Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Conforme a Resolução CEE/AC nº 246/2019, o currículo do Ensino Médio, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, é composto pela formação geral básica e pelos itinerários formativos, constituindo sua proposta de ação educativa que integra os conhecimentos construídos e acumulados pela sociedade. No que concerne aos eixos estruturantes dos itinerários formativos, assinale a alternativa correta.

(A) O empreendedorismo supõe o uso e o aprofundamento do conhecimento científico na construção e criação de experimentos, modelos, protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam a demandas pela resolução de problemas identificados na sociedade.
(B) A investigação científica supõe o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas, e a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
(C) Os processos criativos supõem a mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade.
(D) A mediação e intervenção sociocultural supõe a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços inovadores com o uso das tecnologias.
(E) Os processos científicos supõem a mobilização de conhecimentos das áreas científicas e tecnológicas com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos, serviços, modelos e protótipos que atendam a demandas pela resolução de problemas identificados na sociedade relacionados à produção científica.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação aos eixos estruturantes dos itinerários formativos conforme a Resolução CEE/AC nº 246/2019. (A) O empreendedorismo supõe o uso e o aprofundamento do conhecimento científico na construção e criação de experimentos, modelos, protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam a demandas pela resolução de problemas identificados na sociedade. - Esta alternativa fala sobre empreendedorismo, mas não aborda diretamente os eixos estruturantes de forma abrangente. (B) A investigação científica supõe o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas, e a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. - Esta alternativa se alinha bem com a proposta de investigação científica e seu impacto na comunidade. (C) Os processos criativos supõem a mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade. - Embora aborde a criatividade e a mediação, não é tão específico quanto à proposta de formação. (D) A mediação e intervenção sociocultural supõe a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços inovadores com o uso das tecnologias. - Esta alternativa é interessante, mas foca mais em organizações do que nos eixos formativos. (E) Os processos científicos supõem a mobilização de conhecimentos das áreas científicas e tecnológicas com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos, serviços, modelos e protótipos que atendam a demandas pela resolução de problemas identificados na sociedade relacionados à produção científica. - Esta alternativa também é relevante, mas é mais específica em relação à produção científica. Após analisar as alternativas, a que melhor se alinha aos eixos estruturantes dos itinerários formativos, considerando a proposta de formação e a aplicação prática na sociedade, é a (B).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e com a gramática normativa, assinale a alternativa correta.

(A) O trecho: “[...] Não tínhamos nada contra eles: o velho, de bigodes brancos, era sério e cordial e às vezes até nos cumprimentava com deferência. [...]” pode ser reescrito da seguinte maneira sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “[...] Não tínhamos nada contra eles: o velho, de bigodes brancos, era sério e cordial e às vezes até nos cumprimentava com desdém. [...]”.
(B) O trecho: “[...] Havia umas que eram boazinhas, mas em conjunto as irmãs Teixeiras eram nossas inimigas, acho que principalmente as mais velhas e mais magras. [...]” deve ser reescrito da seguinte maneira para que não ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “[...] Haviam umas que eram boazinhas, mas em conjunto as irmãs Teixeiras eram nossas inimigas, acho que principalmente as mais velhas e mais magras. [...]”.
(C) O trecho: “[...] Jogávamos descalços, a rua era calçada de pedras irregulares (só muitos anos depois vieram os paralelepípedos, e eu me lembro que os achei feios, [...]” não pode ser reescrito da seguinte maneira, pois ocorre erro gramatical e prejuízo semântico: “[...] Jogávamos descalços, a rua era calçada de pedras irregulares (só muitos anos depois vieram os paralelepípedos, e eu me lembro de que os achei feios, [...]”.
(D) O trecho: “[...] mas, como eu ia dizendo, a gente dava tanta topada que todos tínhamos os pés escalavrados: [...]” deve ser reescrito da seguinte maneira para que não ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “[...] mas, como eu ia dizendo

Mais conteúdos dessa disciplina