Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Sobre os artistas internacionais no pós-modernismo, marque a alternativa correta.
a. Jeff Koons se valeu da estética kitsch, que resgata a iluminação da obra.
b. Explicitaram em suas obras a liberdade artística com opções de linguagens e referenciais conceituais.
c. John Baldessari é considerado artista conceitual porque fez releituras de obras clássicas.
d. Meyer Vaisman enfatizou em suas produções abstrações sem a figura humana.
e. Explicitaram o formalismo artístico e retomaram os autorretratos.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) Jeff Koons se valeu da estética kitsch, que resgata a iluminação da obra. - Embora Jeff Koons utilize a estética kitsch, a parte sobre "resgatar a iluminação da obra" não é uma descrição precisa do seu trabalho. b) Explicitaram em suas obras a liberdade artística com opções de linguagens e referenciais conceituais. - Esta afirmação é verdadeira e reflete bem o espírito do pós-modernismo, que valoriza a diversidade de linguagens e a liberdade criativa. c) John Baldessari é considerado artista conceitual porque fez releituras de obras clássicas. - Baldessari é um artista conceitual, mas sua obra vai além de apenas releituras de obras clássicas, envolvendo também a crítica à arte e à cultura. d) Meyer Vaisman enfatizou em suas produções abstrações sem a figura humana. - Vaisman é conhecido por suas obras que muitas vezes incluem figuras humanas, então essa afirmação não é correta. e) Explicitaram o formalismo artístico e retomaram os autorretratos. - O pós-modernismo tende a criticar o formalismo, então essa afirmação não se alinha com as características do movimento. Após essa análise, a alternativa que melhor representa os artistas internacionais no pós-modernismo é: b) Explicitaram em suas obras a liberdade artística com opções de linguagens e referenciais conceituais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Concretismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa em meados do século XX, o qual visava à criação de uma nova linguagem, uma arte não figurativa, a princípio baseada em planos e cores. O movimento chegou ao Brasil bem mais tarde.
Quando o movimento chegou e qual foi o acontecimento que assinala a sua afirmação como movimento cultural no Brasil?
a. Em março de 1959, no Rio de Janeiro, com a I Exposição de Arte Neoconcreta no Ministério da Educação, com obras dos artistas que mais se destacaram no movimento e que assinaram o Manifesto Neoconcreto.
b. Em março de 1959, no Rio de Janeiro, na Exposição Nacional de Arte Concreta, no MAM do Rio de Janeiro, onde ocorre a assinatura do Manifesto Concreto.
c. No Brasil, esse movimento de vanguarda chegou em meados da década de 1950 e se afirma com o acontecimento cultural da Exposição Nacional de Arte Concreta, no MAM, em 1956.
d. Com a recuperação das possibilidades criadoras do artista (não mais considerado um inventor de protótipos industriais) e a incorporação efetiva do observador, marcada pela exposição Neoconcreta no MASP/PS.
e. Quando Décio Pignatari (1927-2012) pronunciou, em 1959, sobre a exposição neoconcreta: "esse foi o primeiro encontro nacional das artes de vanguarda realizado no País, tanto no que se refere às artes visuais quanto à poesia concreta”, sobre a exposição que ocorria no Ministério da Cultura do Rio de Janeiro.

A arte moderna funcionava dentro dos preceitos de atualidade advinda das experimentações dos artistas de vanguardas. Os artistas se organizavam em grupo e estipulavam padrões estéticos e poéticos que deveriam ser seguidos pelos seus membros. Isso acarreta certa coerência interna em cada grupo. A arte pós-moderna rompeu com a ideia de evolução histórica da organização de artistas em grupos de vanguarda.
Como é composto o cenário artístico do pós-modernismo? Marque a alternativa correta.
a. cenário artístico da arte pós-moderna é composto por artistas diversos que têm buscas individuais ou coletivas, podendo revelar engajamento político ou explorar novas possibilidades artísticas.
b. O cenário da arte pós-moderna resultou em uma confusão muito grande, pois existem grupos de vanguarda e artistas individuais que exploram questões pessoais por meio da pintura ou escultura.
c. O cenário da arte pós-moderna é composto por obras de arte moderna e pós-moderna, que integram as tecnologias no fazer artístico. As vanguardas continuam sendo influentes na arte até o início do século XXI.
d. O cenário da arte pós-moderna é demarcado pela ruptura total com as linguagens tradicionais da arte, por isso não se pode considerar as pinturas e esculturas produzidas a partir dos anos 60 como obras pós-modernas.
e. O cenário da arte pós-moderna é demarcado pela criação de museus de arte, que davam conta de integrar as novas possibilidades artísticas ao comportar todas as produções pós-modernas.

A arte pós-moderna instaurou um novo sistema de arte, em que as ideias de originalidade, genialidade artística, materiais ou linguagens artísticas são redimensionadas. Qualquer imagem, técnica, material ou processo de produção poderá ser adotado pelos artistas. Entretanto, o surgimento da arte pós-moderna está intimamente ligado à pop art e à minimal art. Qual foi a influência da pop art na ruptura com o sistema da arte moderna?
a. A pop art deu continuidade a alguns preceitos da arte moderna ao valorizar a expressividade. Entretanto, produzia pinturas com objetivos financeiros e valorizava a livre comercialização da arte.
b. A pop art, ao romper com a expressividade, produzia obras frias, similares aos objetos industrializados. Explorava a simplicidade por meio da construção de objetos abstratos, que realçavam a materialidade de que eram feitos.
c. A pop art rompeu com os preceitos de originalidade e expressividade ao utilizar técnicas mecânicas para reproduzir imagens que circulavam na cultura de massa, resultando na indistinção entre objetos da arte e objetos do cotidiano.
d. A pop art não valorizava a comercialização da obra de arte, rompendo com a comercialização da arte moderna que deturpava a pureza artística. Os artistas pop tinham romantismo com relação à produção artística.
e. A pop art influenciou o surgimento de uma nova maneira de compreender a arte ao focar no belo e na profundidade da filosofia estética. Os artistas exploravam cores vivas para construir objetos para serem apreciados criticamente.

O Brasil se tornou referência para o movimento modernista mundial, por meio do seu maior exemplo de cidade que aplicou os princípios do movimento, que é a capital do país, Brasília, projetada por Lúcio Costa e inaugurada em abril de 1960.
Sobre o projeto da cidade moderna de Brasília, é correto afirmar:
a. Foi projetada para ser uma nova cidade funcional e abrigar até 300 mil habitantes.
b. A função do trabalho prevaleceu em detrimento da habitação, circulação e comércio.
c. Foi pensada por meio de uma extrema setorização e uma funcionalidade maleável.
d. Deveria conter mini trevos e rua corredor para atender as necessidades de circulação.
e. Seu traçado moderno deveria integrar as funções do modernismo de maneira racional.

A arte moderna, de um modo geral, rompe com a arte acadêmica. O impressionismo abriu as portas à experimentação artística, mas os vanguardistas exploram caminhos nunca antes vistos na representação artística. Cada grupo apresentava os seus princípios: os impressionistas estavam interessados na representação da iluminação; os fauvistas tinham interesse em uma pintura que fugia à descrição naturalista no uso das cores e formas e os expressionistas exploravam cores e formas que externalizassem as suas contradições internas.
Quais foram as rupturas e as propostas do cubismo?
a. O cubismo rompeu com a perspectiva acadêmica e propôs a representação dos diversos ângulos de observação dos objetos, fragmentando-os e simplificando-os em formas geométricas.
b. O cubismo rompeu com o uso da cor, como fazia a arte acadêmica. As cores predominavam os tons neutros para representar as formas geométricas de modo expressivo.
c. O cubismo apresenta muitas inovações, mas a principal foi a simplificação do desenho e a reprodução da arte egípcia.
d. O cubismo simplificava todas as representações em cubos, por isso recebeu esse nome. A ruptura principal foi com relação ao uso das texturas que perdem importância devido ao rigor dos planos geométricos.
e. O cubismo utilizava uma representação guiada por padrões geométricos, por isso é muito similar à arte acadêmica. No entanto, as cores eram diferentes e davam preferência aos tons terrosos.

O minimalismo explorou materiais industriais para a produção de uma arte fria e inexpressiva. O artista não precisava construir suas obras, pois poderia contratar um operário especializado para concretizar sua ideia. Uma curiosidade é que grande parte das obras não apresentavam títulos.
Marque a alternativa que melhor justifica a não titulação das obras pelos artistas minimalistas.
a. Os artistas produziam suas obras em massa, por isso costumavam utilizar números em série para caracterizar cada objeto. O processo deveria ser rápido e o artista não tinha tempo disponível para elaborar uma titulação para cada obra.
b. A não titulação das obras resultava da falta de autenticidade desse tipo de arte, que não precisava ser construída pelo artista e poderia representar as alterações do mundo produtivo.
c. Todas as obras do minimalismo partiam do mesmo princípio, por isso não precisavam título, afinal, eram apenas a ilustração de uma teoria sobre a forma.
d. A criação de título era uma marca da arte moderna e os artistas do minimalismo rompiam definitivamente com o velho sistema da arte, por isso evitavam a todo custo a criação de títulos para suas obras.
e. Os minimalistas davam atenção especial à materialidade, que não deveria representar objetos ou figuras. Eles queriam manter a verdade do material utilizado, por isso evitavam utilizar títulos que subordinariam a arte à representação ou à figuração.

Mais conteúdos dessa disciplina