Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Considere o extrato de texto: “Uma rocha é natureza, mas não um ambiente – este seria composto pelo ambiente rochoso. Está claro que se trata de uma concepção simplista e introdutória, mas é por aqui que as diferenças começam a tomar corpo e a clarear as ideias distintas dessas duas concepções”.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre as concepções ligadas ao meio ambiente, relacione os elementos abaixo às suas respectivas descrições e características:
1 Natureza
2 Meio Ambiente
3 Artefato
( ) É compreendida por meio da percepção do ser humano e é uma construção sociocultural.
( ) Evidencia a ideia de relações entre elementos (abióticos e bióticos) de uma realidade.
( ) Atribui-se à construção humana.
A 2 – 1– 3
B 2 – 3 – 1
C 3 – 2 – 1
D 1 – 2 – 3
E 1 – 3 – 2
User badge image
psicopedagogia360

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada item e suas descrições: 1. Natureza 2. Meio Ambiente 3. Artefato Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: ( ) É compreendida por meio da percepção do ser humano e é uma construção sociocultural. - Esta descrição se refere ao Meio Ambiente (2), pois envolve a percepção e construção sociocultural. ( ) Evidencia a ideia de relações entre elementos (abióticos e bióticos) de uma realidade. - Esta descrição se refere à Natureza (1), que envolve as interações entre os elementos do ambiente. ( ) Atribui-se à construção humana. - Esta descrição se refere ao Artefato (3), que é algo criado pelo ser humano. Portanto, a sequência correta é: 2 (Meio Ambiente) – 1 (Natureza) – 3 (Artefato). Assim, a alternativa correta é: A 2 – 1 – 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho de texto: “As sociedades humanas constroem sua existência por meio do conhecimento que desenvolvem de si mesmas e do entorno que lhe dá suporte”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre o conhecimento humano, é correto afirmar que:
A As sociedades humanas, ao dar significado as coisas e fenômenos, tornam o mundo compreensível, conseguindo se desenvolver e atuar sobre o meio que vivem.
B O conhecimento historicamente construído carece de processos naturais, sendo orientado unicamente pelas relações sociais.
C A evolução do conhecimento ocorre a partir das habilidades naturais (intrínsecas) do ser humano.
D O sentido da vida, das coisas e dos fenômenos não puderam ser adquiridos pelas sociedades humanas.
E O desenvolvimento do conhecimento humano tem origem na Revolução Industrial (século XVIII e XIX).

Leia o trecho de texto: “No âmbito político-partidário, poucos grupos se direcionaram para a questão ambiental de fato, prevalecendo o discurso e pouca ou, na maioria das vezes, nenhuma ação”.
De acordo com o trecho, seus conhecimentos e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre a repercussão das temáticas ambientais na política brasileira, assinale a alternativa correta:
A Alguns partidos políticos já consagrados anexaram a temática ambiental às suas pautas alavancando as discussões e atitudes em prol da conservação.
B A adesão de pautas ecológicas nos partidos políticos permitiu maior engajamento da população junto às decisões de ordem social e ambiental.
C O que tem se visto é que a adesão das pautas ecológicas nos partidos políticos é mais um cumprimento da agenda socioambiental mundial e de atração de eleitores.
D A exemplo das Usinas Hidrelétricas como de Belo Monte e Itaipu, o clamor da sociedade foi ouvido pelos políticos que alteraram o projeto em vista da preservação ambiental.
E A pedido da população, os políticos liberaram a transposição do rio São Francisco respeitando as normativas estabelecidas para a proteção de áreas naturais.

Leia a citação: "O conceito de natureza é bastante antigo, sendo pouco provável definir seu primeiro emprego ou formulação. Segundo Santos e Imbernon [...], tal conceito provém do grego physis, termo empregado por pré-socráticos e retomado por Aristóteles".
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre a ideia de natureza, é correto afirmar que:
A O conceito de natureza é atemporal, sendo empregado pela primeira vez por pré-socráticos e assim se perpetuado, sem modificações, ao longo do tempo e espaço.
B Por um longo período a concepção de natureza foi influenciada pela teologia cristã e foi a partir da Idade Média que se deu início a separação conceitual entre Homem e Natureza, culminando na “desnaturalização” do homem.
C A natureza sempre foi capaz de ordenar os seus próprios movimentos de maneira racional o que a torna, perante a visão Cristã, uma representação divina.
D Desde os gregos, homem e natureza eram vistos separadamente, pois a natureza era a physis, comum ao universo físico, da qual o homem não fazia parte.
E A ideia atual considera que tudo que é derivado de elementos naturais deve ser contemplado como natureza ou ambiente, já que ambos são considerados sinônimos.

Considere a citação: '[...] a vulgarização de conceitos, em grande parte provocada pela ação midiática, trouxe a perspectiva de que a natureza e meio ambiente são sinônimos, acarretando prejuízos ao discurso cientifico pela evidenciação do senso comum'.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade em relação à influência da mídia sobre os discursos ambientalistas, assinale a alternativa correta:
A Os discursos midiáticos são veículos para a disseminação do conhecimento cientifico, fazendo-os irrefutáveis.
B Para alguns autores, a mídia tem importante papel na veiculação dos conceitos de natureza e ambiente, o que faz com maestria.
C Os discursos inflamados e sensacionalistas acabam por criar desacertos de significados conceituais e dificultar a compreensão real do problema e ação adequada.
D O discurso midiático nos permite melhor leitura da realidade, já que é ausente de sensacionalismo e intenções subversivas.
E Apesar do sensacionalismo enraizado no discurso midiático, tornar os problemas ambientais senso comum, contribui com a divulgação dos conceitos e tomadas de decisão.

Atente para a citação: “Ao conceber o meio ambiente como resultado das relações entre a sociedade e a natureza, encontramos duas ciências que, desde sua origem, tratam do tema nessa perspectiva: a geografia e a ecologia”.
Considerando a citação, os seus conhecimentos e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, associe os termos às suas respectivas características:
1. Ecologia
2. Geografia
( ) Criou o conceito de meio.
( ) Busca compreender a formação e a dinâmica das paisagens.
( ) Busca compreender a relação entre os seres vivos e o meio.
A 1 – 2 – 2
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2
D 1 – 2 – 1
E 2 – 2 – 1

Mais conteúdos dessa disciplina