Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a autora Rogéria A. Freire (2016) na sua obra Didática do Ensino Superior é explicado algumas ocorrências durante o processo de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula.
Assinale a opção correta que apresenta a importância da relação que existe entre o Conhecimento com a Formação de Professores:
A.Conhecimento do professor, como também outros profissionais da educação, deve ser priorizado de maneira estanque e concreta em que não seja necessária ocorrer transformações o processo educacional e nem na escola.
B.O conhecimento é algo construído em sala de aula apenas pelos alunos, cabe ao professor apenas a observação do processo, pois a sua interferência assume um papel imposição e autoritarismo.
C.Na relação entre professor e aluno, o conhecimento é sempre repassado pelo professor ao aluno e, consequentemente, ocorre ao que identificamos como interação pedagógica.
D.O professor também e? um aprendiz e, por essa razão, passa a desempenhar um novo papel na sociedade contemporânea, deixando de ser o “dono” do saber para ser quem ira? construir o conhecimento com os seus alunos, assumindo um papel na educação de intelectual transformador, emancipador, crítico e mediador.
E.O professor é um sujeito detentor de um saber único e intrasferível, por isso que o conhecimento transmitido em sala de aula se tornam elementos inquestionáveis e que suprem as expectativas sociais.
User badge image
Didaticamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre a importância da relação entre o conhecimento e a formação de professores, segundo Rogéria A. Freire. A) O conhecimento do professor, como também outros profissionais da educação, deve ser priorizado de maneira estanque e concreta em que não seja necessária ocorrer transformações no processo educacional e nem na escola. - Esta opção é incorreta, pois a formação de professores deve incluir a capacidade de transformação e adaptação. B) O conhecimento é algo construído em sala de aula apenas pelos alunos, cabe ao professor apenas a observação do processo, pois a sua interferência assume um papel de imposição e autoritarismo. - Esta opção também é incorreta, pois o papel do professor é ativo e não apenas de observador. C) Na relação entre professor e aluno, o conhecimento é sempre repassado pelo professor ao aluno e, consequentemente, ocorre ao que identificamos como interação pedagógica. - Embora mencione interação, a ideia de que o conhecimento é sempre repassado de forma unilateral não reflete uma abordagem contemporânea de ensino. D) O professor também é um aprendiz e, por essa razão, passa a desempenhar um novo papel na sociedade contemporânea, deixando de ser o “dono” do saber para ser quem irá construir o conhecimento com os seus alunos, assumindo um papel na educação de intelectual transformador, emancipador, crítico e mediador. - Esta opção é correta, pois reflete a ideia de que o professor deve ser um facilitador e co-construtor do conhecimento. E) O professor é um sujeito detentor de um saber único e intransferível, por isso que o conhecimento transmitido em sala de aula se torna elementos inquestionáveis e que suprem as expectativas sociais. - Esta opção é incorreta, pois a visão de que o professor detém um saber único e intransferível não é compatível com uma abordagem crítica e reflexiva da educação. Portanto, a alternativa correta é: D. O professor também é um aprendiz e, por essa razão, passa a desempenhar um novo papel na sociedade contemporânea, deixando de ser o “dono” do saber para ser quem irá construir o conhecimento com os seus alunos, assumindo um papel na educação de intelectual transformador, emancipador, crítico e mediador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No artigo escrito pela Profa. Dra. Maria Amélia do R. S. Franco (2016) cujo título é "Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito", com o intuito de esclarecer os conceitos sobre as práticas e o que as fundamentam como práxis.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a perspectiva para a prática docente do ponto de vista entre Educação e Pedagogia no âmbito dos estudos da Didática:
A.Pedagogia como prática individual, que oferece/impõe/propõe/indica várias direções de sentido às práticas que ocorrem na sociedade, realçando seu caráter eminentemente partidário político. No entanto, essa direção de sentido está cada vez mais simples e adequada na sociedade atual.
B.Trata-se de conceitos mutuamente articulados, porém, com especificidades diferentes. Pode-se afirmar que a educação, numa perspectiva epistemológica, é o objeto de estudo da Pedagogia, enquanto, numa perspectiva ontológica, é um conjunto de práticas sociais que atuam e influenciam a vida dos sujeitos, de modo amplo, difuso e imprevisível.
C.São conceitos desarticulados, distintos e aproximação epistemológica de sentido.
D.Essa associação da Pedagogia às tarefas apenas instrucionais tem sinalizado o melhor caminho aos estudos acerca da prática pedagógica. Como teoria do ensino, a Pedagogia contenta-se com a organização da reprodução de informações, e, dessa forma, a prática pedagógica - pressuposta a essa perspectiva teórica - será voltada a repasse de conteúdos instrucionais.
E.A Pedagogia submete aos significados da multiplicidade de práticas que ocorrem na vida das pessoas. A Pedagogia propõe influências sociais que, na individualidade de cada sujeito, suas práticas, atuam sobre uma geração. É o mecanismo utilizado pela ação pedagógica, é, na realidade, um processo de perpetuação e, como tal, um processo de prática educativa.

Mais conteúdos dessa disciplina