Logo Passei Direto
Buscar
Pedro, servidor público aposentado, foi contratado pela administração pública, temporariamente, para a realização de um serviço técnico. A contratação de Pedro pelo ente público é:

(A) ilegal, pelo fato que ele já foi servidor público.
(B) ilegal, pelo fato que é trabalhador aposentado.
(C) ilegal, pelo fato que é trabalhador aposentado do serviço público.
(D) ilegal, pelo fato há impedimento de acumulação de proventos de aposentadoria com remuneração de cargo ou emprego público efetivo.
(E) legal, pelo fato que é aposentado do serviço público e não há impedimento de acumulação de proventos de aposentadoria com remuneração de cargo ou emprego público efetivo.
User badge image
AdmComigo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar a situação apresentada, precisamos considerar a legislação que rege a contratação de servidores públicos e aposentados. A contratação de um servidor público aposentado pode ser legal ou ilegal dependendo das circunstâncias e da legislação vigente. No caso de Pedro, que é um servidor público aposentado, a questão central é se ele pode ser contratado temporariamente para um serviço técnico sem infringir a lei. Vamos analisar as alternativas: (A) ilegal, pelo fato que ele já foi servidor público. - Não é necessariamente ilegal ser um ex-servidor público. (B) ilegal, pelo fato que é trabalhador aposentado. - A aposentadoria por si só não torna a contratação ilegal. (C) ilegal, pelo fato que é trabalhador aposentado do serviço público. - Novamente, a aposentadoria não é um impedimento. (D) ilegal, pelo fato há impedimento de acumulação de proventos de aposentadoria com remuneração de cargo ou emprego público efetivo. - Esta alternativa é a mais correta, pois a legislação proíbe a acumulação de proventos de aposentadoria com remuneração de cargo efetivo. (E) legal, pelo fato que é aposentado do serviço público e não há impedimento de acumulação de proventos de aposentadoria com remuneração de cargo ou emprego público efetivo. - Esta alternativa é incorreta, pois há sim um impedimento. Portanto, a alternativa correta é: (D) ilegal, pelo fato há impedimento de acumulação de proventos de aposentadoria com remuneração de cargo ou emprego público efetivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina