Logo Passei Direto
Buscar
Para Sommerville, durante as atividades de requisitos e projeto, os sistemas podem ser modelados como um conjunto de componentes e relacionamentos entre esses componentes. Em geral, eles são ilustrados graficamente no modelo de arquitetura de sistema que fornece, ao leitor, uma visão geral da organização do sistema.
Em relação às técnicas de análise NÃO é correto afirmar:
A análise estruturada trabalha com três visões: funções, dados e controle.
A análise estruturada trabalha com foco funcional.
Na análise orientada a objetos modelamos o problema usando o conceito de objeto/classe.
A análise orientada a objetos trata o mundo composto por objetos.
A análise estruturada tem como objetivo modelar aspectos estáticos de um problema, utilizando o modelo de objetos.
User badge image
Tópicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A afirmação que NÃO é correta em relação às técnicas de análise é: "A análise estruturada tem como objetivo modelar aspectos estáticos de um problema, utilizando o modelo de objetos." Isso porque a análise estruturada foca em modelar funções e processos, enquanto a análise orientada a objetos se concentra em objetos e suas interações. A análise estruturada não utiliza o modelo de objetos para representar aspectos estáticos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A amplitude de uma sequência (ou sinal de tempo discreto) é definida como o valor de cada uma de suas amostras. Se impusermos, sobre uma sequência x[n], a modificação y[n] = c.x[n], em que c é uma constante qualquer, a fim de obtermos uma outra sequência y[n], teremos realizado uma operação denominada:
Deslocamento no tempo
Acumulação
Mudança na escala do tempo
Compressão
Mudança na escala de amplitude

Equações de diferença podem ser utilizadas para relacionar entrada e saída de sistemas de tempo discreto. Considere, por exemplo, a equação de diferença com coeficientes constantes dada pela expressão y[n] = x[n] - 2.x[n+1] + 3.x[n-2]. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica uma propriedade do sistema de tempo discreto descrito pela equação apresentada.
Causalidade
Estabilidade
Não-causalidade
Não-linearidade
Realizabilidade física

As afirmativas a seguir estão relacionadas a propriedades dos chamados sistemas discretos. Leia atentamente cada uma delas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I. Se da saída obtida de um sistema de processamento for possível recuperar o sinal de entrada, diz -se que o sistema em questão é inversível.
II. Por meio de sistemas lineares e invariantes com o tempo, é possível resolver todas as classes de problemas em processamento de sinais, inclusive aqueles que, em princípio, requereriam o emprego de sistemas não - lineares.
III. Uma das consequências do uso de sistemas discretos não-estáveis para processamento de sinais é a obtenção de sinais distorcidos na saída.
I, II e III
III apenas
II e III apenas
I e III apenas
I apenas

As afirmativas a seguir estão relacionadas aos chamados ¿sistemas discretos¿. Leia atentamente cada uma delas. I. Um degrau unitário de tempo discreto u[n] pode ser expresso em termos de impulsos unitários de tempo discreto δ[n] por meio da relação a seguir: II. A forma geral de uma sequência exponencial é x[n] = A.αn, em que A e α são números reais. III. Uma sequência senoidal é definida pela expressão x[n] = A.cos(ωn + θ)2, em que ω é a frequência em radianos e θ é o ângulo de fase em radianos. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, II e III
I e II apenas
I e III apenas
III apenas
II apenas

No contexto da Engenharia de Requisitos, considere: I. O sistema deve fornecer uma entrada de dados que possibilite a inclusão de atributos de permissão de acesso às dependências da corporação por técnicos, supervisores e chefes. II. Algumas permissões de acesso deverão ter tratamento especial para a entrada de atributos. Para este tipo de permissão, atributos excedentes a uma faixa predeterminada só poderão ser incluídos por chefes de seção. Em relação às assertivas acima, é correto afirmar:
a assertiva contida no item II é uma condição restritiva do requisito funcional do item I. Por si só, não constitui um requisito, tanto funcional quanto não funcional.
o item I trata de um requisito não funcional e a ele está associado o requisito funcional, contido no item II.
o item I trata de um requisito funcional e a ele está associado o requisito não funcional, contido no item II.
ambos referem-se a requisitos funcionais.
a assertiva contida no item II é uma condição restritiva do requisito não funcional do item I. Por si só, não constitui um requisito, tanto funcional quanto não funcional.

Considerando o seguinte mini mundo marque a alternativa que representa o elemento NÃO relacionado a análise estrutural: "A estratégia da Livraria ESTÁCIO não prevê a manutenção de livros em estoque. Todos os livros solicitados por seus clientes são, semanalmente, encomendados às editoras. As editoras e os livros comercializados são selecionados pela Direção da Livraria. Os clientes solicitam os livros pela internet a partir do código, após a análise do resumo. Os pedidos são analisados e encomendados às editoras no final de toda semana. Quando os livros são fornecidos, a livraria confere a nota de entrega da editora com a requisição, devolve as que contiverem erros e atende aos pedidos dos clientes, emitindo a faturas de cobrança. Se o fornecimento dos livros estiver correto, as faturas encaminhadas pelas editoras são registradas e pagas."
Resumo.
Encomendar livros.
Livros.
Clientes.
Código do livro.

As afirmativas a seguir estão relacionadas à análise no domínio da frequência e, em particular, às propriedades da transformada de Fourier de tempo discreto. Leia atentamente cada uma delas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I. A transformada de Fourier da resposta ao impulso h[n] de um sistema discreto linear e invariante com o tempo, normalmente denotada por H(ejω), recebe o nome de resposta em frequência ou função de transferência do sistema.
II. Quando um sinal x[n] é colocado na entrada de um sistema discreto linear e invariante com o tempo com resposta ao impulso h[n], o sinal de saída possuirá transformada de Fourier dada por X(ejω)*H(ejω), em que * denota a operação de convolução.
III. O chamado Teorema da Modulação indica, basicamente, que a convolução entre dois sinais no domínio do tempo equivale a um produto, no domínio da frequência, entre as transformadas de Fourier desses sinais.
II apenas
II e III apenas
I, II e III
I e II apenas
I apenas

As afirmativas a seguir estão relacionadas à análise no domínio da frequência e, em particular, a questões de convergência da transformada de Fourier de tempo discreto. Leia atentamente cada uma delas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I. A condição expressa por é suficiente para que o sinal discreto x[n] possua transformada de Fourier de tempo discreto. Isso significa que pode haver sinais que não atendem tal condição, mas que, ainda assim, possuem transformada de Fourier de tempo discreto.
II. O degrau unitário discreto, normalmente denotado por u[n], não possui transformada de Fourier de tempo discreto.
III. O chamado ¿fenômeno de Gibbs¿ não possui relação com as imperfeições observadas nos pontos de descontinuidades de um sinal reconstruído a partir de suas componentes de frequência.
I e II apenas
II apenas
I apenas
I, II e III
II e III apenas

Mais conteúdos dessa disciplina