Logo Passei Direto
Buscar

Leitura

Outros
A partir das informações do texto, conclui-se que:

a. A leitura é a única e mais importante fonte de lazer, entretenimento e aquisição de informações, é por meio dela que o ser humano se aperfeiçoa culturalmente, ao conceber e compreender o mundo em que está inserido.
b. O livro é visto como suporte básico para proporcionar as mais variadas formas de leitura, e um instrumento de mediação entre o mundo fantástico e mágico e a construção do saber, entendido aqui como a apreensão e discussão do mundo e da realidade.
c. A leitura pode se valer das vivências e experiências de mundo da criança, apresentando a ela significados e sentidos que contribuem para a construção de si e do mundo, a partir de uma perspectiva de interação entre o lúdico e o real. O aspecto lúdico da literatura é que vai atrair o leitor e lhe dar prazer para a fruição do texto.
d. A leitura deve ser entendida como processo de interpretação efetiva do uso das letras, códigos, símbolos, números, compreendendo seus possíveis significados, bem como valorizando o mundo lúdico da criança.
e. A linguagem é que faz a mediação entre a criança e o mundo, de forma que, por meio da leitura, a criança desenvolve domínios linguísticos, e o mundo lúdico da leitura é que faz a criança se interessar pela leitura.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que pode ser concluído a partir das informações do texto. a) A leitura é a única e mais importante fonte de lazer, entretenimento e aquisição de informações... - Esta afirmação é muito absoluta, pois a leitura não é a única fonte de lazer e entretenimento. b) O livro é visto como suporte básico para proporcionar as mais variadas formas de leitura... - Esta opção parece mais equilibrada e reconhece o papel do livro na mediação do conhecimento. c) A leitura pode se valer das vivências e experiências de mundo da criança... - Esta alternativa destaca a importância da interação entre o lúdico e o real, o que é relevante, mas não é uma conclusão direta. d) A leitura deve ser entendida como processo de interpretação efetiva... - Esta opção fala sobre a interpretação, mas não aborda diretamente a relação com o mundo lúdico. e) A linguagem é que faz a mediação entre a criança e o mundo... - Esta alternativa enfatiza o papel da linguagem e o interesse da criança pela leitura, o que é importante, mas não é uma conclusão direta. Após analisar as opções, a alternativa que parece mais completa e que pode ser uma conclusão válida a partir do texto é a b) O livro é visto como suporte básico para proporcionar as mais variadas formas de leitura, e um instrumento de mediação entre o mundo fantástico e mágico e a construção do saber, entendido aqui como a apreensão e discussão do mundo e da realidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa CORRETA:

a. Que a leitura do adulto é diferente da leitura que a criança realiza, pois a leitura ocorre de formas diferentes a partir da sua finalidade e interpretação, sendo necessário que a leitura ocorra de formas separadas do mundo do adulto.
b. Que o educador tenha consciência de seu papel na promoção da leitura ao aluno, sendo fundamental que apresente ao sujeito a variedade e diversidade de leitura, com intuito de estabelecer uma relação com a prática social do aprendiz, proporcionando, assim, efetivamente uma interação textual com o seu próprio âmbito sociocultural.
c. Leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto, bem como com o autor, por trazer suas experiências de mundo para leitura. Essa interação se dá por meio de um diálogo de entendimento e construção de sentidos, quebrando os paradigmas que existe uma única interpretação textual.
d. Que o leitor que é conhecedor do processo de leitura, tem a consciência que a leitura não se resulta em apenas decodificar as palavras, por ter a capacidade de compreender e antecipar sentidos para leitura.
e. As diferentes situações influenciam na interpretação do texto, e que as crianças não interpretam da mesma maneira um texto lido por elas e um lido pela professora, bem como não interpretam de forma semelhante um texto que é lido por várias pessoas simultaneamente, por realizarem várias antecipações e análise prévias a leitura.