Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da gerência científica, assinale a alternativa correta.
A) A moralização da atividade produtiva transbordava, por sugestão do próprio Taylor, os muros da fábrica e ganhava a rotina familiar por meio da ampliação do tempo livre (jornadas diárias de 8 horas) e do poder de compra (salários de US$ 5 por dia).
B) A individualização do trabalhador na fábrica – por meio da ampliação da divisão do trabalho ou da segmentação, execução e concepção – pretende, a um só tempo, ampliar a produtividade e evitar a articulação sindical.
C) Vale-se da chamada gestão de talentos, prática por meio da qual se concede autonomia funcional ao trabalhador.
D) Diante das inovações carreadas pela gerência científica, pode-se observar que a ampliação da produtividade impacta, necessariamente, no volume de mais-valia extraído. Essa mais-valia pode ser descrita como exclusivamente absoluta.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a gerência científica: A) A moralização da atividade produtiva transbordava, por sugestão do próprio Taylor, os muros da fábrica e ganhava a rotina familiar por meio da ampliação do tempo livre (jornadas diárias de 8 horas) e do poder de compra (salários de US$ 5 por dia). - Essa afirmação é um pouco exagerada, pois a proposta de Taylor focava mais na eficiência e produtividade do que em moralizar a atividade produtiva. B) A individualização do trabalhador na fábrica – por meio da ampliação da divisão do trabalho ou da segmentação, execução e concepção – pretende, a um só tempo, ampliar a produtividade e evitar a articulação sindical. - Essa alternativa reflete uma crítica à gerência científica, que realmente busca aumentar a produtividade, mas a parte sobre evitar a articulação sindical é uma interpretação que pode não ser totalmente precisa. C) Vale-se da chamada gestão de talentos, prática por meio da qual se concede autonomia funcional ao trabalhador. - A gerência científica, na verdade, tende a centralizar o controle e a padronização, não promovendo a autonomia do trabalhador. D) Diante das inovações carreadas pela gerência científica, pode-se observar que a ampliação da produtividade impacta, necessariamente, no volume de mais-valia extraído. Essa mais-valia pode ser descrita como exclusivamente absoluta. - A mais-valia absoluta é um conceito que se refere ao aumento da jornada de trabalho, enquanto a gerência científica também pode levar à mais-valia relativa, que é o aumento da produtividade sem necessariamente aumentar a jornada. Após essa análise, a alternativa que mais se aproxima da proposta da gerência científica, embora com algumas ressalvas, é a B. Portanto, a resposta correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em entrevista concedida a uma revista nacional, a subsecretária-geral da ONU e diretora do Programa nas Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Anna Tibaijuka, ao ser perguntada sobre o futuro das cidades na atual ordem global, respondeu da seguinte maneira: “Há vários futuros. Algumas cidades têm futuro brilhante: criação de oportunidades, melhoria e aperfeiçoamento da qualidade de vida, ampliação das liberdades sociais, culturais e políticas. Outras têm futuro menos promissor, com declínio natural e perda da importância, não só em âmbito internacional, mas também nacional. Quando examinadas a partir da perspectiva regional, algumas regiões como a Ásia vão prosperar enquanto outras, como a África Subsaariana, continuarão lutando pela prestação de serviços básicos. Se a falta de moradia adequada e de serviços básicos (que é um problema de governo) não for solucionada, o número de moradores de favelas nas cidades vai aumentar, o que consequentemente ampliará o fosso urbano; a agitação social e os movimentos sociais tenderão a aumentar, impondo risco à vida nas cidades” (Entrevista concedida à Revista Desafios do Desenvolvimento, IPEA, fevereiro-março de 2010, ano 7, n.º 59, p. 13).
Considerando as afirmacoes da subsecretária-geral da ONU e o tema “As transformações no espaço urbano e rural”, assinale o que for correto.
01) A globalização dos mercados não é acompanhada, necessariamente, por uma distribuição da riqueza que seja capaz de reduzir os problemas urbanos existentes em várias regiões do mundo.
02) Parte significativa dos problemas urbanos atuais já não decorre do êxodo rural, mas do modo de inserção das cidades na economia global.
04) Segundo Anna Tibaijuka, as cidades africanas estão condenadas ao subdesenvolvimento, ao contrário das cidades asiáticas.
08) A expressão “fosso urbano” é empregada para caracterizar as desigualdades de acesso aos equipamentos urbanos por diferentes grupos e classes sociais.
16) Pode-se concluir do texto que nas cidades europeias não ocorre falta de moradias adequadas e de serviços urbanos básicos.

Mais conteúdos dessa disciplina