Logo Passei Direto
Buscar
Segundo tal Princípio, “a saúde é um direito de todos e é um dever do Poder Público a provisão de serviços e de ações que lhe garanta, colocando também o desafio de oferta de serviços e ações de saúde a todos que deles necessitem, enfatizando as ações preventivas e reduzindo o tratamento de agravos”. Trata-se do Princípio da:
A) Equidade.
B) Integralidade.
C) Universalidade.
D) Hierarquização.
E) Regionalização.
User badge image
ServicoSocializando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas com base no enunciado que fala sobre a saúde como um direito de todos e a responsabilidade do Poder Público em garantir serviços e ações de saúde, enfatizando a prevenção. A) Equidade - Refere-se à justiça na distribuição de recursos e serviços de saúde, mas não é o foco principal do enunciado. B) Integralidade - Diz respeito à oferta de um conjunto completo de ações e serviços de saúde, mas não aborda diretamente o direito universal. C) Universalidade - Este princípio afirma que a saúde é um direito de todos, e que o Estado deve garantir acesso a serviços de saúde para todos, o que se alinha perfeitamente com o enunciado. D) Hierarquização - Refere-se à organização dos serviços de saúde em níveis de complexidade, não é o foco do enunciado. E) Regionalização - Diz respeito à organização dos serviços de saúde em regiões, mas não aborda o direito universal à saúde. Diante da análise, a alternativa correta é: C) Universalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

NOÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA
O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) tem como competências, EXCETO:
A) Manter o acervo das bases de dados necessárias ao sistema de informações em saúde e aos sistemas internos de gestão institucional.
B) Assegurar aos gestores do SUS e órgãos congêneres o acesso aos serviços de informática e bases de dados, mantidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
C) Definir programas de cooperação técnica com entidades de pesquisa e ensino para prospecção e transferência de tecnologia e metodologia de informática em saúde, sob a coordenação do Secretário-Executivo.
D) Fomentar, regulamentar e avaliar as ações de informatização do SUS, direcionadas para a manutenção e desenvolvimento do sistema de informações em saúde e dos sistemas internos de gestão do Ministério.
E) Desenvolver, pesquisar e incorporar tecnologias de informática que possibilitem a implementação de sistemas e a disseminação de informações necessárias às ações de saúde, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Saúde.

Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação.
O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) mantém à disposição todos os SIS em uso no Brasil, sendo possível captar informações a respeito de, EXCETO:
A) Indicadores de Saúde.
B) Condições de trabalho e situação de emprego no Brasil.
C) Epidemiologia e morbidade (morbidade hospitalar do SUS, doenças de notificação, estado nutricional e demais agravos).
D) Assistência à Saúde (internação hospitalar, produção ambulatorial, imunização, saúde da família, vigilância alimentar e nutricional).
E) Rede Assistencial (informações do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde – CNES) Estatísticas Vitais (natalidade, mortalidade, câncer.

A Política Nacional de Vigilância em Saúde juntamente com a Política Nacional de Atenção Básica preconizam a integração entre as ações de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica como fator essencial para o atendimento das reais necessidades de saúde da população.
De acordo com o Art. 3º da Lei Federal nº 13.595/2018, são consideradas atribuições dos ACEs, EXCETO:
A) Registrar informações referentes às atividades executadas, de acordo com as normas do SUS.
B) Desenvolver ações de mobilização na comunidade relativas ao tratamento de doenças e agravos à saúde.
C) Cadastrar e atualizar a base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção e controle de doenças.
D) Realizar ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com os ACSs e as equipes de Atenção Básica.
E) Divulgar, entre a comunidade, informações sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção coletivas e individuais.

Mais conteúdos dessa disciplina