Logo Passei Direto
Buscar
É possível afirmar que o termo currículo é polissêmico e que, muitas vezes, não há consenso entre tais conceituações, sendo que essas remetem a diferentes concepções, valores, interesses e intenções, os quais implicam diretamente em que prática?
a. Prática Filosófica.
b. Prática Social.
c. Prática Conceitual.
d. Prática Econômica.
e. Prática Pedagógica.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o que significa o termo "currículo" e como ele se relaciona com diferentes práticas. O currículo, sendo polissêmico, reflete diversas concepções e valores que influenciam diretamente a prática educacional. Analisando as alternativas: a) Prática Filosófica - Embora a filosofia possa influenciar concepções de currículo, não é a prática diretamente relacionada ao seu uso cotidiano. b) Prática Social - O currículo pode refletir valores sociais, mas a prática mais diretamente relacionada ao seu desenvolvimento e aplicação é a educacional. c) Prática Conceitual - Essa opção é muito ampla e não se refere especificamente à aplicação do currículo. d) Prática Econômica - O currículo não está diretamente ligado a práticas econômicas, embora possa ser influenciado por elas. e) Prática Pedagógica - Esta opção se refere diretamente à aplicação do currículo no contexto educacional, onde as concepções e valores se manifestam na prática de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a alternativa correta é: e) Prática Pedagógica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo o Parecer n.º 11, de 10 de maio de 2000, do CNE, qual é a característica da função equalizadora? a. Relaciona-se à igualdade de oportunidades que possibilita aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e nos canais de participação. b. Refere-se à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não-escolares. c. Refere-se à entrada dos jovens e adultos no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado – o direito a uma escola de qualidade. d. Refere-se ao reconhecimento da igualdade de todo e qualquer ser humano quanto ao acesso a um bem real, social e simbolicamente importante. e. É a função permanente e, mais que uma função, o próprio sentido da EJA.

De acordo com a Tese de doutorado da professora Valdecy Margarida da Silva, defendida em 2012, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, intitulada “Alfabetização e Letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos”, no qual podemos encontrar os níveis de alfabetismo com as respectivas habilidades/capacidades. Sobre as habilidades/capacidades do Alfabetismo em nível pleno, assinale a alternativa correta.
a. Corresponde à condição dos que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases ainda que uma parcela destes consiga ler números familiares.
b. Classificadas neste nível estão as pessoas cujas habilidades não mais impõem restrições para compreender e interpretar textos em situações usuais: leem textos mais longos, analisando e relacionando suas partes, comparam e avaliam informações, distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses.
c. As pessoas classificadas neste nível podem ser consideradas funcionalmente alfabetizadas, pois já lêem e compreendem textos de média extensão, localizam informações mesmo que seja necessário realizar pequenas inferências, leem números na casa dos milhões, resolvem problemas envolvendo uma sequência simples de operações e têm noção de proporcionalidade.
d. Mostram limitações quando as operações requeridas envolvem maior número de elementos, etapas ou relações.
e. Corresponde à capacidade de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta), ler e escrever números usuais e realizar operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica.

Mais conteúdos dessa disciplina