Logo Passei Direto
Buscar
Analisando os objetivos, princípios e propósitos, verifica-se que o orçamento é um instrumento que se presta a múltiplas funções, indo da simples mensuração de planos operacionais até um instrumento de premiação pelo desempenho dos gestores responsáveis pelas diversas áreas e divisões da corporação.
Dentro deste cenário, ocorre algumas críticas ao processo orçamentário. Essas estão centradas, basicamente, nos seguintes pontos:
I. Altamente consumidor de tempo e recursos e criador em excesso de rotinas contábeis;
II. Excesso de cultura orçamentária;
III. Utilização de tecnologias de informação inadequadas;
IV. Ferramental ineficiente para o processo de gestão e frustração com os resultados obtidos no processo.
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada um dos itens apresentados: I. Altamente consumidor de tempo e recursos e criador em excesso de rotinas contábeis. Verdadeiro, essa crítica é comum em relação ao processo orçamentário, que pode ser muito burocrático e demandar muitos recursos. II. Excesso de cultura orçamentária. Verdadeiro, essa crítica refere-se à possibilidade de a cultura orçamentária se tornar excessiva, levando a uma rigidez que pode prejudicar a flexibilidade e a inovação. III. Utilização de tecnologias de informação inadequadas. Verdadeiro, a utilização de tecnologias inadequadas pode realmente ser uma crítica ao processo orçamentário, pois pode dificultar a eficiência e a eficácia do orçamento. IV. Ferramental ineficiente para o processo de gestão e frustração com os resultados obtidos no processo. Verdadeiro, essa crítica também é válida, pois um ferramental ineficiente pode levar a resultados insatisfatórios e frustração entre os gestores. Todos os itens I, II, III e IV estão corretos. Portanto, a alternativa correta é: e) Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sá e Moraes (2005) esclarecem que o orçamento é uma técnica de alocação eficiente de recursos, que tem como principal objetivo permitir realizar o plano estratégico da empresa com um mínimo de esforço. Segundo Frezatti (2009), o orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da organização para determinado exercício. Este plano demonstrará os recursos necessários e de que forma deverá ser utilizado, comunicando os objetivos e as prioridades para a empresa durante o período orçado.
Assim, quanto aos exemplos de propósitos gerais que devem estar contidos no plano orçamentário, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. Orçamento como sistema de autorização
2. Um meio para projeções e planejamento
3. Um canal de comunicação e coordenação
4. Uma fonte de informação para toma da de decisão
5. Um instrumento de avaliação e controle
6. Um instrumento de motivação
a. 1, 2, 3, 4, 5, 6.
b. 5, 1, 2, 6, 3, 4
c. 6, 5, 4, 3, 2, 1
d. 1, 6, 4, 2, 5, 3
e. 4, 1, 5, 3, 6, 2

Um dos principais pontos do orçamento operacional é o orçamento de vendas. Na realidade, o orçamento de vendas é o ponto de partida de todo processo de elaboração das peças orçamentárias. Essa colocação se deve ao fato de que, para a maioria das empresas, todo o processo de planejamento operacional decorre da percepção da demanda de seus produtos para o período a ser orçado.
Diante disto, analise as afirmativas abaixo:
I. O ponto de partida do orçamento operacional é o orçamento de vendas. Existe uma razão lógica para essa afirmação, pois, para uma empresa executar operações e gerar resultados se faz necessário que realize vendas.
II. O orçamento de vendas é uma previsão orçamentária projetada que não leva em consideração os gastos que ocorreram nos anos anteriores.
III. Na maioria das empresas, o processo de planejamento operacional decorre da verificação da demanda de seus produtos/serviços para o período a ser orçado. Sendo assim, o volume de venda torna-se o fator limitante para todo o processo orçamentário.
IV. O orçamento de vendas é considerado uma ferramenta importante de mensuração que se relaciona com os demais departamentos da empresa, pois contribui com informações para a elaboração dos demais orçamentos, segundo os objetivos propostos pela administração e que reflitam a realidade do mercado, satisfazendo as necessidades dos envolvidos.
a. Apenas II, III e IV estão corretas
b. Apenas II e IV estão corretas
c. Apenas I, III e IV estão corretas
d. Todas as alternativas estão corretas
e. Apenas I, II e III estão corretas

Os objetivos da corporação, genéricos, direcionam os objetivos das diversas áreas ou funções, que são os objetivos específicos. Dessa maneira, o processo de estabelecer objetivos deve ser interativo, que coordena os objetivos gerais com os objetivos específicos. Nessa linha de atuação, o processo orçamentário tem de permitir a participação de toda a estrutura hierárquica com responsabilidade orçamentária, não devendo ser um processo ditatorial com uma única direção, de cima para baixo. Não há dúvida de que, em última instância, e em caso de dúvidas, prevalecerão os critérios da corporação.
Não obstante, analise as afirmativas abaixo quanto ao processo orçamentário:
I. Nem todos os participantes de um processo orçamentário devem ser ouvidos, pois isso pode ocasionar um desperdício de tempo.
II. Além de ser uma poderosa técnica de alocação eficiente de recursos, o orçamento é um importantíssimo instrumento auxiliar do processo decisório.
III. A elaboração do orçamento exige que os objetivos definidos pela organização sejam contemplados e perseguidos.
IV. os orçamentos empresariais não são apenas utilizados na área financeira, mas também em diversas áreas da empresa, tais como: administrativa, marketing, comercial, pós-venda etc.
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

Podemos dizer que existe uma importância mundial em entender as mudanças de preços de mercadorias que ocorrem por um período de tempo, assim, surgiu o índice de preços. Esse, é o resultado de estudos aprofundados na estatística para medir a variação do nível geral de preços em uma escala mundial, em que são verificadas em um conjunto de bens em uma determinada quantidade (ASSAF NETO, 2012). A economia Brasileira apresenta muitos índices de preços, cada um possui uma metodologia diferente, seja na origem da amostra, dos critérios estabelecidos ou da elaboração para chegar aos resultados.
Dito isto, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
2. Índice de Preços ao Consumidor – FIPE (IPC)
3. Índice Nacional de Preços ao consumidor (INPC)
4. Índice Geral de Preços (IGP)
a. 2, 1, 4, 3
b. 4, 3, 1, 2
c. 4, 3, 2, 1
d. 3, 2, 1, 4
e. 1, 2, 3, 4

Mais conteúdos dessa disciplina