Logo Passei Direto
Buscar
A conservação de documentos nos arquivos é o conjunto de procedimentos necessários para a interrupção ou diminuição do processo de envelhecimento, de deterioração e degradação. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A conservação em um arquivo deve ser simplificada, uma vez que o fundamento norteador do aumento da vida útil dos documentos está na digitalização.
II- Evitar ou minimizar os danos causados por diferentes agentes deterioradores é uma das atribuições da restauração como parte da política de conservação e preservação adequada.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
B As duas asserções são proposições falsas.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada asserção: I- A conservação em um arquivo deve ser simplificada, uma vez que o fundamento norteador do aumento da vida útil dos documentos está na digitalização. Essa afirmativa é falsa. Embora a digitalização seja uma ferramenta importante para a preservação de documentos, a conservação física dos documentos originais ainda é fundamental e não deve ser simplificada. II- Evitar ou minimizar os danos causados por diferentes agentes deterioradores é uma das atribuições da restauração como parte da política de conservação e preservação adequada. Essa afirmativa é verdadeira. A restauração realmente busca minimizar os danos e é parte importante da conservação e preservação de documentos. Agora, analisando as opções: A) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. Falso, pois a primeira é falsa. B) As duas asserções são proposições falsas. Falso, pois a segunda é verdadeira. C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. Falso, pois a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. Falso, pois a primeira é falsa. Portanto, a alternativa correta é que não há uma opção que contenha todas as informações verdadeiras. A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira. Se precisar de mais ajuda, estou aqui!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A cola é o ingrediente que conecta as partes de um livro. Esse material é compatível com a premissa básica da restauração que é o critério da reversibilidade. A encadernação - ou capa - e o corpo do livro são elaborados de forma separada, embora simultaneamente. Sobre as partes de um livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Com relação à estrutura e as partes de um livro, precisamos saber que os atualmente produzidos possuem, em sua maioria, capa solta.
II- A encadernação e o corpo do livro são elaborados de forma separada, devendo com isso ser conservado de forma diferenciada.
a) A primeira proposição é falsa, e a segunda é verdadeira.
b) As duas proposições são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira proposição é verdadeira, e a segunda é falsa.
d) As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

No Brasil, a definição de arquivo segue as diretrizes da instituição Arquivo Nacional. Nesse caso, os arquivos são caracterizados como espaços que registram informações em qualquer suporte ou formato, conforme o escopo da instituição que os produziu e preservou. Sobre a definição que melhor se aplica ao arquivo público, assinale a alternativa CORRETA:
a) Conjunto de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
b) Espaços que aguardam o prazo final, a destinação de recolhimento ou eliminação de documentos intermediários.
c) Instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças testemunhais.
d) Lugares de preservação de documentos impressos, dispostos ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.

Os museus são reconhecidos em diferentes perspectivas de ação. Para uns, o alcance dessas instituições se dá na ênfase da antiguidade dos acervos. Para outros, na produção do conhecimento e da informação que produzem em favor dos públicos. No que se refere à legislação brasileira de museus e de que forma essas instituições são caracterizadas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, bens culturais materiais e imateriais.
b) Instituições sem fins lucrativos abertas ao público da sociedade, visando ao desenvolvimento, à preservação técnica e à educação elitizada por meio de bens culturais com valor histórico e artístico representativo de classe.
c) Instituições que adquirem, conservam e expõem bens culturais para fins de serviços de turismo e educação.
d) Instituições com fins lucrativos que preservam, restauram, pesquisam, realizam exposições e conservação de bens históricos, artísticos e científicos para educação e deleite da sociedade.

O tipo de material de um objeto influencia o seu estado de conservação. Para realizar um diagnóstico confiável e assim atingir um padrão de conservação preventiva aceitável a essa materialidade, é preciso que uma equipe qualificada reconheça os agentes deteriorantes que podem afetá-la. Sobre os agentes deteriorantes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Agentes humanos.
II- Agentes biológicos.
III- Agentes ambientais.
A I - II - III.
B II - III - I.
C III - II - I.
D II - I - III.

O processo de restauro de um livro tem como início a construção de uma documentação detalhada da obra. O registro fotográfico e o fichamento com descrição minuciosa do estado de conservação anterior ao processo são imprescindíveis. A documentação levantada pelo fichamento é dividida em ficha de identificação do livro, ficha de encadernação, mapa de cadernos e anotações complementares (GIORDANO, 2008). Com relação à ficha de identificação do livro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Possui a descrição da encadernação do livro.
( ) Possui as informações bibliográficas e tipográficas.
( ) Possui a descrição das uniões das folhas.
A) V - F - F.
B) F - F - V.
C) V - V - V.
D) F - V - F.

Embalagens, protetores, suportes, entre outros, são meios de proteção da materialidade, formato, cor, consistência e outros atributos dos acervos tridimensionais e bidimensionais. Quanto ao acondicionamento dos objetos no acervo museológico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Embalagens de acondicionamento dos objetos devem considerar dimensões, peso, estrutura, dimensões e histórico de uso de determinada peça.
( ) É recomendável que as embalagens de acondicionamento de papel neutro, plástico bolha ou derivados, sejam fechadas usando materiais como fita adesiva, a fim de lacrar a entrada de ar.
( ) Itens frágeis, como couro e pergaminho, devem ser revestidos item a item com papel neutro antes de serem acondicionados em caixas de transporte.
( ) Itens de fácil acesso no mercado, como papelão, espuma, PVC, podem ser utilizados para o acondicionamento correto dos objetos, desde que embalados considerando as especificações deste.
A F - F - V - F.
B V - V - V - F.
C V - F - V - V.
D F - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina