Logo Passei Direto
Buscar

Ergonomia

Outros
Leia o trecho a seguir: "Método é a maneira de se fazer algo para obter um determinado resultado. O estudo dos tempos e movimentos permite a racionalização do método de trabalho do operário e a fixação dos tempos-padrão para execução das tarefas." Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, p. 57.
Considerando o trecho apresentado e os conteúdos abordados sobre princípios da economia de movimentos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O estudo de tempos não pode ser realizado independentemente do estudo de movimentos.
II. A cronometragem dos tempos depende diretamente do método de trabalho em questão.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as asserções: I. O estudo de tempos não pode ser realizado independentemente do estudo de movimentos. Verdadeiro, pois o estudo de tempos está intimamente ligado ao estudo de movimentos, já que a eficiência do tempo está relacionada à forma como os movimentos são realizados. II. A cronometragem dos tempos depende diretamente do método de trabalho em questão. Verdadeiro, pois a forma como o trabalho é realizado (método) influencia diretamente os tempos que serão cronometrados. Agora, vamos avaliar as opções: 1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (FALSO) 2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) 3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) 4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (VERDADEIRO) 5. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "A tentativa de coligir e codificar a informação, existente como guia na determinação de métodos que resultem em máxima economia dos movimentos, esbarra numa série de dificuldades. Se se tenta apresentar princípios gerais, é provável que eles sejam abstratos e de pequena aplicação prática; por outro lado, se regras determinadas com aplicações específicas forem apresentadas, elas poderão pecar pela falta de universalidade na aplicação." Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977, p. 177.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado acerca dos princípios de economia dos movimentos para o projeto das ferramentas e equipamentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O princípio 17 recomenda o uso de gabaritos e suportes, para que as mãos sejam empenhadas em atividades úteis e que agreguem valor ao produto.
II. A máquina de cortar vergalhão é um exemplo do uso excessivamente fatigante de pedais, de modo que foram abolidas já há alguns anos.
III. Os primeiros tornos mecânicos para usinagem de peças já consideravam a importância do uso de pedais que quase não demandam energia do operador.
IV. Bateristas e guitarristas são exemplos de profissionais que utilizam pedais para viabilizar a execução de sons diferentes ao mesmo tempo.
V. Os pedais são dispositivos que facilitam o acionamento de equipamentos, podendo ser de dois tipos: de esforço alto e de esforço reduzido.
I e II.
I, III e V.
III e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.

Leia o trecho a seguir: "Gilbreth enunciou certas ‘regras para eficiência e economia dos movimentos’ que influenciam o trabalho das mãos, e, periodicamente, outros investigadores desse campo têm contribuído para o aumento dessa lista [...] Esses princípios, entretanto, formam uma base, um código ou corpo de regras que, se aplicados por uma pessoa treinada na técnica do estudo de movimentos, possibilitará aumento considerável na produção do trabalho com um mínimo de fadiga." Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977, p. 177.
A partir do texto e do conteúdo estudado sobre princípios da economia de movimentos, considere as três classificações que abrangem os princípios de economia de movimentos e associe-as com os princípios enunciados em seguida.
1) Uso do corpo humano.
2) Arranjo do local de trabalho.
3) Projetos das ferramentas e equipamentos.
( ) Devem ser utilizados alimentadores de peças que possibilitem a retirada das peças de forma fácil.
( ) As duas mãos não devem ficar paradas ao mesmo tempo, a não ser nos momentos de descanso.
( ) Nos trabalhos que utilizam a força dos dedos, a carga de trabalho deve ser distribuída de acordo de a capacidade que detém cada dedo.
( ) A estação de trabalho e o conjunto mesa-assento devem possibilitar ao operador a possibilidade de trabalhar alternadamente sentado e em pé.
( ) As alavancas e os acionadores de máquinas devem ser ergonomicamente projetados.

Mais conteúdos dessa disciplina