Logo Passei Direto
Buscar
O conceito de surdez e de pessoa surda perpassa por mudanças relacionadas às situações contextuais próprias de cada período e de acordo com as experiências que cada sujeito surdo vive. Nesse sentido, no campo educacional, vem ocorrendo uma difusão de ideologias a respeito das pessoas com surdez que tem enfatizado muito as questões entre a diferença e deficiência.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Essa questão reflete uma representação implícita que a sociedade ouvinte construiu do surdo.
( ) Remete-nos a uma perspectiva que ver a pessoa surda como capaz e completa em todos os sentidos igualmente os ouvintes.
( ) Esta é uma concepção relacionada com a patologia, tendo o currículo escolar como objetivo dar ao sujeito o que lhe falta.
( ) Somos moldados segundo a sociedade, e sabemos que não existe conceitos sobre diferença ou deficiência na sociedade.
A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - F - V.
D F - V - F - V.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o conceito de surdez e a percepção da sociedade em relação às pessoas surdas: ( ) Essa questão reflete uma representação implícita que a sociedade ouvinte construiu do surdo. É verdadeira (V). A sociedade ouvinte muitas vezes tem uma visão estereotipada e limitada sobre a surdez, o que reflete uma representação que pode não corresponder à realidade vivida pelas pessoas surdas. ( ) Remete-nos a uma perspectiva que vê a pessoa surda como capaz e completa em todos os sentidos, igualmente os ouvintes. É falsa (F). Embora haja uma crescente valorização da capacidade das pessoas surdas, a afirmação não reflete a realidade de que muitas vezes ainda existem barreiras e preconceitos que limitam essa visão. ( ) Esta é uma concepção relacionada com a patologia, tendo o currículo escolar como objetivo dar ao sujeito o que lhe falta. É verdadeira (V). Essa afirmação se refere à visão tradicional que considera a surdez como uma deficiência a ser "corrigida", o que é uma abordagem patológica. ( ) Somos moldados segundo a sociedade, e sabemos que não existem conceitos sobre diferença ou deficiência na sociedade. É falsa (F). A sociedade tem, sim, conceitos sobre diferença e deficiência, e esses conceitos influenciam a forma como as pessoas surdas são percebidas e tratadas. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a) A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A comunidade surda difere da comunidade ouvinte em muitos aspectos, sendo a mais importante a diferença linguística. Assim, essa comunidade desenvolveu suas potencialidades e particularidades culturais, para a sua identificação. Essas particularidades não se dão apenas na questão social e comportamental, mas se referem à:
Sobre a Língua Portuguesa (L2) como aquisição da segunda língua para os surdos, podemos dizer que ela está diretamente relacionada com a capacidade de a criança organizar suas ideias e pensamentos, fundamental para o seu desenvolvimento escolar e social. Assim, a riqueza de informações sobre a (L1) Língua Brasileira de Sinais e sua qualidade se torna uma interação importante nesse processo rico e complexo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Explorar a produção de vídeos literários e formas artísticas em Língua de Sinais e Língua Portuguesa garantem um processo de descoberta por parte do aluno, o que resulta em se fazer seus próprios registros.
( ) Quando há uma metodologia de alfabetização na (L1) e (L2), as crianças surdas criam habilidades para transpôr o conhecimento para a escrita, expressando melhor suas ideias.
( ) O processo de alfabetização em Língua Portuguesa para surdos é de grande importância, uma vez que esta é a língua natural do país. Assim, não existe um desafio que implique o seu aprendizado.
( ) A criança surda é colocada somente em contato com a escrita no português para ser alfabetizada seguindo as mesmas estruturas e recursos baseados no ensino para crianças ouvintes.
A F - F - V - V.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - F.

No contexto histórico da cultura surda, reconhece-se o deficiente auditivo como aquele que tem dificuldade na audição parcialmente. Ou seja, as perdas parciais, e um dos ouvidos ou mesmo nos dois, dificulta o ouvir e o falar. Nesse contexto, o conceito de surdez aparece como a perda não só parcial, mas total da audição.
Com base na autora, assinale a alternativa CORRETA:
A Para formar a identidade, cultura e comunidades surdas diferentes das que os ouvintes possuem, não precisa ter nenhuma especificidades que são exclusivas somente dos surdos.
B Nessa concepção o pensamento dos surdos, seu modo de entender e dar significado para as coisas do mundo, não formaria nenhuma cultura e muito menos identidade.
C A ideologia que defende a existência de uma cultura, identidade e comunidade surda, afirma que o surdo percebe e conhece o mundo por meio visuais, e uma linguagem diferente dos ouvintes.
D Na verdade, os autores surdos defendem que a cultura e identidade surda, somente é permitida por meio da diferença linguística e nada mais.

Antes o telefone era um aparelho inviável para os surdos, era necessário ajuda de um ouvinte para que os surdos usassem o aparelho. Sem dúvida, o celular foi uma das invenções modernas que mais tem auxiliado na comunicação entre surdos e surdos e ouvintes. Assim, existem algumas tecnologias chamadas de "tecnologias assistivas".
Sobre essas tecnologias assistivas, analise as sentenças a seguir:
I- São ferramentas que podem ser utilizadas por pessoas com deficiências.
II- Ferramentas que não tem utilidade para pessoas com alguma deficiência.
III- Entre estes são coisas desde talheres, canetas, relógio, mesas, cadeiras, computadores etc.
IV- A tecnologia assistiva pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida de qualquer indivíduo.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

As questões acerca da surdez têm chamado atenção devido às especificidades linguísticas e culturais que envolvem as comunidades surdas. Segundo Strobel (2009), a história de surdos registrada segue várias trajetórias, com perspectivas diferentes, com representações diferentes e ideias distintas sobre os surdos.
Sobre essas trajetórias, analise as sentenças a seguir:
I- Historicismo: os surdos são narrados como deficientes e patológicos.
II- História crítica: os surdos são narrados como "coitadinhos" que precisam de ajuda.
III- História cultural: os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais.
IV- Historicismo: os surdos têm capacidade, mas são dependentes.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Durante a construção da história dos surdos e da Língua de sinais, muitas personalidades se destacaram contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento no ensino-aprendizagem dos surdos. Entre eles podemos mencionar Charles Michel de L'Épée, educador francês que se interessou em aprender o meio de comunicação dos surdos que ele tinha contato.
Com relação à sua contribuição, assinale a alternativa CORRETA:
A Foi um médico que se dedicou ao estudo da deficiência auditiva, usava em suas pesquisas métodos invasivos, tais como descarga elétrica, perfuração de tímpanos.
B Idealizou o sistema de datilologia, e foi criador de vários institutos de surdos na França. Chega ao Brasil sob aprovação do imperador Dom Pedro II.
C Ele usava gestos, porém defendia o método oralista, sendo defensor da leitura labial. Além disso, fundou a primeira escola oralista na Alemanha.
D Fundou a primeira escola para surdos em Paris, Instituto Para Jovens Surdos e Mudos de Paris. Treinou inúmeros professores para surdos na Europa.

Embora exista a marca distintiva da surdez em comum em todos os surdos, por outro lado, existem várias diferenças e marcas decorrentes de trajetórias de vida de cada indivíduo. Isto se dá devido às diferentes experiências pessoais e regionais. Assim, quando falamos sobre a perspectiva da cultura identidade e comunidade surda não existe um consenso entre os autores.
Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alguns contestam a interpretação homogeneizadora da surdez como fenômeno social na medida em que mostra que esses sujeitos constituem agrupamentos sociais.
( ) São caracterizados pela marca distintiva da surdez e por diferentes marcas decorrentes de trajetórias sociais singulares, ou seja, além da marca da deficiência.
( ) As comunidades surdas estão espalhadas pelo Brasil e as variações regionais têm determinado o desenvolvimento da cultura e identidade, não distinguindo a surdez.
( ) Existem outros fatores (origem social, relações sociais, espaço geográfico, entre outros) que foram determinantes na trajetória destes indivíduos.
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina