Logo Passei Direto
Buscar
A Promoção da Saúde tem como marco teórico contemporâneo a 1ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde, que aconteceu em 1986 na cidade de Otawa, Canadá. No Brasil, como referência, tem-se a Política Nacional de Promoção da Saúde de 2006, que contém diretrizes, valores, objetivos e competências para todas as esferas de gestão do setor. Com o surgimento de novos desafios e demandas nacionais e internacionais, o Ministério da Saúde sentiu a necessidade de revisar e atualizar essa política, por meio da Portaria n. 2.446/2014. Nessa atualização da politica, são descritos como valores fundantes:
(A) a promoção da saúde durante mobilidade segura no trânsito das grandes cidades, nos diversos municípios brasileiros e em regiões de fronteiras.
(B) a inclusão social com ações que garantam benefícios a todas as pessoas, a vida em sociedade visando à redução de iniquidades.
(C) a territorialização das ações e a programação de intervenções em saúde para o perfeito e equânime desenvolvimento de ações intra e intersetoriais.
(D) a produção de saúde e o cuidado com a incorporação da lógica das Redes de Atenção á Saúde.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos valores fundantes da Política Nacional de Promoção da Saúde de 2014. (A) A promoção da saúde durante mobilidade segura no trânsito das grandes cidades, nos diversos municípios brasileiros e em regiões de fronteiras. - Embora a mobilidade segura seja importante, não é um valor fundante central da política. (B) A inclusão social com ações que garantam benefícios a todas as pessoas, a vida em sociedade visando à redução de iniquidades. - Esta alternativa aborda a inclusão social e a redução de iniquidades, que são valores fundamentais na promoção da saúde. (C) A territorialização das ações e a programação de intervenções em saúde para o perfeito e equânime desenvolvimento de ações intra e intersetoriais. - A territorialização é um conceito importante, mas não é o principal valor fundante. (D) A produção de saúde e o cuidado com a incorporação da lógica das Redes de Atenção à Saúde. - A produção de saúde e as Redes de Atenção à Saúde são relevantes, mas não são os valores fundantes principais. Após essa análise, a alternativa que melhor representa os valores fundantes da Política Nacional de Promoção da Saúde de 2014 é: (B) a inclusão social com ações que garantam benefícios a todas as pessoas, a vida em sociedade visando à redução de iniquidades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado em relação à própria saúde e à das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde com base em lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social, são fundamentos e diretrizes da:
A) Política Nacional de Humanização.
B) Atenção Primária da Saúde.
C) Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS.
D) Atenção Secundária da Saúde.

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), “A urgência é a principal causa de insatisfação da população que utiliza o sistema de atenção à saúde. Sempre haverá uma demanda por serviços maior que a oferta e o aumento da oferta sempre acarreta aumento da demanda, criando-se, assim, um sistema de difícil equilíbrio”. A solução proposta pelo governo tem sido a:
A) Construção de alternativas de racionalização da oferta ou estratégias regulatórias.
B) Construção de uma linguagem que permeie todo o sistema.
C) Utilização de modelos de triagem em urgências e emergências.
D) Utilização de mecanismos de controle da demanda por serviços, menor que a oferta.

Mais conteúdos dessa disciplina