Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a Constituição Federal de 1988, é CORRETO afirmar:
(A) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença.
(B) As instituições privadas não poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
(C) O Sistema Único de Saúde (SUS) será financiado exclusivamente com recursos do orçamento de seguridade social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
(D) Os gestores locais do Sistema Único de Saúde não poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias por meio de processo seletivo público.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que diz a Constituição Federal de 1988 sobre a saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS): (A) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição realmente estabelece que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. (B) As instituições privadas não poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos. - Esta afirmação é incorreta, pois a Constituição permite a participação de instituições privadas no SUS. (C) O Sistema Único de Saúde (SUS) será financiado exclusivamente com recursos do orçamento de seguridade social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. - Esta afirmação é incorreta, pois o SUS é financiado por diversas fontes, não apenas pelo orçamento de seguridade social. (D) Os gestores locais do Sistema Único de Saúde não poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias por meio de processo seletivo público. - Esta afirmação é incorreta, pois a contratação de agentes comunitários de saúde deve seguir as normas estabelecidas, incluindo a possibilidade de processo seletivo público. Portanto, a alternativa correta é: (A) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando.", as aspas marcam:
(A) A fala do enunciador.
(B) A intertextualidade.
(C) A ironia da autora.
(D) O destaque da frase.

O segundo parágrafo do texto apresenta características de argumentação porque
I. explica a vantagem de ser bobo.
II. mostra a desventura de ser bobo.
III. apresenta uma comparação entre ser bobo e ser esperto.
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I, II e III.

Entre os benefícios de ser bobo que integram a visão de Clarice Lispector, o que o texto mais destaca é:
(A) A confiança.
(B) A imoralidade.
(C) A instabilidade.
(D) O amor.

Aliás não se importam que saibam que eles sabem. Essa frase NÃO terá seu sentido alterado se se substituir o aliás sublinhado por:
(A) Ao passo que.
(B) Assim como.
(C) Contudo.
(D) Na verdade.

Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz. Nessa frase, o se sublinhado estabelece no período uma relação de:
(A) Causalidade.
(B) Concessão.
(C) Condição.
(D) Conformidade.

Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os veem como simples pessoas humanas. O pronome este funciona no período anterior como:
(A) Anáfora.
(B) Catáfora.
(C) Dêixis.
(D) Exófora.

Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. O verbo ganhar nas orações anteriores se classifica, respectivamente, como:
(A) Intransitivo e transitivo direto.
(B) Transitivo direto e transitivo direto.
(C) Transitivo indireto e transitivo direto.
(D) Transitivo indireto e intransitivo.

A responsabilidade do Ministério da Saúde sobre a política de alta complexidade/custo se traduz nas seguintes atribuições, segundo a NOAS 01/02 (Norma Operacional de assistência à Saúde/SUS):
Qual das alternativas abaixo é a correta?
(A) Definição de mecanismos de garantia de acesso para as referências internacionais.
(B) Definição de normas internacionais.
(C) Definição do elenco de procedimentos de alta complexidade.
(D) Financiamento dos profissionais.

Mais conteúdos dessa disciplina