Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o material didático elaborado para esta disciplina, um dos autores contratualistas entendia que a existência de legitimidade da ação política no interior do Estado seria incompatível com a representação política, uma vez que decorreria de características como delegação de atribuições, de responsabilidades e também de expressões de vontades pela população. Nesse sentido, a eleição de representantes corresponderia ao momento em que findaria a liberdade dos cidadãos, já que a vontade dos representantes não decorreria da manifestação da vontade geral.
O autor cujo argumento foi descrito acima é:
a. John Locke
b. Nicolau Maquiavel
c. Jean-Jacques Rousseau
d. Norberto Bobbio
e. Thomas Hobbes
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as ideias dos autores mencionados em relação à legitimidade da ação política e à representação política. a) John Locke - Defendia a ideia de governo representativo, onde a vontade do povo é fundamental, portanto, não se encaixa na descrição. b) Nicolau Maquiavel - Focado mais na política prática e no poder, não se alinha com a ideia de legitimidade da ação política em termos de representação. c) Jean-Jacques Rousseau - É conhecido por sua crítica à representação política, argumentando que a vontade geral não pode ser representada, e que a delegação de poder compromete a liberdade dos cidadãos. Isso se encaixa perfeitamente na descrição apresentada. d) Norberto Bobbio - Um teórico contemporâneo que discute democracia e direitos, mas não se encaixa na crítica à representação política como Rousseau. e) Thomas Hobbes - Defendia um governo forte e centralizado, onde a representação não era vista como um problema, mas sim como uma necessidade para a ordem. Diante dessa análise, a alternativa correta é: c) Jean-Jacques Rousseau.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As discussões acerca das relações entre Estado e governo e como tais entes estruturam o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil é central ao processo de gestão pública. A Carta Magna brasileira determina que são direitos sociais, por exemplo, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social e a proteção à maternidade e à infância. Para tanto, as políticas públicas podem ser formuladas enquanto políticas de Estado ou políticas de governo.
Considerando o contexto acima e os conceitos abordados ao longo da disciplina, analise as afirmacoes a seguir: I. As políticas de Estado se caracterizam pelo envolvimento com a estrutura burocrática de funcionamento da máquina pública, como agências de Estado, instâncias de discussão e de deliberação, bem como estudos técnicos e até mesmo realização de consultorias antes da entrada em pauta legislativa; II. A elaboração de políticas de Estado é permeada pela atuação dos políticos, seja por meio de partidos e suas bancadas (de situação ou de oposição ao governo, conforme as coalizões) ou por meio de sua influência nos postos legislativos e cadeiras de secretarias, ministérios ou cargos de alto escalão; III. A elaboração de políticas de governo é mais simples e ágil do que aquela das políticas de Estado, especialmente pelo fato de que são formuladas de maneira unilateral e têm alcance, na maioria das vezes, mais restrito do que aquele de políticas de Estado; IV. A elaboração de políticas de governo é influenciada pela sociedade civil, cujos membros se mobilizam com a finalidade de exercer pressão para que um projeto ou ação seja contemplado em pautas de deliberação de políticas, de conferir visibilidade a um tema ou de coibir decisões políticas que desrespeitem a vontade de uma coletividade, seja ela ampla ou restrita. É correto somente o que se afirma em:
a. I, II e IV
b. II e IV
c. I, II e III
d. I e II
e. II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina