Logo Passei Direto
Buscar
A comunidade surda difere da comunidade ouvinte em muitos aspectos, sendo a mais importante a diferença linguística. Assim, essa comunidade desenvolveu suas potencialidades e particularidades culturais, para a sua identificação. Essas particularidades não se dão apenas na questão social e comportamental, mas se referem à:
A - Representação social.
B - Expressão cultural.
C - Construção da identidade.
D - Própria surdez.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as opções em relação ao contexto da comunidade surda e suas particularidades culturais. A - Representação social: Refere-se à forma como a comunidade é vista e representada na sociedade, mas não abrange totalmente as particularidades culturais. B - Expressão cultural: Esta opção se relaciona com as manifestações culturais da comunidade surda, como arte, tradições e práticas, mas não é a mais abrangente em termos de identificação. C - Construção da identidade: Esta opção é muito relevante, pois a identidade da comunidade surda é formada por suas experiências, cultura e língua, refletindo suas particularidades. D - Própria surdez: Embora a surdez seja uma característica importante, não abrange todas as particularidades culturais e sociais que a comunidade desenvolveu. Analisando as opções, a que melhor se refere às particularidades culturais e à identificação da comunidade surda é: C - Construção da identidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao longo da história, a educação do surdo passou por vários desafios e impasses envolvendo questões ideológicas e educacionais, que resultaram em três abordagens da oferta da educação dos surdos em nosso país: abordagem oralista, abordagem da comunicação total e a bilíngue.
Analise as sentenças a seguir:
I- Na abordagem da comunicação total acontece o uso do gesto ou de uma linguagem gestual de forma transitória, uma vez que a intenção é efetivar a comunicação.
II- A abordagem oralista visa a capacitar o surdo para a compreensão e produção da linguagem oral na mesma dimensão do ouvinte. O professor, para esta abordagem, tem que ser especialista na área da surdez.
III- As abordagens educacionais voltadas para o surdo no Brasil são resultados de muito esforço em proporcionar meios para inclusão do surdo, mas ainda com uma visão assistencialista. A educação dos surdos em nosso país vem seguindo o compasso que mundialmente vai se constituindo no tocante a esta realidade.
IV- A abordagem bilíngue constitui-se em uma abordagem metodológica que proporciona ao surdo o acesso tanto à Língua Brasileira de Sinais como à Língua Portuguesa, no espaço de escolarização.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

No documento "Nomenclatura na área da surdez", do professor e escritor Romeu Kazumi Sassaki, que se encontra na trilha de aprendizagem, nos deparamos com as palavras "portar" e "portador de" para deficiência.
Sobre essas nomenclaturas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Uma pessoa só pode portar algo que ela possa não portar casualmente, isso se dá também com a deficiência no futuro poderá deixar de portá- la.
b) É natural em outros países mais desenvolvidos usarem palavras equivalentes a "portadores" ou (carregadoras) para se referir à pessoa com surdez ou deficiência auditiva.
c) A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa e esta pessoa não porta sua deficiência, pois as palavras "portar" e "portador de" não se aplicam a uma condição inata ou adquirida que está presente na pessoa.
d) Uma pessoa só porta algo que ela não possui. Por exemplo, uma pessoa pode portar um objeto e depois por algum motivo, deixar de portar.

Os principais tipos de audiometria são: tonal e vocal. Estes exames avaliam a capacidade de as pessoas ouvirem os sons, que podem ser realizados por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.
Neste sentido, analise as sentenças a seguir:
I- Geralmente, este exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que estão ouvindo pouco, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos.
II- O exame não requer nenhum preparo prévio, é simples, indolor e, em geral, é feito por um médico especializado na área da surdez.
III- A audiometria vocal avalia a capacidade de compreensão da voz humana emitida pelo examinador e a audiometria tonal avalia as respostas dos pacientes emitidas em diversas frequências.
IV- A pessoa é colocada numa cabine acústica, que tem uma parede de vidro. Através dela, ele só verá os gestos do examinador. A pessoa que está sendo examinada não pode emitir sons e nem fazer gestos.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Sobre os órgãos governamentais que apoiam as lutas e os direitos dos surdos, aqui no Brasil, destaca-se o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, que foi criado em meados do século XIX por iniciativa do surdo francês Eduard Huet e apoio do então Imperador D. Pedro II.
Sobre essa Instituição, analise as sentenças a seguir:
I- O Instituto Nacional de Educação de Surdos segue ocupando importante centralidade na promoção de fóruns, publicações, seminários e pesquisas em todo território nacional.
II- Foi no século XX que Eduard Huet apresenta ao Imperador D. Pedro II um relatório cujo conteúdo revela a intenção de fundar uma escola para surdos no Brasil, concretizado no ano de 1857.
III- Durante o século XIX, no Brasil, não havia ideia acerca da educação dos surdos, e as famílias relutavam em educá- los, por isso o instituto foi visto por muitos como um asilo de surdos.
IV- Além da preocupação em dar instrução precoce para bebês de zero a três anos de idade, o instituto também oferece ensino profissionalizante.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

O autor Skliar (2001) descreve sobre o modelo da perspectiva clínica-terapêutica criando uma relação direta entre a deficiência e outros problemas do indivíduo com surdez.
Sobre esta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência auditiva.
b) Modelo que relaciona com a patologia da surdez, tendo o currículo escolar como objetivo.
c) Perspectiva clínica-terapêutica entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência visual.
d) Modelo clínico-terapêutico reflete somente uma filosofia oralista com perspectiva para o indivíduo ouvinte.

O médico matemático e astrólogo italiano Gerolamo Cardano é apontado como um dos primeiros educadores de surdos no mundo.
Diante dessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Afirmou que o melhor meio de o surdo aprender era por meio da escrita, pois era um crime não instruir o surdo-mudo.
II- Por meio dos seus estudos, destacou que a mudez não era impedimento para o surdo desenvolver a aprendizagem.
III- Como estudioso médico e filósofo, utilizava a Língua de Sinais e a escrita com os surdos.
IV- Foi o primeiro estudioso a afirmar que a surdez afetava seriamente a inteligência dos surdos.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina