Logo Passei Direto
Buscar
São considerados como instrumentos para o planejamento no âmbito do SUS, segundo a Portaria nº 2.135 de 25 de setembro de 2013:
a) Planejamento Municipal, Contrato Organizativo de Ação Pública em Saúde (COAP) e Monitoramento em saúde.
b) Planejamento Municipal, Contrato Organizativo de Ação Pública em Saúde (COAP) e Relatório de Gestão.
c) Plano de Saúde, Relatório de Gestão e Avaliação em Saúde.
d) Plano de Saúde, Programações Anuais e Relatório de Gestão.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as opções em relação aos instrumentos de planejamento no âmbito do SUS, conforme a Portaria nº 2.135 de 25 de setembro de 2013. Vamos analisar as alternativas: a) Planejamento Municipal, Contrato Organizativo de Ação Pública em Saúde (COAP) e Monitoramento em saúde. - Esta opção menciona o COAP, que é um instrumento importante, mas "Monitoramento em saúde" não é especificamente um instrumento de planejamento. b) Planejamento Municipal, Contrato Organizativo de Ação Pública em Saúde (COAP) e Relatório de Gestão. - Esta opção também menciona o COAP e inclui o Relatório de Gestão, que é um documento importante para a prestação de contas e avaliação. c) Plano de Saúde, Relatório de Gestão e Avaliação em Saúde. - Embora o Plano de Saúde e o Relatório de Gestão sejam relevantes, "Avaliação em Saúde" não é um instrumento de planejamento específico. d) Plano de Saúde, Programações Anuais e Relatório de Gestão. - Esta opção menciona o Plano de Saúde e o Relatório de Gestão, além de "Programações Anuais", que é um componente importante do planejamento. Após analisar as opções, a alternativa que melhor se alinha aos instrumentos de planejamento no âmbito do SUS, segundo a Portaria nº 2.135, é a b) Planejamento Municipal, Contrato Organizativo de Ação Pública em Saúde (COAP) e Relatório de Gestão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) no âmbito do SUS “propõe uma prática político-pedagógica que perpassa as ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção individual e coletiva de conhecimentos e a inserção destes no SUS”. Visando orientar a implementação desta política, foram definidos objetivos.
Pode-se afirmar que melhor se aproxima do objetivo geral da PNEPS:
a) promover o diálogo e a troca entre práticas e saberes populares e técnico-científicos no âmbito do SUS, aproximando os sujeitos da gestão, dos serviços de saúde, dos movimentos sociais populares, das práticas populares de cuidado e das instituições formadoras.
b) contribuir com a educação permanente dos trabalhadores, gestores, conselheiros e atores dos movimentos sociais populares, incorporando aos seus processos os princípios e as práticas da educação popular em saúde.
c) implementar a Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS, contribuindo com a participação popular, com a gestão participativa, com o controle social, o cuidado, a formação e as práticas educativas em saúde.
d) apoiar ações de Educação Popular na Atenção Primária em Saúde, fortalecendo a gestão compartilhada entre trabalhadores e comunidades, tendo os territórios de saúde como espaços de formulação de políticas públicas.

Mais conteúdos dessa disciplina