Logo Passei Direto
Buscar
O currículo ainda continua sendo entendido como uma lista de conteúdos a ser trabalhada em sala de aula a ser observada em cada disciplina, enquanto muitos estudos direcionam para o trabalho mais consistente que envolve, inclusive, a metodologia a ser incorporada.
Nesse sentido, considere as afirmações abaixo assinalando: Verdadeira (V) ou Falsa (F).
( ) O currículo real é aquele que ocorre na sala de aula, considerando que a aplicação do currículo formal sofre interferências das reações e posições entre professores e alunos.
( ) O ensino tradicional prioriza o ensino como uma via de mão única em que a verdade prevalece no que o professor propõe.
( ) O ensino multidisciplinar propõe que as disciplinas sejam unificadas, e perpassem através do currículo.
( ) A diversidade cultura deve ser considerada na construção e na aplicação do currículo nas escolas.
a. V -V -V -F.
b. F -V -V -V.
c. V - V -F -V.
d. F- F- F- F.
e. V -V -V -V.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o currículo: ( ) O currículo real é aquele que ocorre na sala de aula, considerando que a aplicação do currículo formal sofre interferências das reações e posições entre professores e alunos. É verdadeira (V). O currículo real é, de fato, o que acontece na prática, levando em conta as interações e dinâmicas entre professores e alunos. ( ) O ensino tradicional prioriza o ensino como uma via de mão única em que a verdade prevalece no que o professor propõe. É verdadeira (V). O ensino tradicional geralmente se caracteriza por uma abordagem em que o professor é a principal fonte de conhecimento e a aprendizagem é passiva. ( ) O ensino multidisciplinar propõe que as disciplinas sejam unificadas, e perpassem através do currículo. É falsa (F). O ensino multidisciplinar busca integrar diferentes disciplinas, mas não necessariamente as unifica; as disciplinas podem coexistir e dialogar sem perder suas especificidades. ( ) A diversidade cultural deve ser considerada na construção e na aplicação do currículo nas escolas. É verdadeira (V). A diversidade cultural é um aspecto importante a ser considerado para que o currículo seja relevante e inclusivo. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A professora Márcia trabalha com alunos do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de São Paulo. Percebendo que precisa ir além com seus alunos, resolveu trabalhar a disciplina de História através de resoluções de problemas. Ela acredita que ensinar dessa forma ajudará seus alunos a entender melhor para que servem os conteúdos trabalhados. Ela recebeu o apoio da coordenação da escola e lhe foi solicitado que compartilhasse suas ideias com os demais professores.
Essa forma de trabalhar é um caminho para se trabalhar o currículo por:
a. Vivência.
b. Abordagens.
c. Competências.
d. Relatividade.
e. Impaciência.

Segundo Ruiz (1991, p. 103), "Os princípios subjetivos operativos que guiam o filósofo ou o cientista são os sentidos corporais e a inteligência ou razão natural, diversamente acontece com o teólogo ou como o fiel que operam com sua razão iluminada, ilustrada, elevada pelo dom sobrenatural e gratuito da fé, conforme ensina a própria teologia. A fé eleva a razão a uma ordem superior e divina de conhecimento".
Analisando a afirmação e tendo em vista a concepção de educação a partir do século XVI, podemos considerar que:
a. A educação não pode se ater aos princípios da ciência, já que a fé é muito mais ampla.
b. A ciência e a fé traduzem os mesmos resultados que implicarão na construção de conteúdos curriculares.
c. A razão é mais importante que a fé.
d. A ciência pode ser subestimada por elementos não comprováveis, como a fé.
e. Dependendo da religião da pessoa, ela pode ter entendimento diferente do conhecimento científico.

Quando pensamos na palavra itinerário, logo nos deparamos com a ideia de uma sequência. Desse modo, os itinerários são uma das grandes mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio.
Sendo assim, de acordo com as proposições abaixo, assinale a alternativa que contempla o que se entende por itinerários formativos:
I – Indicam os caminhos possíveis que um estudante pode seguir durante sua trajetória acadêmica e de formação.
II – São uma possibilidade de abrir formas de organizar os componentes e conteúdos curriculares de diferentes maneiras, constituindo-se no principal foco da Lei.
III – São a inflexibilidade dos currículos que devem ser mantidas para garantir os saberes sequenciais.
a. I e II, apenas.
b. II e III, apenas.
c. II, apenas.
d. III, apenas.
e. I, apenas.

O currículo é um instrumento de transformação para além da sala de aula. Deve ser utilizado como um instrumento equilibrado, imparcial, dotado de possibilidades de experiências diferenciadas aos educandos. Nesse sentido, Pereira (2023, p. 57) afirma que "uma sociedade assim organizada produz seres distintos, que ocuparão e desempenharão atividades diversas na sociedade."
O que Pereira está comentando na citação acima?
a. O caráter de adestramento da educação moderna que, através de seus conteúdos, reafirma e reforça cada vez mais as diferenças sociais e a alienação entre os homens.
b. O sentimento de credibilidade na BNCC.
c. A credibilidade das instituições de ensino.
d. A fixação curricular observando apenas a qualificação profissional.
e. O caráter despojado da influência curricular das escolas.

Consiste em um trabalho repetitivo, onde os trabalhadores desenvolvem, em forma sequencial, a montagem de produtos a serem comercializados. Denominado de Taylorismo, pois foi desenvolvido por Frederik Winslow Taylor, pai da Administração Científica.
De que o contexto narrado está tratando ao trazer esse modelo de trabalho repetitivo?
a. Modelo de produção.
b. Linha de produção.
c. Educação da Administração Científica.
d. Estruturalismo.
e. Currículo.

Ao passo em que as crianças da educação infantil já se iniciam na construção desse currículo, verificam-se aspectos que permitam um desenvolvimento pedagógico de forma abrangente, dialógico e visando à preparação para a sociedade.
Sendo assim, tentando evitar as mesmas estruturas rígidas do ensino fundamental para as crianças, essa espécie de currículo denomina-se:
a. Ensino básico.
b. Plano de ensino.
c. Projeto pedagógico.
d. Currículo didático.
e. Currículo tecnicista.

Ao montar uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Teresinha, o mantenedor solicitou a Diretora e a Coordenadora que definissem a grade curricular.
Sabemos que antes de realizar esse tipo de definição é preciso:
a. Definir de quem é a função de construir uma grade curricular.
b. Consultar as prioridades da região.
c. Verificar toda a legislação vigente, que norteará as demais definições.
d. Consultar o Regimento Interno.
e. Definir os cursos que serão montados.

Mais conteúdos dessa disciplina