Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Os princípios da eficiência e da moralidade, que regem a atuação da Administração pública,
(A) admitem interpretação que sobreponha seu conteúdo e hierarquia ao de norma jurídica prevista em lei formal, dada sua capacidade de atualização e ajuste ao caso concreto.
(B) não são passíveis de serem objeto de controle por órgãos externos, dado seu conteúdo fluido e desprovido de elementos concretos e tutela formal em lei.
(C) se sobrepõem aos demais princípios administrativos explícitos e implícitos, em razão do conteúdo de interesse público transversal que expressam.
(D) não impedem o exercício do controle pelo Tribunal de Contas, ao qual também é dado inferir conteúdo de economicidade aos atos e contratos administrativos.
(E) afastam a possibilidade de controle judicial quando tiverem sido o fundamento da edição de atos e celebração de contratos administrativos.
User badge image
Questões para Estudantes

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação aos princípios da eficiência e da moralidade na Administração Pública: (A) admitem interpretação que sobreponha seu conteúdo e hierarquia ao de norma jurídica prevista em lei formal, dada sua capacidade de atualização e ajuste ao caso concreto. - Essa afirmação sugere que esses princípios podem se sobrepor a normas legais, o que não é uma interpretação comum. (B) não são passíveis de serem objeto de controle por órgãos externos, dado seu conteúdo fluido e desprovido de elementos concretos e tutela formal em lei. - Essa afirmação é incorreta, pois os princípios podem sim ser objeto de controle. (C) se sobrepõem aos demais princípios administrativos explícitos e implícitos, em razão do conteúdo de interesse público transversal que expressam. - Embora a eficiência e a moralidade sejam importantes, não se pode afirmar que se sobrepõem a todos os outros princípios. (D) não impedem o exercício do controle pelo Tribunal de Contas, ao qual também é dado inferir conteúdo de economicidade aos atos e contratos administrativos. - Essa alternativa é correta, pois os princípios de eficiência e moralidade não excluem a possibilidade de controle por parte do Tribunal de Contas. (E) afastam a possibilidade de controle judicial quando tiverem sido o fundamento da edição de atos e celebração de contratos administrativos. - Essa afirmação é incorreta, pois os princípios não afastam o controle judicial. Portanto, a alternativa correta é: (D) não impedem o exercício do controle pelo Tribunal de Contas, ao qual também é dado inferir conteúdo de economicidade aos atos e contratos administrativos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que corretamente apresenta os princípios constitucionais que balizam atividade administrativa:
a) Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
b) Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Oportunidade.
c) Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficácia.
d) Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Criteriosidade.

O princípio da publicidade impõe a regra de que todo ato administrativo deve ser publicado, exceto quando o sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
Certo
Errado

São princípios constitucionais da Administração Pública: legitimidade; pessoalidade; moralidade; e eficiência.
Certo
Errado

À Administração Pública é facultado fazer tudo o que a lei não proíbe.
Certo
Errado

A vedação ao nepotismo na Administração Pública é consequência dos princípios da impessoalidade e da moralidade.
Certo
Errado

No âmbito da Administração Pública, o princípio da publicidade é absoluto em virtude da supremacia do interesse público.
Certo
Errado

Assinale a alternativa que apresenta um princípio da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
(A) Iniciativa direta.
(B) Pessoalidade.
(C) Isonomia.
(D) Boa-fé.
(E) Eficiência.

A respeito dos princípios constitucionais do Direito Administrativo Brasileiro, analise as afirmativas a seguir:
I. Os princípios constitucionais aplicados à função administrativa estatal são considerados absolutos, estando inseridos em rol fechado desde a promulgação da Constituição Federal.
II. Não é possível que a lei revogue o princípio constitucional da eficiência.
III. O princípio da supremacia do interesse público e o princípio da legalidade estão implicitamente previstos na Constituição Federal.
a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
c) se apenas a afirmativa III estiver correta.
d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina