Logo Passei Direto
Buscar
Na aula 1, foi possível observar que é muito importante que o gestor público conheça as formas possíveis de se organizar a administração pública.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Gestão de serviços e obras públicas, sabemos que os municípios são dotados de acordo com três autonomias. Assinale a alternativa correta sobre a autonomia administrativa:
A Autonomia administrativa: onde o município tem apenas a prerrogativa dos serviços compartilhados com os entes federados.
B Autonomia administrativa: em sua organização interna e a forma de prestação de serviços.
C Autonomia administrativa: que se assegura por meio de votação direta para prefeito e vereadores.
D Autonomia administrativa: garantido a ocupação do espaço físico.
E Autonomia administrativa: onde está na capacidade de o município instituir tributos arrecadá-los e aplicar suas rendas.
User badge image
PublicoGestor

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a autonomia administrativa dos municípios: A) Autonomia administrativa: onde o município tem apenas a prerrogativa dos serviços compartilhados com os entes federados. - Esta definição é limitada e não abrange a totalidade da autonomia administrativa. B) Autonomia administrativa: em sua organização interna e a forma de prestação de serviços. - Esta alternativa está correta, pois a autonomia administrativa permite que o município se organize internamente e decida como prestar seus serviços. C) Autonomia administrativa: que se assegura por meio de votação direta para prefeito e vereadores. - Embora a votação direta seja um aspecto importante, não define a autonomia administrativa em si. D) Autonomia administrativa: garantido a ocupação do espaço físico. - Esta definição não é adequada, pois a autonomia administrativa não se resume à ocupação de espaço físico. E) Autonomia administrativa: onde está na capacidade de o município instituir tributos arrecadá-los e aplicar suas rendas. - Esta alternativa se refere mais à autonomia financeira do que à autonomia administrativa. Portanto, a alternativa correta sobre a autonomia administrativa é: B) Autonomia administrativa: em sua organização interna e a forma de prestação de serviços.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na aula 2, foi possível observar que os serviços públicos são indelegáveis do Poder Público em todos os níveis, cabendo prestá-los à população por seus próprios órgãos – ou delegá-los à iniciativa privada, por meio dos instrumentos legais de concessão ou permissão, devendo nesse caso, fazê-lo por meio de licitação.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Gestão de serviços e obras públicas, sabemos que existem alguns princípios na administração pública. Assim, assinale a alternativa correta acerca do Princípio da Generalidade/Universalidade:
A É o princípio segundo o qual deve ser aplicada na prestação de serviço a melhor técnica e tecnologia, com os investimentos necessários que permitam a execução do serviço de forma eficiente.
B É o princípio que prevê que a prestação do serviço público deve ser interrupta, de forma a não paralisar, onerando assim o usuário.
C É o princípio que garante que a prestação deve estar acessível a todos os usuários, entende-os e atendendo-os de forma igualitária, sendo prestado de forma a não causar discriminação, com o foco em atender todos os usuários necessitados e interessados.
D É o princípio segundo o qual o serviço público ser prestado com o foco de atender efetivamente as necessidades da população, bem como as necessidades do Estado e de toda a sociedade, sempre visando a economia de custos e a agilidade em sua execução.
E É o princípio da transparência no ato da execução do serviço público, restando claro todos os processos para a prestação e publicidade de atividades.

Mais conteúdos dessa disciplina