Logo Passei Direto
Buscar
A atmosfera terrestre está em constante transformação. A todo o momento há variação de temperatura, pressão, ventos, nuvens, entre várias outras mudanças. A aproximação de uma massa de ar altera as condições meteorológicas de um determinado local. A primeira visualização desta mudança é a chegada de uma frente, que altera o tempo deste local, e dependendo do tipo de frente, pode provocar chuva forte, acompanhada de fortes tempestades. Após a passagem frontal, a massa de ar ocupa o espaço, impondo as suas propriedades termodinâmicas (temperatura, umidade) sobre a região atingida.
Sobre a dinâmica dessas massas, analise as afirmativas a seguir:
I. Entre as massas de ar, ocorrem as chamadas frentes (frias ou quentes), associadas a alterações das condições atmosféricas.
II. A formação de massas de ar de característica fria se dá nas regiões próximas aos polos. Já as massas de ar quentes são constituídas nas regiões equatoriais e subtropicais.
III. São produtoras de massas de ar apenas as planícies árticas (massas de ar frias) e os grandes desertos (massas de ar quentes).
IV. As massas de ar sempre mantêm suas características conforme se deslocam pelas superfícies.
A II e III.
B I e II.
C I, II e IV.
D III e IV.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Entre as massas de ar, ocorrem as chamadas frentes (frias ou quentes), associadas a alterações das condições atmosféricas. Verdadeiro, as frentes são de fato a interface entre diferentes massas de ar e estão associadas a mudanças nas condições meteorológicas. II. A formação de massas de ar de característica fria se dá nas regiões próximas aos polos. Já as massas de ar quentes são constituídas nas regiões equatoriais e subtropicais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois massas de ar frias se formam em regiões polares e massas de ar quentes se formam em regiões equatoriais e subtropicais. III. São produtoras de massas de ar apenas as planícies árticas (massas de ar frias) e os grandes desertos (massas de ar quentes). Falso, essa afirmativa é incorreta, pois existem outras regiões que também podem produzir massas de ar, como oceanos e outras áreas geográficas, não se limitando apenas às planícies árticas e desertos. IV. As massas de ar sempre mantêm suas características conforme se deslocam pelas superfícies. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois as massas de ar podem mudar suas características (como temperatura e umidade) ao se deslocarem e interagirem com diferentes superfícies. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: B) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A previsão de clima seco fez com que a Defesa Civil de Belo Horizonte emitisse um alerta para população. Segundo o órgão, a atuação de uma massa de ar seco sobre a capital deixa a umidade relativa do ar em torno de 30%. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal é de 60%. O índice entre 21% e 30% é considerado estado de atenção. Para evitar problemas de saúde por conta do tempo seco, a Defesa Civil orienta que a população beba bastante líquido para não desidratar, escolha alimentos mais leves, evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h.
O excerto exemplifica uma situação comum em cidades que estão localizadas nas baixas latitudes e que recebem alta intensidade de raios solares. Nesse sentido, considerando o conteúdo sobre elementos atmosféricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A umidade relativa do ar está relacionada à quantidade de vapor disponível na atmosfera, assim, na cidade de Belo Horizonte, pode-se afirmar que havia baixa quantidade de água em estado gasoso na atmosfera.
( ) Um processo que poderia aumentar a umidade relativa do ar na cidade de Belo Horizonte é o de condensação e precipitação, isto é, a água em estado líquido na atmosfera aumentaria a umidade do ar.
( ) A umidade relativa do ar é o processo da falta de água em estado gasoso na atmosfera. Entretanto, esse processo tem início na estratosfera com a formação de nuvens localizadas que não entram em processo de precipitação.
( ) A insolação é a responsável pela baixa umidade relativa do ar, visto que o sol que atinge a superfície dispersa as gotículas de água na atmosfera, processo que acontece principalmente na região do Nordeste.
A V; F; F; V.
B V; F; F; F.
C V; V; F; F.
D F; V; V; F.

A climatologia utiliza como campo de estudo a atmosfera e os fenômenos climáticos que nela ocorrem. Como a climatologia é uma ciência ampla, ela atua em conjunto com a meteorologia sendo que ambas as ciências regem seus estudos através da atmosfera. A atmosfera é formada por um conjunto de gases de diferentes tipos, que tem como propósito a proteção do planeta Terra. Esses gases que estão presentes na atmosfera atuam na proteção, mas também exercem funções importantes no contexto da vida no planeta como, por exemplo, no crescimento das plantas. A atmosfera é composta por pelo menos 11 camadas/regiões, cada uma com composições e funções específicas.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Termosfera possui espessura entre 80 a 800 km. É a camada em que ocorrem as famosas auroras boreais.
( ) A camada denominada Troposfera é a qual vivemos, que pode chegar ao máximo de 8 km de altitude, região estável desse modo propícia para aviões.
( ) A exosfera é conhecida como a camada mais externa do planeta Terra, onde está localizada uma boa parte da camada de Ozônio.
( ) A Estratosfera é a camada que possui este nome devido à origem grega "Região de estratificação", também nesta camada é que se origina o azul o céu.
( ) As camadas da atmosfera estão estruturadas horizontalmente e estão organizadas em camadas e regiões.
A V; F; F; V; F.
B V; F; V; F; V.
C F; F; V; V; V.
D V; V; F; F; V.

A atmosfera pode ser descrita como uma camada de gás, fina, presa a Terra pela força da gravidade. Ela está estruturada em camadas, que foram definidas segundo suas características de temperatura, altitude e propriedades físicas.
Observando essa representação e recordando os conhecimentos sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É possível observar que, em todas as camadas da atmosfera, a variação térmica é inversamente proporcional à elevação da altitude. Isso quer dizer que quanto maior a distância da camada em relação ao nível médio do mar, menor será a temperatura do ar.
( ) A Troposfera é a camada mais baixa da atmosfera e demonstra importância direta para o homem, pois é nesta porção onde ocorrem, de forma mais marcante, os fenômenos do tempo atmosférico e a turbulência, ou seja, é a região em que se estabelecem as condições de tempo, que em muito condicionam as atividades humanas.
( ) As deflexões na linha de temperatura demonstram que a altitude não é o único fator que determina a temperatura do ar; as diferentes camadas apresentam variações em sua densidade e composição, concentrando maior ou menor quantidade de determinados gases, criando condições específicas para o aumento ou redução da temperatura.
( ) Na Troposfera, a média de temperatura é inversamente proporcional à elevação da altitude. Isso quer dizer que quanto maior a altitude, menor será a temperatura do ar.
A F; F; V; V.
B F; F; F; F.
C F; V; V; V.
D V; V; F; F.

Mais conteúdos dessa disciplina