Logo Passei Direto
Buscar
Nas últimas décadas, no processo educacional para surdos, destacaram-se algumas correntes educacionais. Para Faria (2001), o ensino de Língua Portuguesa para surdos deve ser considerado em dois momentos distintos: Língua Portuguesa oral (quando possível para o indivíduo e por opção da família) e Língua Portuguesa escrita.
Com base na corrente educacional citada pelo autor, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Bilíngue.
( ) Oralista.
( ) Da comunicação total.
( ) Bimodal.
A F - F - V - F.
B F - F - F - V.
C V - F - F - F.
D F - V - V - F.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das opções em relação à corrente educacional mencionada por Faria (2001): ( ) Bilíngue. É verdadeira (V). A abordagem bilíngue considera o uso da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa, tanto oral quanto escrita, como parte do processo educacional para surdos. ( ) Oralista. É falsa (F). A abordagem oralista foca no ensino da Língua Portuguesa oral, sem considerar a Língua de Sinais, o que não se alinha com a proposta de Faria que inclui a Língua Portuguesa escrita. ( ) Da comunicação total. É falsa (F). A comunicação total é uma abordagem que utiliza tanto a Língua de Sinais quanto a Língua Portuguesa oral, mas não é a proposta específica mencionada por Faria, que se concentra em momentos distintos. ( ) Bimodal. É falsa (F). A abordagem bimodal refere-se ao uso simultâneo de Língua de Sinais e Língua Portuguesa oral, mas não é a classificação que Faria utiliza em sua proposta. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - F, que corresponde à alternativa C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) foi criado pela Lei n° 939, de 26 de setembro de 1857, com denominação dada pela Lei n° 3.198, de 6 de julho de 1957. Podemos dizer que esse é o primeiro orgão totalmente brasileiro, que atendeu as necessidades educacionais e sociais da comunidade surda brasileira. Ele possui um Colégio de Aplicação, Educação Precoce e Ensinos Fundamental e Médio. Além disso, o INES também forma profissionais surdos e ouvintes no Curso Bilíngue de Pedagogia, experiência pioneira no Brasil e em toda América Latina. Sobre essa instituição analise as assertivas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Atualmente, o INES tem como uma de suas atribuições regimentais subsidiar a formulação da política nacional de Educação de Surdos, mas isto deve estar em conformidade com a Portaria MEC nº 323, de 08 de abril de 2009.
II- Ele nasceu com caráter estritamente político, igualmente a FENEIS, que desde sua fundação, demonstra ter plena consciência do papel que quer desempenhar na sociedade e exige da mesma sua aceitação.
a) A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
b) As duas são verdadeiras, e a primeira é uma justificativa correta da segunda.
c) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
d) A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

O conceito de surdez e de pessoa surda perpassa por mudanças relacionadas às situações contextuais próprias de cada período e de acordo com as experiências que cada sujeito surdo vive. Nesse sentido, no campo educacional, vem ocorrendo uma difusão de ideologias a respeito das pessoas com surdez que tem enfatizado muito as questões entre a diferença e deficiência. Skliar (2001) fala dessa questão em uma perspectiva clínica-terapêutica, que entende que os surdos são um grupo homogêneo que responde a uma classificação médica de deficiência auditiva. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) Essa questão reflete uma representação implícita que a sociedade ouvinte construiu do surdo.
( ) Remete-nos a uma perspectiva que ver a pessoa surda como capaz e completa em todos os sentidos igualmente os ouvintes.
( ) Esta é uma concepção relacionada com a patologia, tendo o currículo escolar como objetivo dar ao sujeito o que lhe falta.
( ) Somos moldados segundo a sociedade, e sabemos que não existe conceitos sobre diferença ou deficiência na sociedade.
A - V - F - F - V.
B - V - V - F - F.
C - F - V - F - V.
D - V - F - V - F.

O processo de oralização é diferente do processo de aquisição da leitura e escrita. Neste último caso, a perda auditiva é pouco relevante, mas no primeiro caso, a perda auditiva é significativa para pensar se é possível e como pode ocorrer o processo de oralização.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
A - O processo de oralização do surdo é obrigatório e seus pais podem ser responsabilizados.
B - A crianças surdas só iniciam o processo de oralização quando atingem os primeiros anos de idade escolar.
C - A oralização do surdo é uma decisão individual ou da família em caso de menores de idade.
D - A escola, junto ao corpo docente, pode optar se uma criança surda inicia ou não o processo de oralização.

O Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, foi criado pela Lei n° 939, de 26 de setembro de 1857, com denominação dada pela Lei n° 3.198, de 6 de julho de 1957, órgão específico, singular e integrante da estrutura organizacional do Ministério da Educação, conforme Decreto n° 6.320, de 20 de dezembro de 2007, de referência nacional na área da surdez, dotado de autonomia limitada e subordinado diretamente ao Ministro de Estado da Educação, atuando tecnicamente em articulação com a Secretaria de Educação Especial.
Assinale a alternativa CORRETA que indica quais são as finalidades do INES:
A Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
B Assistir, tecnicamente, os sistemas de ensino, visando ao atendimento educacional de alunos surdos, em articulação com a Secretaria de Educação Especial.
C Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, da publicação ou de outras formas de comunicação.
D Promover e realizar programas de capacitação de recursos humanos para pessoas que não possuam surdez.

Sendo a língua de sinais a primeira língua, a segunda língua (Língua Portuguesa) deve ser desenvolvida em outro momento, dentro da escola. Neste sentido, podemos dizer que que é fundamental o aprendizado de ambas.
Assinale a alternativa INCORRETA referente a Libras como primeira língua (L1):
A - Tanto as crianças surdas quanto as ouvintes devem ser expostas às línguas existentes em seus ambientes sociais, pois isso facilitaria a aquisição delas.
B - No caso da Libras, os surdos não têm condições de tratar de assuntos complexos como filosofia, política, entre outros.
C - Mesmo com alguns limites que a língua de sinais pode apresentar, há domínio adequado da língua escrita, os surdos têm condições plenas de aquisição total do conteúdo das coisas e, portanto, aprender sobre tudo.
D - Segundo MEC (Ministério da Educação), as pesquisas afirmam que a língua de sinais tem complexidade e expressividade semelhantes às línguas orais, ou seja, as línguas de sinais não são inferiores às línguas orais, porém, são diferentes.

A deficiência auditiva consiste na surdez leve e moderada, já a surdez consiste na surdez severa e profunda. No que se refere ao indivíduo que apresenta perda auditiva de até quarenta decibéis, podemos dizer que esta pessoa possui uma determinada surdez.
Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é considerada essa surdez:
A - Pessoa com surdez moderada.
B - Pessoa com surdez leve.
C - Pessoa com surdez severa.
D - Pessoa com surdez profunda.

Mais conteúdos dessa disciplina