Logo Passei Direto
Buscar
Quando se trata de setores econômicos, é recorrente a classificação dos tipos de atores coletivos envolvidos em tais processos a partir da categorização em três grupos. Ainda que se trate de uma definição relacionada à origem e às finalidades de recursos financeiros, tal classificação também é utilizada para discutirmos políticas públicas.
Nesse sentido, relacione os atores coletivos destacados em I, II e III com as denominações constantes em IV, V e VI. I – Estado; II – Organizações da sociedade civil; III – Empresas privadas; IV – Primeiro Setor; V – Segundo Setor; VI – Terceiro Setor. São corretas as associações expostas em:
a. I - VI; II - IV; III - V
b. I - IV; III - VI; II - V
c. I - IV; III - V; II - VI
d. I - VI; II - V; III - IV
e. I - V; II – IV, III - VI
User badge image
PublicoGestor

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as associações entre os atores coletivos e suas denominações: I – Estado: O Estado é geralmente associado ao Primeiro Setor, que é responsável pela administração pública e políticas governamentais. II – Organizações da sociedade civil: Essas organizações são normalmente ligadas ao Terceiro Setor, que abrange entidades sem fins lucrativos que atuam em prol de causas sociais. III – Empresas privadas: As empresas privadas se enquadram no Segundo Setor, que é composto por entidades com fins lucrativos. Agora, vamos correlacionar: - I - Estado corresponde a IV - Primeiro Setor. - II - Organizações da sociedade civil correspondem a VI - Terceiro Setor. - III - Empresas privadas correspondem a V - Segundo Setor. Portanto, a associação correta é: c. I - IV; II - VI; III - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As discussões acerca das relações entre Estado e governo e como tais entes estruturam o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil é central ao processo de gestão pública. A Carta Magna brasileira determina que são direitos sociais, por exemplo, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social e a proteção à maternidade e à infância. Para tanto, as políticas públicas podem ser formuladas enquanto políticas de Estado ou políticas de governo.
Considerando o contexto acima e os conceitos abordados ao longo da disciplina, analise as afirmacoes a seguir: I. As políticas de Estado se caracterizam pelo envolvimento com a estrutura burocrática de funcionamento da máquina pública, como agências de Estado, instâncias de discussão e de deliberação, bem como estudos técnicos e até mesmo realização de consultorias antes da entrada em pauta legislativa; II. A elaboração de políticas de Estado é permeada pela atuação dos políticos, seja por meio de partidos e suas bancadas (de situação ou de oposição ao governo, conforme as coalizões) ou por meio de sua influência nos postos legislativos e cadeiras de secretarias, ministérios ou cargos de alto escalão; III. A elaboração de políticas de governo é mais simples e ágil do que aquela das políticas de Estado, especialmente pelo fato de que são formuladas de maneira unilateral e têm alcance, na maioria das vezes, mais restrito do que aquele de políticas de Estado; IV. A elaboração de políticas de governo é influenciada pela sociedade civil, cujos membros se mobilizam com a finalidade de exercer pressão para que um projeto ou ação seja contemplado em pautas de deliberação de políticas, de conferir visibilidade a um tema ou de coibir decisões políticas que desrespeitem a vontade de uma coletividade, seja ela ampla ou restrita. É correto somente o que se afirma em:
a. I, II e IV
b. II e IV
c. I, II e III
d. I e II
e. II, III e IV

Nesta disciplina, discorremos sobre instrumentos de trabalho comuns a diversas áreas de políticas públicas no Brasil, dentre os quais abordam a constituição da política nacional quando da elaboração da Constituição de 1988, os conselhos de direitos e as conferências. Dentre tais instrumentos, os conselhos gestores figuram entre os mecanismos de participação institucional pelos quais o Brasil se destaca internacionalmente com relação à gestão social de políticas públicas.
Sobre os conselhos gestores, analise as afirmações a seguir: I - Dizem respeito a mecanismos de articulação e aproximação da sociedade civil para com o poder público (Estado), pautados por discussões sobre políticas públicas específicas; II - Foram criados pela Constituição de 1988, que trouxe, dentre outras conquistas aos cidadãos, a possibilidade de participação popular na tomada de decisões; III - São estruturas de participação desvinculadas do Poder Executivo, com capacidade deliberativa e autonomia para gestão de políticas públicas; IV - Se constituem em ferramentas de construção democrática, uma vez que são pautados por participação popular e por controle social de políticas públicas; V - Representam a institucionalização de conquistas de lutas históricas dos movimentos sociais no Brasil ao longo do processo de redemocratização. Diante de tais afirmações, assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II, III e V estão corretas
b. Apenas II, III e IV estão corretas
c. Apenas III, IV e V estão corretas
d. Apenas I, III e IV estão corretas
e. Apenas I, II, IV e V estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina