Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
2. (ENEM) SEU OLHAR (Gilberto Gil, 1984) Na eternidade Eu quisera ter Tantos anos-luz Quantos fosse precisar Pra cruzar o túnel Do tempo do seu olhar. Gilberto Gil usa na letra da música a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a

a) tempo.
b) aceleração.
c) distância.
d) velocidade.
e) luminosidade.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Na Física, um ano-luz é uma unidade de medida que representa a distância que a luz percorre em um ano. Portanto, a palavra "anos-luz" na letra da música de Gilberto Gil, embora usada de forma poética, remete a uma medida de distância. Analisando as alternativas: a) tempo - Não é correto, pois um ano-luz não mede tempo. b) aceleração - Também não é correto, pois não se relaciona com aceleração. c) distância - Correto, pois um ano-luz é uma medida de distância. d) velocidade - Não é correto, pois a velocidade da luz é uma constante, mas o ano-luz em si é uma medida de distância. e) luminosidade - Não é correto, pois não se refere a luminosidade. Portanto, a alternativa correta é: c) distância.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Num dia sem nuvens, ao meio-dia, a sombra projetada no chão por uma esfera de 1,0cm de diâmetro é bem nítida se ela estiver a 10cm do chão. Entretanto, se a esfera estiver a 200cm do chão, sua sombra é muito pouco nítida. Pode-se afirmar que a causa principal do efeito observado é que:

a) o Sol é uma fonte extensa de luz;
b) o índice de refração do ar depende da temperatura;
c) a luz é um fenômeno ondulatório;
d) a luz do Sol contém diferentes cores;
e) a difusão da luz no ar 'borra' a sombra.

Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:


a) norte/sul.
b) sul/norte.
c) leste/oeste.
d) oeste/leste.
e) oeste/oeste.

A(s) afirmação(ões) verdadeira(s) é (são)


a) apenas I e II
b) apenas I e III
c) I, II e III
d) apenas II
e) apenas III

Mais conteúdos dessa disciplina