Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
13. (VUNESP) Um professor de física propôs aos seus alunos que idealizassem uma experiência relativa ao fenômeno luminoso. Pediu para que eles se imaginassem numa sala completamente escura, sem qualquer material em suspensão no ar e cujas paredes foram pintadas com uma tinta preta ideal, capaz de absorver toda a luz que incidisse sobre ela. Em uma das paredes da sala, os alunos deveriam imaginar uma fonte de luz emitindo um único raio de luz branca que incidisse obliquamente em um extenso espelho plano ideal, capaz de refletir toda a luz nele incidente, fixado na parede oposta àquela na qual o estudante estaria encostado (observe a figura). Se tal experiência pudesse ser realizada nas condições ideais propostas pelo professor, o estudante dentro da sala

a) enxergaria somente o raio de luz.
b) enxergaria somente a fonte de luz.
c) não enxergaria nem o espelho, nem o raio de luz.
d) enxergaria somente o espelho em toda sua extensão.
e) enxergaria o espelho em toda sua extensão e também o raio de luz.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar a situação proposta: 1. A sala é completamente escura e as paredes absorvem toda a luz, ou seja, não há reflexão ou dispersão de luz nas paredes. 2. Há uma fonte de luz que emite um único raio de luz branca. 3. Esse raio de luz incide obliquamente em um espelho plano ideal, que reflete toda a luz que nele incide. Agora, considerando a posição do estudante na sala: - O estudante não pode ver as paredes, pois elas absorvem toda a luz. - O estudante não pode ver a fonte de luz diretamente, pois a luz não se propaga em linha reta até ele, já que ele está encostado na parede oposta. - O estudante verá o raio de luz refletido no espelho, mas não poderá ver o espelho em si, pois ele não está iluminado diretamente. Dessa forma, a única coisa que o estudante enxergaria seria o raio de luz refletido no espelho, mas não o espelho em si. Portanto, a alternativa correta é: c) não enxergaria nem o espelho, nem o raio de luz.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Num dia sem nuvens, ao meio-dia, a sombra projetada no chão por uma esfera de 1,0cm de diâmetro é bem nítida se ela estiver a 10cm do chão. Entretanto, se a esfera estiver a 200cm do chão, sua sombra é muito pouco nítida. Pode-se afirmar que a causa principal do efeito observado é que:

a) o Sol é uma fonte extensa de luz;
b) o índice de refração do ar depende da temperatura;
c) a luz é um fenômeno ondulatório;
d) a luz do Sol contém diferentes cores;
e) a difusão da luz no ar 'borra' a sombra.

Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:


a) norte/sul.
b) sul/norte.
c) leste/oeste.
d) oeste/leste.
e) oeste/oeste.

A(s) afirmação(ões) verdadeira(s) é (são)


a) apenas I e II
b) apenas I e III
c) I, II e III
d) apenas II
e) apenas III

Mais conteúdos dessa disciplina