Logo Passei Direto
Buscar
A senhora J. F. C., de 80 anos, é portadora de hipertensão arterial sistêmica e reside com a família da filha, que é sua cuidadora. A filha, no entanto, está com dificuldade para cuidar da mãe, relatando que ela é muito teimosa, não quer tomar a medicação e cria muitas brigas, o que está levando a filha a pensar na possibilidade de internar a mãe em uma casa de repouso.
Avalie o caso acima e determine o diagnóstico de enfermagem que deverá ser aplicado à cuidadora desta idosa:
Dificuldade de cuidar da mãe, levando-a a pensar na possibilidade de interná-la em uma casa de repouso.
Desorientada no tempo e espaço, alimenta-se e deambula com dificuldade.
Déficit no autocuidado: atividades de vida diária.
Diminuição na acuidade visual e auditiva.
Hipocorada, desidratação leve, IMC 17, abdome escavado, musculatura hipotrófica.
a.
b.
c.
d.
e.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas para determinar o diagnóstico de enfermagem mais adequado para a cuidadora da senhora J. F. C.: 1. Dificuldade de cuidar da mãe, levando-a a pensar na possibilidade de interná-la em uma casa de repouso. - Esta alternativa reflete diretamente a situação da cuidadora, que está enfrentando dificuldades em cuidar da mãe devido à resistência da paciente em tomar a medicação e ao conflito que isso gera. 2. Desorientada no tempo e espaço, alimenta-se e deambula com dificuldade. - Esta alternativa não se aplica à cuidadora, mas sim à idosa, que não é o foco do diagnóstico. 3. Déficit no autocuidado: atividades de vida diária. - Embora possa ser relevante, essa alternativa se refere mais à idosa do que à cuidadora. 4. Diminuição na acuidade visual e auditiva. - Esta alternativa não se relaciona com a situação da cuidadora, mas sim com possíveis condições da idosa. 5. Hipocorada, desidratação leve, IMC 17, abdome escavado, musculatura hipotrófica. - Esta alternativa descreve um estado clínico que não se aplica à cuidadora, mas sim à idosa. Diante da análise, a alternativa que melhor representa o diagnóstico de enfermagem para a cuidadora, considerando suas dificuldades e a situação apresentada, é: a. Dificuldade de cuidar da mãe, levando-a a pensar na possibilidade de interná-la em uma casa de repouso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A utilização da SAE contribui para uma assistência mais segura ao paciente por promover um cuidado individualizado centrado no indivíduo e na sua família, não apenas na doença, mas voltado para a eficiência dos resultados, prevenindo erros e repetições desnecessárias e melhorando a comunicação entre os membros da equipe, o paciente e a família. O método científico que utilizamos para realização da SAE é o Processo de Enfermagem que é composto por cinco fases.
Avalie as alternativas abaixo e escolha aquela que conceitua corretamente a fase do planejamento:
a. Consiste na determinação das prioridades que serão o foco do enfermeiro, definindo quais serão delegadas e quais serão encaminhadas, com a determinação das intervenções de enfermagem e o estabelecimento dos resultados esperados (metas), além do prazo para tal.
b. Consiste na determinação das causas da doença que serão o foco do enfermeiro, definindo quais serão delegadas e quais serão encaminhadas, com a determinação das condutas de enfermagem e o estabelecimento das intervenções, além do prazo para tal.
c. Consiste na determinação das prioridades que serão o foco do médico, com a determinação das intervenções de enfermagem e o estabelecimento dos resultados esperados (metas), além do prazo para tal.
d. Consiste na determinação das prioridades que serão o foco do médico, definindo quais serão delegadas e quais serão encaminhadas para a enfermagem, com a determinação da prescrição de enfermagem e o prazo para tal.
e. Consiste na determinação das intervenções que serão o foco do enfermeiro, definindo quais serão delegadas e quais serão encaminhadas, além do prazo para tal.

Leia as alternativas abaixo e escolha aquela que descreve corretamente quais fatores devemos avaliar ao determinar as intervenções de enfermagem:
a. Devemos levar em conta o resultado esperado para o cliente/paciente e a prioridade determinada pelo próprio paciente e sua família.
b. Devemos levar em conta as características definidoras do diagnóstico de enfermagem, o resultado esperado para o cliente/paciente, a viabilidade da execução da intervenção e a aceitação da intervenção pelo cliente/paciente.
c. Devemos levar em conta as características definidoras do resultado esperado, a viabilidade da execução da intervenção e a aceitação da intervenção pelo médico do paciente.
d. Devemos levar em conta o diagnóstico médico, o resultado esperado para o médico/cliente interno e a viabilidade da execução.
e. Devemos levar em conta as características do planejamento de enfermagem, o resultado esperado para o médico e a viabilidade da execução da intervenção pelo enfermeiro.

A dependência física e a mental constituem fatores de risco significativos para mortalidade, mais relevantes até que a própria doença que levou à dependência. Nem todo o dependente perde a autonomia, mas a dependência mental é a que mais leva à perda da autonomia. Segundo projeções da OMS (organização mundial de saúde), a população idosa deverá ter um aumento de 15 vezes até 2025.
A que isso se deve?
a. Diminuição da fecundidade a partir dos anos 1960, associada ao aumento da expectativa de vida que nos anos 1980 era de 43,2 anos e, em 2000, passou para 58,5 anos.
b. O principal contribuinte para esse fato foi o aumento da fecundidade e também temos uma diminuição da expectativa de vida, que nos anos 1940 era de 53,2 anos e, em 2014, passou para 58,5 anos.
c. Diminuição da fecundidade a partir dos anos 1980 foi o principal fator que causou o aumento da expectativa de vida, que nos anos 1980 era de 43,2 anos e, em 2000, passou para 58,5 anos.
d. Diminuição da fecundidade a partir dos anos 1960 foi o principal contribuinte para esse fato. Também temos um aumento da expectativa de vida, que nos anos 1950 era de 43,2 anos e, em 2000, passou para 68,5 anos.
e. Diminuição da mortalidade a partir dos anos 1950 foi o principal contribuinte para esse fato.

Escolha a alternativa correta:
I. A cicatrização é a transformação do tecido de granulação em tecido cicatricial, sendo a cicatriz a etapa final do processo curativo da ferida.
II. As feridas são classificadas em quatro estágios de acordo com o comprometimento tecidual.
III. No estágio I, ocorre o comprometimento da epiderme, com formação de eritema em pele íntegra e sem perda tecidual.
IV. No estágio IV, ocorre extensa destruição do tecido, chegando a ocorrer lesão óssea ou muscular.
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. As alternativas IV e V estão incorretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Todas as alternativas estão incorretas.
e. Somente a alternativa I está correta e as demais estão incorretas.

A senhora J. F. C., de 80 anos, é portadora de hipertensão arterial sistêmica e reside com a família da filha, que é sua cuidadora. A filha, no entanto, está com dificuldade para cuidar da mãe, relatando que ela é muito teimosa, não quer tomar a medicação e cria muitas brigas, o que está levando a filha a pensar na possibilidade de internar a mãe em uma casa de repouso.
Quais ações deverão ser prescritas com a finalidade de obter resultados (NOC) relacionados à condição neurológica da paciente?
a. Oferecer sistema de apoio; auxiliar o idoso a desfazer ideias errôneas; encorajar o idoso a avaliar seu próprio comportamento.
b. Orientar ao cuidador como auxiliar durante as refeições; ensinar ao cuidador técnicas de transferência e mobilização; ensinar ao cuidador técnicas de higiene e conforto.

Quais ações deverão ser prescritas com a finalidade de obter resultados (NOC) relacionados à condição neurológica da paciente?
a. Oferecer sistema de apoio; auxiliar o idoso a desfazer ideias errôneas; encorajar o idoso a avaliar seu próprio comportamento.
b. Orientar ao cuidador como auxiliar durante as refeições; ensinar ao cuidador técnicas de transferência e mobilização; ensinar ao cuidador técnicas de higiene e conforto.
c. Orientar sobre o perigo de outros acidentes, uso de apoio ao caminhar e evitar movimentação brusca.
d. Manter repouso uma hora antes e duas horas após as refeições.
e. Ingerir dieta hipossódica, com baixo teor de gorduras insaturadas e rica em proteínas de alto valor biológico e carboidratos.
f. Orientar a não ficar na mesma posição por mais de duas horas consecutivas.
g. Ensinar ao cuidador técnicas de higiene e conforto.

Mais conteúdos dessa disciplina