Logo Passei Direto
Buscar
Analise as charges a seguir:
Elas retratam um tipo específico de processo social bastante divulgado pela mídia em jornais e revistas de todo o mundo. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que indica o processo social a que se referem as charges.
A) Isolamento social.
B) Conflito.
C) Cooperação.
D) Competição.
E) Acomodação.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar o que as charges geralmente retratam. Charges costumam abordar questões sociais, políticas ou econômicas, muitas vezes destacando conflitos ou tensões entre grupos ou indivíduos. Analisando as alternativas: A) Isolamento social - Refere-se à exclusão de indivíduos ou grupos, mas não é um processo social amplamente divulgado em charges. B) Conflito - É um tema comum em charges, que frequentemente ilustram disputas, tensões e desentendimentos entre diferentes grupos ou ideias. C) Cooperação - Embora importante, não é o foco principal da maioria das charges, que tendem a destacar mais os conflitos. D) Competição - Pode ser retratada em charges, mas geralmente não é o foco principal. E) Acomodação - Refere-se a um processo de ajuste entre grupos, mas não é tão frequentemente o tema central das charges. Dado que as charges costumam abordar tensões e disputas sociais, a alternativa que melhor se encaixa no que elas retratam é: B) Conflito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em entrevista concedida a uma revista nacional, a subsecretária-geral da ONU e diretora do Programa nas Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Anna Tibaijuka, ao ser perguntada sobre o futuro das cidades na atual ordem global, respondeu da seguinte maneira: “Há vários futuros. Algumas cidades têm futuro brilhante: criação de oportunidades, melhoria e aperfeiçoamento da qualidade de vida, ampliação das liberdades sociais, culturais e políticas. Outras têm futuro menos promissor, com declínio natural e perda da importância, não só em âmbito internacional, mas também nacional. Quando examinadas a partir da perspectiva regional, algumas regiões como a Ásia vão prosperar enquanto outras, como a África Subsaariana, continuarão lutando pela prestação de serviços básicos. Se a falta de moradia adequada e de serviços básicos (que é um problema de governo) não for solucionada, o número de moradores de favelas nas cidades vai aumentar, o que consequentemente ampliará o fosso urbano; a agitação social e os movimentos sociais tenderão a aumentar, impondo risco à vida nas cidades” (Entrevista concedida à Revista Desafios do Desenvolvimento, IPEA, fevereiro-março de 2010, ano 7, n.º 59, p. 13).
Considerando as afirmacoes da subsecretária-geral da ONU e o tema “As transformações no espaço urbano e rural”, assinale o que for correto.
01) A globalização dos mercados não é acompanhada, necessariamente, por uma distribuição da riqueza que seja capaz de reduzir os problemas urbanos existentes em várias regiões do mundo.
02) Parte significativa dos problemas urbanos atuais já não decorre do êxodo rural, mas do modo de inserção das cidades na economia global.
04) Segundo Anna Tibaijuka, as cidades africanas estão condenadas ao subdesenvolvimento, ao contrário das cidades asiáticas.
08) A expressão “fosso urbano” é empregada para caracterizar as desigualdades de acesso aos equipamentos urbanos por diferentes grupos e classes sociais.
16) Pode-se concluir do texto que nas cidades europeias não ocorre falta de moradias adequadas e de serviços urbanos básicos.

Mais conteúdos dessa disciplina