Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

a) Se o casal formado por I.1 e I.2 tiver outro filho, a chance de ele ser normal é maior do que a de ele ser doente.
b) Nos indivíduos normais, a proteína traduzida por esse gene não é produzida.
c) O alelo para a doença é recessivo e está presente em todas as gerações.
d) A normalidade do indivíduo IV.1 indica que esse gene tem penetrância reduzida.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder corretamente a essa questão, precisamos analisar cada uma das alternativas com base nos princípios da genética, especialmente em relação a doenças genéticas e herança. a) Se o casal formado por I.1 e I.2 tiver outro filho, a chance de ele ser normal é maior do que a de ele ser doente. - Essa afirmação pode ser verdadeira ou falsa dependendo do contexto genético do casal, mas geralmente, se ambos os pais são portadores de um alelo recessivo, a chance de ter um filho normal é de 75%. b) Nos indivíduos normais, a proteína traduzida por esse gene não é produzida. - Isso não é necessariamente verdade, pois indivíduos normais podem produzir a proteína se não forem portadores do alelo recessivo. c) O alelo para a doença é recessivo e está presente em todas as gerações. - Um alelo recessivo não precisa estar presente em todas as gerações, pois pode pular gerações. d) A normalidade do indivíduo IV.1 indica que esse gene tem penetrância reduzida. - Essa afirmação pode ser verdadeira, pois a penetrância reduzida significa que nem todos os indivíduos que possuem o alelo para a doença manifestam a condição. Analisando as alternativas, a mais correta parece ser a d), pois a normalidade do indivíduo IV.1 pode realmente sugerir que o gene tem uma penetrância reduzida, indicando que nem todos os portadores do alelo manifestam a doença. Portanto, a alternativa correta é: d) A normalidade do indivíduo IV.1 indica que esse gene tem penetrância reduzida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Drosophila melanogaster, conhecida como mosca de frutos, é um inseto diploide e possui 8 cromossomos. Considerando que no par 1 ocorrem os genes responsáveis pela cor do corpo e no par 4, os genes responsáveis pelo tipo de asa, o cruzamento de duas moscas duplo-heterozigóticas para essas características produziu 180 descendentes. Desses, o número esperado de moscas homozigóticas para, pelo menos, um dos pares de gene, será


a) 3.
b) 36.
c) 45.
d) 90.
e) 135.

Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres, do qual foram geradas 288 moscas. Dessas, qual é a quantidade esperada de moscas que apresentam o mesmo fenótipo dos indivíduos parentais?


a) 288
b) 162
c) 108
d) 72
e) 54

Considerando-se as informações desse heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

a) os indivíduos normais, em todas as gerações, são homozigotos.
b) a ocorrência do tumor é uma característica autossômica.
c) o próximo filho do casal II.1 x II.2 será normal.
d) a probabilidade de o indivíduo III.2 ser heterozigoto é de dois terços.

Considere um indivíduo heterozigoto para três genes. Os alelos dominantes A e B estão no mesmo cromossomo. O gene C tem segregação independente dos outros dois genes. Se não houver crossing-over durante a meiose, a frequência esperada de gametas com genótipo abc produzidos por esse indivíduo é de:

a) 1/2.
b) 1/4.
c) 1/6.
d) 1/8.

Na espécie humana, observa-se uma caraterística que é expressa por ação de dois pares de genes, com segregação independente (Ss e Tt). Os indivíduos com a característica dominante possuem, pelo menos, um alelo S e um T, os demais são recessivos, anômalos. Considerando-se essa informação, é correto afirmar que a probabilidade de nascer um indivíduo anômalo do cruzamento de um casal SsTt x SStt é

a) zero
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%

Mais conteúdos dessa disciplina