Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Ferreiro (1995) e Morais (2005), por que a escrita não é um código de transposição gráfica dos fonemas? Assinale a alternativa correta.
A ) Porque basta que haja uma transposição perceptivo-motora, na qual o aprendiz faça a associação fonema/grafema.
B ) Porque a escrita é um sistema notacional, que registra em algum suporte as partes orais das palavras, cabendo ao leitor relacionar a palavra escrita à sua respectiva representação.
C ) Porque basta o aprendiz memorizar os símbolos gráficos e fazer a transcrição deles em um suporte para que possa ler e escrever.
D ) Porque é preciso haver a efetiva apropriação do sistema de escrita alfabética, que consiste na transcrição das partes orais das palavras em algum suporte.
E ) Porque o aprendiz não precisa conhecer o sistema ou compreender seu funcionamento, tampouco conhecer suas convenções. Para escrever, basta que ele faça a associação fonema/grafema.
User badge image
Debate de Filosofia da Educação

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à pergunta sobre por que a escrita não é um código de transposição gráfica dos fonemas, vamos analisar as alternativas: A) Porque basta que haja uma transposição perceptivo-motora, na qual o aprendiz faça a associação fonema/grafema. - Essa opção sugere que a escrita é apenas uma associação, o que não é suficiente para explicar a complexidade da escrita. B) Porque a escrita é um sistema notacional, que registra em algum suporte as partes orais das palavras, cabendo ao leitor relacionar a palavra escrita à sua respectiva representação. - Esta opção reflete a ideia de que a escrita é mais do que uma simples transposição, pois envolve a relação entre a forma escrita e a representação oral. C) Porque basta o aprendiz memorizar os símbolos gráficos e fazer a transcrição deles em um suporte para que possa ler e escrever. - Essa opção simplifica demais o processo de escrita, não abordando a compreensão necessária. D) Porque é preciso haver a efetiva apropriação do sistema de escrita alfabética, que consiste na transcrição das partes orais das palavras em algum suporte. - Embora mencione a apropriação do sistema, não explica por que a escrita não é apenas uma transposição gráfica. E) Porque o aprendiz não precisa conhecer o sistema ou compreender seu funcionamento, tampouco conhecer suas convenções. Para escrever, basta que ele faça a associação fonema/grafema. - Essa opção é incorreta, pois a compreensão do sistema é fundamental para a escrita. A alternativa que melhor explica por que a escrita não é apenas um código de transposição gráfica dos fonemas é: B) Porque a escrita é um sistema notacional, que registra em algum suporte as partes orais das palavras, cabendo ao leitor relacionar a palavra escrita à sua respectiva representação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Santos e Albuquerque (2005, p. 97), não basta levar para a sala de aula exemplares de textos que circulam socialmente para que a situação de leitura e produção de texto seja real e significativa.
Para essas autoras, o que é necessário para que isso aconteça? Indique a alternativa correta.
a) É necessário haver a intenção clara e explícita de atender à determinada finalidade, pois o objetivo principal do ensino deve ser a identificação do gênero e da finalidade de um texto.
b) É necessário haver a intenção clara e explícita de levar os alunos a se apropriarem da escrita alfabética, pois o objetivo principal do ensino deve ser o trabalho com o som das letras e com a consciência fonológica.
c) É necessário haver a intenção clara e explícita de atender à determinada finalidade, que é levar os alunos a se apropriarem da escrita alfabética, pois é mais importante o aprendiz saber identificar o gênero e a finalidade de um texto do que ser capaz de lê-lo.
d) É necessário haver a intenção clara e explícita de atender à determinada finalidade, além de os alunos se apropriarem da escrita alfabética, pois de pouco serve o aprendiz identificar o gênero e a finalidade de um texto se não for capaz de lê-lo.
e) É necessário haver a intenção clara e explícita de levar os alunos a se apropriarem da escrita alfabética, pois o objetivo principal do ensino deve ser o trabalho com textos que prevejam a maior quantidade possível de combinações entre letras e sílabas.

Assinale a seguir a alternativa que indica o que define a singularidade do professor, de acordo com Nóvoa (2014):
a ) A singularidade do professor depende das concepções que ele tem de educação e de suas escolhas metodológicas, porém tem pouca relação com as particularidades da história de cada sujeito e com o movimento dialógico que ele estabelece com a sociedade da qual faz parte.
b ) A singularidade do professor é definida pelo propósito profissional de transmitir ou repassar conhecimentos preestabelecidos, geralmente por terceiros, para seus alunos, além de corrigi-los e verificar periodicamente sua evolução.
c ) A singularidade do professor é definida pelo caminho individual traçado na construção da identidade profissional, o qual vai depender das concepções que o professor tem de educação, bem como de suas escolhas metodológicas e de seu estilo pessoal.
d ) A singularidade do professor é definida pelo caminho individual traçado na construção da identidade profissional, porém não está ligada ao resultado de suas práticas pedagógicas, pois estas são fruto de suas experiências e escolhas.
e ) A singularidade do professor é definida pela sua formação inicial, pois as suas concepções de educação, suas escolhas metodológicas e seu estilo pessoal vão depender da linha pedagógica à qual ele aderiu enquanto estava nos bancos acadêmicos.

Mais conteúdos dessa disciplina