Ed
há 12 meses
Vamos analisar cada uma das alternativas sobre os maracatus: A) Registrado como Patrimônio Histórico Material, os maracatus são parte da arquitetura nordestina. - Esta afirmação não está correta, pois os maracatus são manifestações culturais e não se referem à arquitetura. B) As igrejas históricas do Piauí possuem canções de origem europeia reconhecidas como maracatus. - Essa afirmação não é precisa, já que os maracatus têm raízes africanas e não são canções de origem europeia. C) Os maracatus correspondem a manifestações culturais percussivas que integram os xangôs. - Embora os maracatus tenham elementos de religiosidade afro-brasileira, a afirmação não é totalmente correta, pois não se limitam apenas aos xangôs. D) As festas maracatus são conhecidas pelo hibridismo cultural afro-cubano com influências católicas. - Essa afirmação é confusa, pois os maracatus têm mais a ver com a cultura afro-brasileira do que com influências afro-cubanas. E) O carnaval nordestino é marcado por danças, maracatus e músicas que integram os ritos populares. - Esta afirmação é correta, pois os maracatus são uma parte importante das festividades de carnaval no Nordeste, integrando danças e músicas que refletem a cultura popular. Portanto, a alternativa correta é: E) O carnaval nordestino é marcado por danças, maracatus e músicas que integram os ritos populares.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Mais perguntas desse material
Considerando a passagem de texto e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2 de Religiosidades na América Latina, sobre a religião dos Tupinambá, assinale a alternativa correta.
ASegundo criam os Tupinambás, Aricoute era a divindade que restaurou a terra através da chuva.BOs cristãos identificavam Maire-Pochy como um equivalente ao Cristo dos Tupinambás.COs Tupinambás criam que as rivalidades entre Sumé e Mair-Munhã foram a causa do dilúvio.DOs Tupi-Guarani criam em um ser criador de tudo, que lhes anunciou a cultura da mandioca.EA divindade Tupã era cultuada pelos Tupinambás como o representante da fertilidade.