Logo Passei Direto
Buscar
Nas últimas décadas o capitalismo vem apresentando um movimento tendencial como mecanismo vital, tanto para sua preservação quanto para a ampliação de sua lógica. Neste contexto, qual característica não devemos considerar como dinâmica do capital, reforçado em seus resultados alarmantes no mundo do trabalho?
a. Terceirização e informalidade.
b. Derrota do sindicalismo autônomo e desregulamentações dos direitos do trabalho.
c. Avanço tecnológico e precarização.
d. Acumulação flexível e avanço tecnológico.
e. Trabalho contratado e regulamentado.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos identificar qual das alternativas não se alinha com as dinâmicas do capital que têm sido observadas nas últimas décadas, especialmente em relação ao mundo do trabalho. Analisando as opções: a) Terceirização e informalidade - Essas são características que refletem a dinâmica do capital, pois a terceirização muitas vezes leva à informalidade no trabalho. b) Derrota do sindicalismo autônomo e desregulamentações dos direitos do trabalho - Isso também é uma dinâmica observada, onde a desregulamentação e a diminuição do poder dos sindicatos têm sido evidentes. c) Avanço tecnológico e precarização - O avanço tecnológico muitas vezes resulta em precarização do trabalho, o que é uma dinâmica do capital. d) Acumulação flexível e avanço tecnológico - A acumulação flexível é uma característica do capitalismo contemporâneo, e o avanço tecnológico está intimamente ligado a isso. e) Trabalho contratado e regulamentado - Esta opção se destaca, pois o trabalho contratado e regulamentado não é uma dinâmica que reforça a precarização ou a informalidade, mas sim o oposto. Portanto, não se alinha com as características alarmantes do mundo do trabalho. Dessa forma, a alternativa que não devemos considerar como dinâmica do capital é: e) Trabalho contratado e regulamentado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para os países economicamente mais fortes e que ocuparam o centro da produção mundial, após o fim da Guerra Fria, final dos anos 1980 e início da década de 1990, a produção é abundante, tecnológica porque existem recursos para investimento – acesso ao crédito, por exemplo, e dimensionada para redução de custos o que inclui, muitas vezes, utilizar mão de obra mais barata em outros países, que estão à margem na escala da economia mundial, não ocupam o centro de poder econômico e por isso mesmo são chamados de periféricos.
Qual o processo que se refere a essa situação?
a. Globalização.
b. Capitalismo.
c. Flexibilização tecnológica.
d. Neoliberalismo.
e. Marxismo.

Mais conteúdos dessa disciplina