Logo Passei Direto
Buscar
As características qualitativas fundamentais previstas na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, são a relevância e representação fidedigna. No que diz respeito a essas características avalie as afirmacoes a seguir: I - A informação contábil financeira é relevante quando capaz de fazer diferença, com valor preditivo e ou confirmatório nas decisões. II - A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão ainda que alguns usuários decidam não a levar em consideração. III - Para ser representação fidedigna, a realidade retratada deve ser completa e neutra, e estar livre de erro. É correto o que se afirma em:
I, apenas
II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
I, II e III
User badge image
GovernancaCorp

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I - A informação contábil financeira é relevante quando capaz de fazer diferença, com valor preditivo e ou confirmatório nas decisões. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a relevância da informação contábil está diretamente relacionada à sua capacidade de influenciar decisões. II - A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão ainda que alguns usuários decidam não a levar em consideração. Verdadeiro, essa afirmação também está correta. A relevância da informação não depende da decisão de todos os usuários em considerá-la; ela pode ser relevante para alguns, mesmo que outros não a utilizem. III - Para ser representação fidedigna, a realidade retratada deve ser completa e neutra, e estar livre de erro. Verdadeiro, essa afirmação está correta. A representação fidedigna deve refletir a realidade de forma completa, neutra e sem erros. Portanto, todas as afirmações (I, II e III) estão corretas. A alternativa correta é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual acontecimento histórico representou novo impulso ao desenvolvimento da contabilidade?
A revolução industrial.
O tratado de Paccioli.
A segunda guerra mundial.
A revolução francesa.
O marxismo.

(FGV - 2013 - SUDENE-PE - Contador) Assinale a alternativa que indica as contas que são classificadas como patrimoniais, integrais e em agentes consignatários concomitantemente.
Estoque, banco conta movimento e veículo.
Clientes, fornecedores e capital social.
Salários a pagar, reserva de lucros e caixa.
Empréstimos a receber, empréstimos a pagar e dividendos a pagar.
Receita, despesa com pessoal e custo de mercadorias vendidas.

Em relação as NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade), editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, que tem como propósito regulamentar a atividade contábil no Brasil para atender as práticas relacionadas a contabilidade, classificam-se em:
Profissional e Técnica.
Técnica e Conservadora.
Profissional e Prática.
Prática e Técnica.
Conservadora e Profissional.

Uma entidade cultiva florestas com o propósito de produzir matéria-prima para a indústria de celulose. As florestas são cortadas após 10 anos do cultivo. O contador da empresa reconheceu as florestas no ativo pelo custo envolvido em seu plantio. Contudo, ficou em dúvida sobre como ajustar o valor do ativo ao longo do crescimento da floresta, uma vez que não haveria novos eventos que motivassem o acréscimo do valor, exceto o crescimento das árvores. Resolveu consultar o jurídico da empresa, e os advogados disseram que a floresta apenas teria valor comercial aos 10 anos de idade. Até lá, não haveria esse valor. O contador optou por seguir o conselho e manteve o valor de registro inicial intacto.
Esta situação é exemplo de qual dos paradigmas aplicados para resolver questões contábeis?
Legal
Econômico
Ético
Fiscal
Comportamental

A doutrina personalista está fundamentada no inter-relacionamento entre economia, administração e contabilidade. Considerando essas características é INCORRETO afirmar que:
Define que o objeto de estudo da ciência contábil é o Patrimônio de uma entidade.
Refere-se ao estudo contábil, que compreende a aplicação da matemática aos fatos administrativos.
Refere-se ao estudo da organização interna da azienda.
Refere-se ao estudo da determinação das leis da azienda.
Surgiu em 1867, segundo ela toda entidade tem um proprietário que deve ser considerado no processo de escrituração.

Sobre as teorias normativa e positiva da Contabilidade, assinale a alternativa incorreta:
A teoria normativa volta-se para o desenvolvimento de práticas e normas contábeis que determinam como deve ser feito.
A teoria positiva busca explicar como a Contabilidade é, sem ideias preconcebidas.
A teoria positiva utiliza conceitos amplamente genéricos.
A teoria normativa apresenta pouca preocupação com os métodos de evidenciação empírica.
A teoria positiva teve início com o desenvolvimento de teorias econômicas de mercado no final da década de 1960.

A finalidade da Estrutura Conceitual é:
I Auxiliar o desenvolvimento das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) para que tenham base em conceitos consistentes;
II Auxiliar os responsáveis pela elaboração dos relatórios financeiros a desenvolver políticas contábeis consistentes na falta de pronunciamento específico sobre o tema ou quando o pronunciamento permitir uma escolha de política contábil;
III Auxiliar os usuários a entender e interpretar os pronunciamentos;
IV Auxiliar o desenvolvimento das Normas somente quando for acionada.
Somente a (I) e a (II) estão corretas.
Somente a (II) e a (IV) estão corretas.
Todas estão corretas.
Nenhuma está correta.
Somente a (I), (II) e a (III) estão corretas.

De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, as Características Qualitativas da informação Contábil-Financeira Util se dividem em Qualitativas Fundamentais e Qualitativas de Melhoria.
Considerando-se o exposto, é CORRETO afirmar que:
A Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Util.
A Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Util.
A Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Materialidade, a Relevância, a Representação Fidedigna, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil.
A Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas de Melhoria da Informação Contábil-Financeira Util.
A Materialidade, a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil.

De acordo com a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, reconhecimento é o processo que consiste na incorporação ao balanço patrimonial ou à demonstração do resultado de item que se enquadre na definição de elemento e que satisfaça os seguintes critérios de reconhecimento: a) for provável que algum benefício econômico futuro associado ao item flua para a entidade ou flua da entidade; b) o item tiver custo ou valor que possa ser mensurado com confiabilidade.
Com relação ao reconhecimento das despesas, de acordo com a conceituação acima, avalie as seguintes afirmacoes. É correto apenas o que se afirma em:
I - A despesa deve ser reconhecida na demonstração do resultado nos casos em que um passivo é incorrido sem o correspondente reconhecimento de ativo, como no caso de passivo decorrente de garantia de produto.
II - As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando resultarem em decréscimo nos benefícios econômicos futuros, que esteja relacionado com o decréscimo de um ativo ou o aumento de um passivo e possa ser mensurado com confiabilidade.
III - A despesa deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando o gasto produzir benefícios econômicos futuros ou quando os benefícios econômicos futuros não se qualificarem, ou deixarem de se qualificar, para reconhecimento no balanço patrimonial como ativo.
IV - As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado com base em procedimentos de alocação sistemática e racional, quando se espera que os benefícios econômicos sejam gerados ao longo de vários períodos contábeis e a associação com a correspondente receita somente possa ser feita de modo geral e indireto.
V - As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado com base na associação entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontação entre despesas e receitas (regime de competência), envolve o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem direta ou conjuntamente das mesmas transações ou de outros eventos.
I e III
I, II, IV e V
III, IV e V
II, III e V
I, II e IV

Mais conteúdos dessa disciplina