Logo Passei Direto
Buscar
Paulo Freire afirma que: "O educador precisa partir do seu conhecimento de vida e do conhecimento de vida do educando, caso contrário o educador falha".
A partir do exposto, analise as afirmativas:
I- Paulo Freire sugere que o educador valorize o universo cultural do educando.
II- Os conteúdos devem ser selecionados mediante análise da cultura do alunado.
III- O educador falha quando, não obstante, despreza o universo cultural do educando.
IV- Não existe contradição entre material didático e conteúdos selecionados na EJA.
I e III
III e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
II e IV.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- Paulo Freire sugere que o educador valorize o universo cultural do educando. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois Freire enfatiza a importância de considerar a cultura do educando no processo educativo. II- Os conteúdos devem ser selecionados mediante análise da cultura do alunado. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois Freire defende que os conteúdos devem ser relevantes e significativos para os alunos, levando em conta sua cultura. III- O educador falha quando, não obstante, despreza o universo cultural do educando. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois Freire argumenta que ignorar a cultura do educando resulta em uma educação ineficaz. IV- Não existe contradição entre material didático e conteúdos selecionados na EJA. Falso, essa afirmativa é questionável, pois pode haver contradições entre o material didático e os conteúdos que são relevantes para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dependendo do contexto e da abordagem utilizada. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, II e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a afirmação sobre movimento de autoria na utilização das novas tecnologias e, em seguida, escolha a opção que completa o texto.
As novas tecnologias precisam ser uma ferramenta de ___________ educacional, os alunos precisam ser os __________ e _________ dos processos de utilização nas atividades cotidianas da sala de aula da EJA.
Inclusão, ouvintes e passivos
Inclusão, autores e protagonistas
Diferenciação, incluídos e secundários
Avaliação, incluídos e protagonistas
Separação, autores e secundários

Antes da Constituição de 1988, alunos com dificuldade eram separados para outras formas de ensino e alunos com problemas de indisciplina ou eram punidos ou eram enviados para centros. Podemos indicar como exemplo de um desses centros.
Podemos indicar como exemplo de um desses centros:
MOBRAL
PROJOVEM
FUNDAÇÃO CASA
EJA
FUNABEM

Dados oficiais e pesquisas recentes têm apontado que, diferentemente de tempos passados, a maior parte das pessoas que busca no sistema educacional brasileiro oportunidades de estudos acelerados em horário noturno não são adultos ou idosos analfabetos, mas, principalmente, adolescentes e jovens pobres que, após realizar uma trajetória escolar descontínua, marcada por insucessos e desistências, retornam à escola em busca de credenciais escolares e de espaços de aprendizagem, sociabilidade e expressão cultural.
Esse processo é um fenômeno:
Que se constitui numa estratégia oficial para aproximar os estudantes jovens e os adultos analfabetos em uma mesma turma.
Que, segundo Paulo Freire, é resultante de um processo de opressão das classes populares do país.
Que está presente na educação de jovens e adultos desde os anos 1940, quando o governo brasileiro criou o Ensino Supletivo.
Que se deve à combinação de fatores ligados ao mercado de trabalho e ao sistema educativo, potencializados pela redução da idade mínima para frequentar a EJA (LDB, 1996).
Que se segue os direcionamentos dos educadores e pesquisadores da Educação quando tratam do Ensino de Jovens e Adultos.

Paulo Freire (1986), ao destacar a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, para que a teoria não se transforme apenas em discurso, fala da esperança e do otimismo necessários para mudanças e da necessidade de nunca se acomodar. Segundo o autor, "somos seres condicionados, mas não determinados".
Nessa perspectiva, assinale a seguir a alternativa CORRETA.
Ensinar exige lidar com as condições econômicas e preparar o proletariado para a revolução.
Ensinar exige a desmistificação das palavras pelo exemplo.
Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
Ensinar exige transferência de conhecimentos.

A Lei de Diretrizes e Base 9394/96, em seu Art. 37, diz que: "A Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria." Como educadores responsáveis pela formação dos indivíduos e, consequentemente, pela interferência nos fazeres cotidianos da vida em comunidade, é uma prática dos professores da EJA incentivar os alunos para que estes compreendam que são sujeitos transformadores e únicos. Nesse sentido, é preciso destacar que a relação professor/aluno é uma relação de troca de conhecimentos, já que o universo dos educandos desse grupo é rico em conhecimentos de mundo.
Cabe, portanto, à escola:
Proporcionar um espaço permanente de debates com a comunidade sobre as expectativas do grupo.
Reconhecer a influência do mundo globalizado nos aspectos locais e culturais dos indivíduos marginalizados.
Organizar este conhecimento, sistematizá-lo, valorizando-o e considerando os diferentes aspectos, formas e as variadas aprendizagens.
Desenvolver o espírito crítico dos alunos, principalmente no que diz respeito à manipulação de políticos e partidos.
Possibilitar o acesso às informações que são geradas cada vez mais rapidamente no mundo moderno.

Considerando a diversidade de idades, culturas, saberes, vivências, dos alunos da modalidade EJA, temos que pensar em como potencializar a aprendizagem, principalmente no mundo moderno e pós-pandêmico.
A edificação do conhecimento é facilitada quando temos três habilidades interligadas, são elas:
Emocional, material e sensorial.
Organização da racionalidade, sensorial e emocional.
Sensorial, a organização da racionalidade e a material.
Financeira, a organização da racionalidade e sensorial.
Material, a racional e a financeira.

Mais conteúdos dessa disciplina