Logo Passei Direto
Buscar
Segundo o MEC (2007), para a criança surda o processo de aquisição das línguas, tanto para Língua de Sinais como Língua Portuguesa, passa por algumas fases, isso ocorre de acordo com a maturação da criança, ou seja, há um tempo certo para ocorrer a aprendizagem.
Sobre essas fases, assinale a alternativa CORRETA:
A Na primeira fase, a criança surda produz gestos simples, na segunda fase, a criança surda começa a relacionar sons aos objetos e, na terceira fase, a criança surda começa a utilizar três ou mais gestos para indicar uma frase.
B Na primeira fase, a criança surda produz balbucio, na segunda fase, a criança surda começa a relacionar gestos com objeto e, na terceira fase, a criança surda começa a relacionar sons aos objetos.
C Na primeira fase, a criança surda produz balbucio, na segunda fase, a criança surda começa a falar duas ou mais palavras e, na terceira fase, a criança surda começa a relacionar sons aos objetos.
D Na primeira fase, a criança surda produz gestos simples, na segunda fase, a criança surda começa a relacionar gestos com objeto e, na terceira fase, a criança surda começa a utilizar dois ou mais gestos para indicar uma frase.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o processo de aquisição de línguas para crianças surdas conforme descrito pelo MEC (2007): A) Na primeira fase, a criança surda produz gestos simples, na segunda fase, a criança surda começa a relacionar sons aos objetos e, na terceira fase, a criança surda começa a utilizar três ou mais gestos para indicar uma frase. - Esta opção apresenta uma sequência que não é típica do processo de aquisição de línguas. B) Na primeira fase, a criança surda produz balbucio, na segunda fase, a criança surda começa a relacionar gestos com objeto e, na terceira fase, a criança surda começa a relacionar sons aos objetos. - Esta opção confunde as fases, pois o balbucio é mais comum em crianças ouvintes. C) Na primeira fase, a criança surda produz balbucio, na segunda fase, a criança surda começa a falar duas ou mais palavras e, na terceira fase, a criança surda começa a relacionar sons aos objetos. - Novamente, o balbucio e a fala não se aplicam da mesma forma a crianças surdas. D) Na primeira fase, a criança surda produz gestos simples, na segunda fase, a criança surda começa a relacionar gestos com objeto e, na terceira fase, a criança surda começa a utilizar dois ou mais gestos para indicar uma frase. - Esta opção descreve um processo mais coerente com a aquisição de Língua de Sinais. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao longo da história, a educação do surdo passou por vários desafios e impasses envolvendo questões ideológicas e educacionais, que resultaram em três abordagens da oferta da educação dos surdos em nosso país: abordagem oralista, abordagem da comunicação total e a bilíngue.
Analise as sentenças a seguir:
I- Na abordagem da comunicação total acontece o uso do gesto ou de uma linguagem gestual de forma transitória, uma vez que a intenção é efetivar a comunicação.
II- A abordagem oralista visa a capacitar o surdo para a compreensão e produção da linguagem oral na mesma dimensão do ouvinte. O professor, para esta abordagem, tem que ser especialista na área da surdez.
III- As abordagens educacionais voltadas para o surdo no Brasil são resultados de muito esforço em proporcionar meios para inclusão do surdo, mas ainda com uma visão assistencialista. A educação dos surdos em nosso país vem seguindo o compasso que mundialmente vai se constituindo no tocante a esta realidade.
IV- A abordagem bilíngue constitui-se em uma abordagem metodológica que proporciona ao surdo o acesso tanto à Língua Brasileira de Sinais como à Língua Portuguesa, no espaço de escolarização.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

No documento "Nomenclatura na área da surdez", do professor e escritor Romeu Kazumi Sassaki, que se encontra na trilha de aprendizagem, nos deparamos com as palavras "portar" e "portador de" para deficiência.
Sobre essas nomenclaturas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Uma pessoa só pode portar algo que ela possa não portar casualmente, isso se dá também com a deficiência no futuro poderá deixar de portá- la.
b) É natural em outros países mais desenvolvidos usarem palavras equivalentes a "portadores" ou (carregadoras) para se referir à pessoa com surdez ou deficiência auditiva.
c) A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa e esta pessoa não porta sua deficiência, pois as palavras "portar" e "portador de" não se aplicam a uma condição inata ou adquirida que está presente na pessoa.
d) Uma pessoa só porta algo que ela não possui. Por exemplo, uma pessoa pode portar um objeto e depois por algum motivo, deixar de portar.

Os principais tipos de audiometria são: tonal e vocal. Estes exames avaliam a capacidade de as pessoas ouvirem os sons, que podem ser realizados por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.
Neste sentido, analise as sentenças a seguir:
I- Geralmente, este exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que estão ouvindo pouco, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos.
II- O exame não requer nenhum preparo prévio, é simples, indolor e, em geral, é feito por um médico especializado na área da surdez.
III- A audiometria vocal avalia a capacidade de compreensão da voz humana emitida pelo examinador e a audiometria tonal avalia as respostas dos pacientes emitidas em diversas frequências.
IV- A pessoa é colocada numa cabine acústica, que tem uma parede de vidro. Através dela, ele só verá os gestos do examinador. A pessoa que está sendo examinada não pode emitir sons e nem fazer gestos.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Sobre os órgãos governamentais que apoiam as lutas e os direitos dos surdos, aqui no Brasil, destaca-se o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, que foi criado em meados do século XIX por iniciativa do surdo francês Eduard Huet e apoio do então Imperador D. Pedro II.
Sobre essa Instituição, analise as sentenças a seguir:
I- O Instituto Nacional de Educação de Surdos segue ocupando importante centralidade na promoção de fóruns, publicações, seminários e pesquisas em todo território nacional.
II- Foi no século XX que Eduard Huet apresenta ao Imperador D. Pedro II um relatório cujo conteúdo revela a intenção de fundar uma escola para surdos no Brasil, concretizado no ano de 1857.
III- Durante o século XIX, no Brasil, não havia ideia acerca da educação dos surdos, e as famílias relutavam em educá- los, por isso o instituto foi visto por muitos como um asilo de surdos.
IV- Além da preocupação em dar instrução precoce para bebês de zero a três anos de idade, o instituto também oferece ensino profissionalizante.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

O autor Skliar (2001) descreve sobre o modelo da perspectiva clínica-terapêutica criando uma relação direta entre a deficiência e outros problemas do indivíduo com surdez.
Sobre esta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência auditiva.
b) Modelo que relaciona com a patologia da surdez, tendo o currículo escolar como objetivo.
c) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência visual.
d) Modelo clínico-terapêutico reflete somente uma filosofia oralista com perspectiva para o indivíduo ouvinte.

O médico matemático e astrólogo italiano Gerolamo Cardano é apontado como um dos primeiros educadores de surdos no mundo.
Diante dessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Afirmou que o melhor meio de o surdo aprender era por meio da escrita, pois era um crime não instruir o surdo-mudo.
II- Por meio dos seus estudos, destacou que a mudez não era impedimento para o surdo desenvolver a aprendizagem.
III- Como estudioso médico e filósofo, utilizava a Língua de Sinais e a escrita com os surdos.
IV- Foi o primeiro estudioso a afirmar que a surdez afetava seriamente a inteligência dos surdos.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina