Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da validade do ato administrativo e sua extinção, identifique qual das assertivas abaixo está correta: a) O ato administrativo eivado de ilegalidade pode, excepcionalmente, gerar efeitos jurídicos, desde que haja a possibilidade de se declarar sua posterior convalidação. b) O ato administrativo eivado de ilegalidade não pode gerar efeitos jurídicos, sendo nulo em todos os casos. c) O ato administrativo, se praticado por autoridade incompetente, é passível de convalidação independentemente do interesse público envolvido. d) O ato administrativo nulo não poderá gerar efeitos jurídicos sob nenhuma hipótese, mesmo com a convalidação. e) O ato administrativo viciado de forma leve deve ser revogado, não podendo ser convalidado.

a) O ato administrativo eivado de ilegalidade pode, excepcionalmente, gerar efeitos jurídicos, desde que haja a possibilidade de se declarar sua posterior convalidação.
b) O ato administrativo eivado de ilegalidade não pode gerar efeitos jurídicos, sendo nulo em todos os casos.
c) O ato administrativo, se praticado por autoridade incompetente, é passível de convalidação independentemente do interesse público envolvido.
d) O ato administrativo nulo não poderá gerar efeitos jurídicos sob nenhuma hipótese, mesmo com a convalidação.
e) O ato administrativo viciado de forma leve deve ser revogado, não podendo ser convalidado.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) O ato administrativo eivado de ilegalidade pode, excepcionalmente, gerar efeitos jurídicos, desde que haja a possibilidade de se declarar sua posterior convalidação. - Esta assertiva está correta, pois atos administrativos com vícios podem ser convalidados, gerando efeitos jurídicos até que sejam anulados. b) O ato administrativo eivado de ilegalidade não pode gerar efeitos jurídicos, sendo nulo em todos os casos. - Esta assertiva é incorreta, pois atos com vícios podem gerar efeitos até que sejam declarados nulos. c) O ato administrativo, se praticado por autoridade incompetente, é passível de convalidação independentemente do interesse público envolvido. - Esta assertiva é incorreta, pois a incompetência não pode ser convalidada se houver prejuízo ao interesse público. d) O ato administrativo nulo não poderá gerar efeitos jurídicos sob nenhuma hipótese, mesmo com a convalidação. - Esta assertiva é correta, pois atos nulos não podem ser convalidados. e) O ato administrativo viciado de forma leve deve ser revogado, não podendo ser convalidado. - Esta assertiva é incorreta, pois atos com vícios leves podem ser convalidados. Após a análise, a alternativa correta é a) O ato administrativo eivado de ilegalidade pode, excepcionalmente, gerar efeitos jurídicos, desde que haja a possibilidade de se declarar sua posterior convalidação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o objeto de tutela pretendido em cada um dos seguintes espécies de recursos administrativos, relacione-os abaixo: 1. Representação 2. Reclamação 3. Pedido de reconsideração 4. Revisão ( ) As pessoas que provem vínculo direto com a conduta de um agente ou de decisão administrativa que violou direito seu podem usar deste recurso. ( ) Recurso apresentado à mesma autoridade emissora do ato impugnado, em virtude de lesão de interesse ou direito do recorrente. Seu conteúdo pode conter pedido de revisão relativo à legalidade ou à questão de mérito. ( ) Através deste instrumento pode-se denunciar ilegalidade, abuso de poder, desvio de finalidade e demais formas de condutas ilícitas de agentes públicos. Não é necessário que o recorrente tenha sido diretamente prejudicado, pois o objeto deste recurso é impedir a lesão do interesse coletivo. ( ) Visa a reapreciação de matéria decidida em um processo administrativo. Ocorre com alguma frequência em relação aos próprios agentes públicos, inclusive quanto aos processos disciplinares. A sequência correta de preenchimento é:

Resposta Correta – 2, 3, 1, 4

Mais conteúdos dessa disciplina