Logo Passei Direto
Buscar
Com a Globalização em curso, a educação passa a ser ainda mais desafiadora e no século XXI, temos um novo desafio que é: “alfabetizar letrando”. A esse respeito podemos afirmar que:

1. Com o processo de globalização e desenvolvimento tecnológico, vivenciamos uma perspectiva de “alfabetizar letrando” que se difere de uma perspectiva digital que dialogue com as TCIs.
2. O aluno da EJA se distingue dos demais, sendo desprendidos das TICs, ou seja, para esses é indiferente o uso de computadores, internet e celulares atrelado a educação.
3. Com o advento das TICs na EJA superamos o “analfabetismo digital”, já que todos os estudantes vivenciam a tecnologia no dia a dia.
4. Em um mundo tecnológico e digital não se faz necessário que contribuamos para que os alunos da EJA sejam incluídos, efetivamente, neste contexto, visto que a interatividade é garantida a priori.
5. Como vivenciamos uma sociedade digital é imprescindível que possamos qualificar os professores para atuarem em uma lógica condizente com a atualidade e as TCIs.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A afirmação sobre "alfabetizar letrando" no contexto da globalização e das TICs é bastante relevante. Vamos analisar cada ponto: 1. Correto: A alfabetização letrada deve incluir a capacidade de interagir com as tecnologias de comunicação e informação (TCIs), que são essenciais na sociedade atual. 2. Incorreto: Os alunos da EJA não são necessariamente desprendidos das TICs. Muitos têm acesso e utilizam tecnologias, embora possam ter diferentes níveis de familiaridade. 3. Parcialmente correto: Embora a inclusão das TICs na EJA ajude a superar o analfabetismo digital, nem todos os estudantes têm a mesma vivência ou acesso à tecnologia. 4. Incorreto: É fundamental promover a inclusão digital dos alunos da EJA, pois a interatividade não é garantida apenas pela presença de tecnologia, mas sim pelo uso efetivo e consciente dela. 5. Correto: A qualificação dos professores é essencial para que possam integrar as TICs de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem, preparando os alunos para a realidade digital. Portanto, a discussão sobre alfabetização letrada deve considerar a inclusão digital e a formação de educadores para que todos os alunos, incluindo os da EJA, possam se beneficiar das tecnologias disponíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando tratamos da EJA não podemos deixar de mencionar as contribuições de Paulo Freire para com o processo de ensino-aprendizagem desses indivíduos que compõem essa modalidade. A esse respeito assinale a alternativa FALSA:


1. O educador e estudioso realizou uma crítica à concepção mecanicista da alfabetização.
2. Paulo Freire destacou um trabalho que valorizava apenas os aspectos ligados à codificação e decodificação da língua portuguesa, enfocando no currículo formal.
3. O educador valorizava a alfabetização contextualizada com o cotidiano dos educandos e a partir processos de produção e compreensão.
4. Paulo Freire destacou que a alfabetização deve ser um instrumento que permita analfabetos a terem acesso e consciência dos seus direitos políticos, sociais e econômicos.
5. O educador tratava de uma educação libertária, onde a alfabetização dialogasse com o currículo formal e o currículo oculto, enfatizando também aspectos do cotidiano dos jovens e adultos.

No começo do século XXI, em 2000, surge as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as ações que reafirmam a exigência do direito à educação escolar para jovens e adultos:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
As Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os parâmetros Curriculares para Educação de Jovens e Adultos.
Diretrizes Curriculares para Educação Infantil e Ensino Médio.

Leia o extrato textual abaixo, preencha respectivamente as lacunas de acordo com as alternativas e assinale a correspondente: está para de codificar decodificar, visando também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem. já se quando ou um grupo adquire um estado ou condição como consequência de terse apropriado da escrita (SOARES, 2011). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:


A. A alfabetização; a concepção mecanicista.
B. Currículo oculto; currículo formal.
C. Letramento; a concepção mecanicista.
D. A o currículo oculto.
E. A o letramento.

Mais conteúdos dessa disciplina