Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Cidadã foi promulgada em 1988, no Brasil. Ela prevê nossos direitos e deveres.
Ao formular uma frase como essa em um texto, o autor utiliza:
a. primeira pessoa do singular, de modo a garantir a participação coletiva.
b. terceira pessoa do plural, de modo a marcar a compatibilidade do tema.
c. primeira pessoa do singular, de modo a individualizar a discussão.
d. primeira pessoa do plural, de modo a se incluir na discussão.
e. terceira pessoa do singular, de modo a se distanciar do problema.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para analisar a frase "A Constituição Cidadã foi promulgada em 1988, no Brasil. Ela prevê nossos direitos e deveres", é importante observar a perspectiva utilizada pelo autor. A frase utiliza "nossos direitos e deveres", o que indica que o autor está se incluindo na discussão, utilizando a primeira pessoa do plural ("nós"). Isso sugere uma tentativa de criar um vínculo com o leitor e enfatizar a coletividade em relação aos direitos e deveres previstos na Constituição. Agora, vamos analisar as alternativas: a. primeira pessoa do singular, de modo a garantir a participação coletiva. - Incorreto, pois não é singular. b. terceira pessoa do plural, de modo a marcar a compatibilidade do tema. - Incorreto, pois não é plural. c. primeira pessoa do singular, de modo a individualizar a discussão. - Incorreto, pois não é singular. d. primeira pessoa do plural, de modo a se incluir na discussão. - Correto, pois o autor se inclui ao usar "nossos". e. terceira pessoa do singular, de modo a se distanciar do problema. - Incorreto, pois não é singular. Portanto, a alternativa correta é: d) primeira pessoa do plural, de modo a se incluir na discussão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Para finalizar adequadamente uma resenha, pode-se: a) Oferecer ao leitor um reforço daquilo que foi exposto. b) Apresentar vocabulário mais difícil para impressionar. c) Citar novos intertextos e deixá-los em aberto. d) Deixar as informações mais complexas. e) Restringir os exemplos empregados na abordagem.

Para ser considerada como tal, uma comparação ou analogia: A ) precisa levar em conta o público a que se destina. B ) precisa apresentar ideias opostas. C ) coloca em oposição as esferas pública e privada. D ) é uma falácia argumentativa. E ) resolve problemas textuais de coesão.

Mais conteúdos dessa disciplina