o psicopedagogo atua de forma ampla, tanto na escola, como na família e na comunidade, sempre visando possibilitar uma aprendizagem mais eficiente aos alunos.
A - A primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.
B - As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si.

Após a conclusão do diagnóstico avaliativo, sempre que houver necessidade, o psicopedagogo inicia o processo de intervenção psicopedagógica. Muito tem sido estudado e discutido sobre os objetivos desta intervenção.
Dito isso, analise a seguinte asserção – razão:
Na psicopedagogia, falamos em intervenção como uma interferência que o psicopedagogo realiza sobre o processo de aprendizagem de um sujeito, com o objetivo de gerar mudanças.
O psicopedagogo faz a mediação entre a criança e a sua família gerando as mudanças desejadas.
A A primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação é falsa.
B A primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.
C As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
D As duas afirmações são verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si.