Logo Passei Direto
Buscar
Um carrossel gira com uma frequência angular ω = 3 rad/s. Considerando o valor de π = 3,14, podemos dizer que o período de rotação é aproximadamente igual a:
A) 54,35 s
B) 60,20 s.
C) 56,52 s.
D) 58,91 s.
E) 53,25 s.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para calcular o período de rotação (T) a partir da frequência angular (ω), usamos a relação: \[ T = \frac{2\pi}{\omega} \] Dado que ω = 3 rad/s e considerando π = 3,14, podemos calcular: \[ T = \frac{2 \times 3,14}{3} \] \[ T = \frac{6,28}{3} \] \[ T \approx 2,0933 \text{ s} \] No entanto, isso não parece estar correto em relação às opções apresentadas. Vamos verificar se a pergunta está correta ou se há um erro nas opções. Se considerarmos que a pergunta se refere a um número maior, como a frequência em revoluções por minuto, precisamos converter a frequência angular para o período em segundos. O período em segundos é: \[ T = \frac{2\pi}{\omega} = \frac{6,28}{3} \approx 2,09 \text{ s} \] Isso não se encaixa nas opções. Vamos verificar se a pergunta está correta ou se há um erro nas opções. Se a pergunta estiver correta e as opções forem para um período maior, precisamos considerar que a frequência angular pode estar em um contexto diferente. Porém, se considerarmos que a pergunta está correta e as opções são para um período maior, precisamos rever as opções. Se a pergunta estiver correta e as opções forem para um período maior, precisamos rever as opções. Por favor, verifique a pergunta e as opções novamente, pois não parece haver uma correspondência direta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho abaixo: Todos os experimentos feitos até hoje para detectar a matéria escura - e foram muitos - voltaram de mãos vazias, de modo que continuamos sem entender o que gera a gravidade que mantém as galáxias coesas. A massa da matéria comum não seria suficiente para isso, o que leva os cosmologistas a estimarem que existe um "algo a mais" que representa 27% da massa do Universo, contra apenas 5% da matéria de que nós e as estrelas somos feitos - os outros 68% seriam a energia escura, que explicaria porque o Universo está se expandindo. Com a falta de resultados, os físicos estão deixando de lado as teorias usadas para embasar esses experimentos. Encorajados pelo sucesso na detecção das ondas gravitacionais, Daniel Carney e seus colegas da Universidade de Maryland, nos EUA, estão propondo dois experimentos que deverão detectar a matéria escura unicamente por seus efeitos gravitacionais, ao contrário das tentativas feitas até hoje, que tentaram detectar as hipotéticas partículas de matéria escura conforme eles colidissem com substâncias químicas comuns, emitindo luz ou liberando carga elétrica nesses choques - só para relembrar, isso não funcionou. No primeiro cenário, um bilhão de pêndulos altamente sensíveis ficaria esperando serem ligeiramente sacudidos pelo empurrão de uma partícula de matéria escura que passasse. Isso é basicamente uma miniaturização dos enormes sensores dos laboratórios Ligo e Virgo, que detectam ondas gravitacionais de eventos de dimensões cósmicas.
De acordo as informações apresentadas no trecho, avalie as afirmativas abaixo:
I. As ondas gravitacionais poderiam ser detectadas por meio da transferência de energia para os micropêndulos.
II. Segundo o trecho, o movimento do micropêndulo poderia evidenciar a existência de uma matéria que não emite luz.
III. O modelo estabelecido para busca da matéria escura, citada no texto, utiliza como princípio básico da física a lei da inércia de Newton.
A) I e II, apenas.
B) III, apenas.
C) I, apenas.
D) II, apenas.
E) I e III, apenas.

Leia o trecho abaixo: Com centenas de músicas catalogadas, além de poemas sinfônicos e concertos para diversos instrumentos e balés, o compositor e maestro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) teve sua trajetória consagrada por obras que evidenciam elementos da identidade nacional, entre eles ritmos afro-brasileiros e alusões a culturas indígenas. Leopoldo Waizbort, professor do Departamento de Sociologia da USP, defende que Villa-Lobos adotou procedimentos de composição comuns a outros artistas europeus, entre eles o uso da escala octatônica, empregada com frequência por compositores russos como Igor Stravinsky e Mikhail Glinka (1804-1857). Esse procedimento envolve a criação de escalas de oito notas musicais dentro do intervalo de uma oitava na partitura, sendo que o modelo mais conhecido é a escala simétrica formada por intervalos de tom e semitom. “Essa escala foi muito usada por Villa-Lobos como elemento construtivo de suas composições, procedimento que historicamente foi negligenciado ou diminuído nos estudos sobre sua música”, afirma o pesquisador. Para Waizbort, falta conhecer melhor como o compositor combinava e organizava elementos da música brasileira e europeia em seus trabalhos.
De acordo as informações apresentadas no trecho, avalie as afirmativas abaixo:
I. A composição de músicas caracteriza-se pelo trabalho de criação com notas que possuem períodos de vibração regulares.
II. A palavra octatônica, citada no trecho, alude a um formato de vibração característico de movimento harmônico.
III. A música clássica, também conhecida como erudita, baseia seus princípios de composição em escalas harmônicas, isso significa que mantém vibrações regulares de notas específicas.
A) III, apenas.
B) II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, apenas.
E) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina